Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré Neto, Luiz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Medeiros, Karla Samantha Cavalcanti de, Venâncio Bezerra, Rayssa Nayara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605
Resumo: A pesquisa analisou conteúdos relativos à Microbiologia contemplados em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Biologia considerando a importância deste recurso na Educação Básica e a necessidade de se explorar os conhecimentos da área abordada sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção do assunto de Microbiologia em LD, seguida pelo estabelecimento de critérios para análise qualitativa das obras, baseando-se no Guia Nacional do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e na confecção de uma tabela de pontuação atribuída aos critérios analisados. Percebeu-se que a maioria dos livros abordou a Microbiologia de forma moderada ou satisfatória, apesar de um dos LD de Ciências não fazer qualquer referência ao tema.
id UTFPR-7_0ccb5b430dec207f8e2947f777d1c975
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14605
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimentoEnsino/Ensino-AprendizagemEnsino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências.A pesquisa analisou conteúdos relativos à Microbiologia contemplados em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Biologia considerando a importância deste recurso na Educação Básica e a necessidade de se explorar os conhecimentos da área abordada sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção do assunto de Microbiologia em LD, seguida pelo estabelecimento de critérios para análise qualitativa das obras, baseando-se no Guia Nacional do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e na confecção de uma tabela de pontuação atribuída aos critérios analisados. Percebeu-se que a maioria dos livros abordou a Microbiologia de forma moderada ou satisfatória, apesar de um dos LD de Ciências não fazer qualquer referência ao tema.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sodré Neto, LuizMedeiros, Karla Samantha Cavalcanti deVenâncio Bezerra, Rayssa Nayara2023-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1460510.3895/rbect.v16n1.14605Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14605Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
title Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
spellingShingle Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
Sodré Neto, Luiz
Ensino/Ensino-Aprendizagem
Ensino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências.
title_short Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
title_full Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
title_fullStr Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
title_full_unstemmed Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
title_sort Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
author Sodré Neto, Luiz
author_facet Sodré Neto, Luiz
Medeiros, Karla Samantha Cavalcanti de
Venâncio Bezerra, Rayssa Nayara
author_role author
author2 Medeiros, Karla Samantha Cavalcanti de
Venâncio Bezerra, Rayssa Nayara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré Neto, Luiz
Medeiros, Karla Samantha Cavalcanti de
Venâncio Bezerra, Rayssa Nayara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino/Ensino-Aprendizagem
Ensino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências.
topic Ensino/Ensino-Aprendizagem
Ensino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências.
description A pesquisa analisou conteúdos relativos à Microbiologia contemplados em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Biologia considerando a importância deste recurso na Educação Básica e a necessidade de se explorar os conhecimentos da área abordada sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção do assunto de Microbiologia em LD, seguida pelo estabelecimento de critérios para análise qualitativa das obras, baseando-se no Guia Nacional do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e na confecção de uma tabela de pontuação atribuída aos critérios analisados. Percebeu-se que a maioria dos livros abordou a Microbiologia de forma moderada ou satisfatória, apesar de um dos LD de Ciências não fazer qualquer referência ao tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605
10.3895/rbect.v16n1.14605
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14605
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789926055936