Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5714 |
Resumo: | Como ocorre a integração entre os conceitos físicos lecionados em aulas “teóricas” de física e a sua subsequente utilização em experimentos em laboratório didáticos, em cursos de Licenciatura em Física a distância no País? Para responder a esta pergunta, realizamos entrevistas com um total de vinte oito estudantes (e analisamos as características dessas salas virtuais) que participaram dessas disciplinas em algumas instituições do país, avaliando detalhadamente dez deles em uma abordagem qualitativa. Nosso objetivo é investigar os tipos de mediação utilizadas pelo curso, de forma curricular, e as utilizadas espontaneamente pelos estudantes, de forma extracurricular. Nossa pesquisa revela que as duas formas de mediação mais importantes para a integração do conhecimento “teórico” e “experimental” são a mediação social das videoaulas de outros professores, bem como a mediação hipercultural de simulações computacionais disponíveis na rede, permitindo aos estudantes revisitarem tanto as aulas teóricas como as experimentais para um melhor aprendizado. |
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Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicosFísicaLaboratório Didático; Licenciatura em Física; Aulas Experimentais;Como ocorre a integração entre os conceitos físicos lecionados em aulas “teóricas” de física e a sua subsequente utilização em experimentos em laboratório didáticos, em cursos de Licenciatura em Física a distância no País? Para responder a esta pergunta, realizamos entrevistas com um total de vinte oito estudantes (e analisamos as características dessas salas virtuais) que participaram dessas disciplinas em algumas instituições do país, avaliando detalhadamente dez deles em uma abordagem qualitativa. Nosso objetivo é investigar os tipos de mediação utilizadas pelo curso, de forma curricular, e as utilizadas espontaneamente pelos estudantes, de forma extracurricular. Nossa pesquisa revela que as duas formas de mediação mais importantes para a integração do conhecimento “teórico” e “experimental” são a mediação social das videoaulas de outros professores, bem como a mediação hipercultural de simulações computacionais disponíveis na rede, permitindo aos estudantes revisitarem tanto as aulas teóricas como as experimentais para um melhor aprendizado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Veloso, Maria Sônia Silva de OliveiraNeto, Agostinho Serrano de Andrade2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/571410.3895/rbect.v10n1.5714Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5714/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5714Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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