Uma abordagem contextualizada da matemática na engenharia: as potencialidades das perguntas dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15615 |
Resumo: | Neste trabalho, tem-se por objetivo apresentar os resultados de dois dos três encontros remotos de uma intervenção na qual noções relacionadas às funções reais de uma variável real foram abordadas por meio de um problema no contexto do estudo da curva característica de um diodo semicondutor, elaborado e implementado de acordo com os preceitos teóricos e metodológicos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Por meio de dados obtidos da gravação em áudio e vídeo dos encontros, dos quais participaram, voluntariamente, sete estudantes ingressantes de um curso de Engenharia, com interesse na habilitação Controle e Automação, direcionou-se a atenção à comunicação estabelecida entre os pesquisadores e os sujeitos, no que se refere aos tipos de questionamentos feitos pelos pesquisadores, às respostas dadas pelos estudantes e aos aspectos por elas revelados. Atentou-se a aspectos relativos à transposição de conhecimentos da Matemática para um campo de aplicação e à mobilização de competências matemáticas e competências gerais que constituem a base epistemológica da Engenharia. Entre os resultados, observa-se que as questões norteadoras e as subquestões delas advindas, propostas pelos pesquisadores, possibilitaram concluir que as competências de manusear símbolos, representar entidades matemáticas e comunicar-se em, com e sobre a Matemática precisariam ser mais bem desenvolvidas pelos sujeitos. No que se refere às competências gerais que constituem a base epistemológica da Engenharia, nota-se que a habilidade para realizar pesquisas na literatura e usar bases de dados e outras fontes de informação deve ser mais bem explorada, assim como o trabalho com situações que requerem avaliação crítica do que é dado para elaborar conclusões. A dificuldade cognitiva mais perceptível relacionada ao objeto matemático função foi trabalhar, de maneira articulada, com as diferentes representações de uma função. Em termos de obstáculos epistemológicos destaca-se o de considerar a ordem das variáveis em uma função como irrelevante. Em relação à transposição de saberes matemáticos para seus campos de aplicação, evidencia-se que os estudantes participantes enfrentam dificuldades em trabalhar com a simbologia relacionada às funções, as quais são provenientes, entre outras causas, do fato de haver mais do que duas grandezas envolvidas na expressão algébrica com a qual se estava operando. Por fim, destaca-se que, na percepção dos sujeitos, vivenciar o processo de resolução do problema proposto oportunizou que ampliassem suas visões quanto à necessidade de exercitar a aplicação da Matemática na resolução de problemas reais e que compreendessem de outras formas os conceitos desta ciência e da Física. |
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