Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605 |
Resumo: | A pesquisa analisou conteúdos relativos à Microbiologia contemplados em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Biologia considerando a importância deste recurso na Educação Básica e a necessidade de se explorar os conhecimentos da área abordada sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção do assunto de Microbiologia em LD, seguida pelo estabelecimento de critérios para análise qualitativa das obras, baseando-se no Guia Nacional do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e na confecção de uma tabela de pontuação atribuída aos critérios analisados. Percebeu-se que a maioria dos livros abordou a Microbiologia de forma moderada ou satisfatória, apesar de um dos LD de Ciências não fazer qualquer referência ao tema. |
id |
UTFPR-7_0ccb5b430dec207f8e2947f777d1c975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14605 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimentoEnsino/Ensino-AprendizagemEnsino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências.A pesquisa analisou conteúdos relativos à Microbiologia contemplados em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Biologia considerando a importância deste recurso na Educação Básica e a necessidade de se explorar os conhecimentos da área abordada sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção do assunto de Microbiologia em LD, seguida pelo estabelecimento de critérios para análise qualitativa das obras, baseando-se no Guia Nacional do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e na confecção de uma tabela de pontuação atribuída aos critérios analisados. Percebeu-se que a maioria dos livros abordou a Microbiologia de forma moderada ou satisfatória, apesar de um dos LD de Ciências não fazer qualquer referência ao tema.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sodré Neto, LuizMedeiros, Karla Samantha Cavalcanti deVenâncio Bezerra, Rayssa Nayara2023-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1460510.3895/rbect.v16n1.14605Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14605Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento |
title |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento |
spellingShingle |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento Sodré Neto, Luiz Ensino/Ensino-Aprendizagem Ensino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências. |
title_short |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento |
title_full |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento |
title_fullStr |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento |
title_sort |
Microbiologia em livros didáticos de ciências e biologia: abordagem CTS e aplicabilidade do conhecimento |
author |
Sodré Neto, Luiz |
author_facet |
Sodré Neto, Luiz Medeiros, Karla Samantha Cavalcanti de Venâncio Bezerra, Rayssa Nayara |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Karla Samantha Cavalcanti de Venâncio Bezerra, Rayssa Nayara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sodré Neto, Luiz Medeiros, Karla Samantha Cavalcanti de Venâncio Bezerra, Rayssa Nayara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino/Ensino-Aprendizagem Ensino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências. |
topic |
Ensino/Ensino-Aprendizagem Ensino de Microbiologia; Ensino de Ciências e Biologia; Educação em Ciências. |
description |
A pesquisa analisou conteúdos relativos à Microbiologia contemplados em Livros Didáticos (LD) de Ciências e Biologia considerando a importância deste recurso na Educação Básica e a necessidade de se explorar os conhecimentos da área abordada sob a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa foi desenvolvida a partir da seleção do assunto de Microbiologia em LD, seguida pelo estabelecimento de critérios para análise qualitativa das obras, baseando-se no Guia Nacional do Livro Didático do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e na confecção de uma tabela de pontuação atribuída aos critérios analisados. Percebeu-se que a maioria dos livros abordou a Microbiologia de forma moderada ou satisfatória, apesar de um dos LD de Ciências não fazer qualquer referência ao tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605 10.3895/rbect.v16n1.14605 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v16n1.14605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14605/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789926055936 |