Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neto, Agostinho Serrano de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5714
Resumo: Como ocorre a integração entre os conceitos físicos lecionados em aulas “teóricas” de física e a sua subsequente utilização em experimentos em laboratório didáticos, em cursos de Licenciatura em Física a distância no País? Para responder a esta pergunta, realizamos entrevistas com um total de vinte oito estudantes (e analisamos as características dessas salas virtuais) que participaram dessas disciplinas em algumas instituições do país, avaliando detalhadamente dez deles em uma abordagem qualitativa. Nosso objetivo é investigar os tipos de mediação utilizadas pelo curso, de forma curricular, e as utilizadas espontaneamente pelos estudantes, de forma extracurricular. Nossa pesquisa revela que as duas formas de mediação mais importantes para a integração do conhecimento “teórico” e “experimental” são a mediação social das videoaulas de outros professores, bem como a mediação hipercultural de simulações computacionais disponíveis na rede, permitindo aos estudantes revisitarem tanto as aulas teóricas como as experimentais para um melhor aprendizado.
id UTFPR-7_153e2f75ddf42b23753d043900cbe2d0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5714
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicosFísicaLaboratório Didático; Licenciatura em Física; Aulas Experimentais;Como ocorre a integração entre os conceitos físicos lecionados em aulas “teóricas” de física e a sua subsequente utilização em experimentos em laboratório didáticos, em cursos de Licenciatura em Física a distância no País? Para responder a esta pergunta, realizamos entrevistas com um total de vinte oito estudantes (e analisamos as características dessas salas virtuais) que participaram dessas disciplinas em algumas instituições do país, avaliando detalhadamente dez deles em uma abordagem qualitativa. Nosso objetivo é investigar os tipos de mediação utilizadas pelo curso, de forma curricular, e as utilizadas espontaneamente pelos estudantes, de forma extracurricular. Nossa pesquisa revela que as duas formas de mediação mais importantes para a integração do conhecimento “teórico” e “experimental” são a mediação social das videoaulas de outros professores, bem como a mediação hipercultural de simulações computacionais disponíveis na rede, permitindo aos estudantes revisitarem tanto as aulas teóricas como as experimentais para um melhor aprendizado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Veloso, Maria Sônia Silva de OliveiraNeto, Agostinho Serrano de Andrade2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/571410.3895/rbect.v10n1.5714Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5714/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5714Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
title Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
spellingShingle Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Física
Laboratório Didático; Licenciatura em Física; Aulas Experimentais;
title_short Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
title_full Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
title_fullStr Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
title_full_unstemmed Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
title_sort Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
author Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
author_facet Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Neto, Agostinho Serrano de Andrade
author_role author
author2 Neto, Agostinho Serrano de Andrade
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Maria Sônia Silva de Oliveira
Neto, Agostinho Serrano de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Laboratório Didático; Licenciatura em Física; Aulas Experimentais;
topic Física
Laboratório Didático; Licenciatura em Física; Aulas Experimentais;
description Como ocorre a integração entre os conceitos físicos lecionados em aulas “teóricas” de física e a sua subsequente utilização em experimentos em laboratório didáticos, em cursos de Licenciatura em Física a distância no País? Para responder a esta pergunta, realizamos entrevistas com um total de vinte oito estudantes (e analisamos as características dessas salas virtuais) que participaram dessas disciplinas em algumas instituições do país, avaliando detalhadamente dez deles em uma abordagem qualitativa. Nosso objetivo é investigar os tipos de mediação utilizadas pelo curso, de forma curricular, e as utilizadas espontaneamente pelos estudantes, de forma extracurricular. Nossa pesquisa revela que as duas formas de mediação mais importantes para a integração do conhecimento “teórico” e “experimental” são a mediação social das videoaulas de outros professores, bem como a mediação hipercultural de simulações computacionais disponíveis na rede, permitindo aos estudantes revisitarem tanto as aulas teóricas como as experimentais para um melhor aprendizado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5714
10.3895/rbect.v10n1.5714
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5714
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n1.5714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5714/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871325167616