Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Hamilton Viana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maia Filho, Osterne Nonato, Emerenciano de Melo, Armando Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709
Resumo:  O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguintes questões: qual aspecto vem primeiro e é mais originário? O professor forma vínculos com o aprendente para que apenas assim a docência tenha significado e permita formar sujeitos autônomos e, portanto, possuidores de alteridade? Ou podemos seguir uma exposição menos causal: o professor que encontra sentido ou não para o que faz pode formar sujeitos com maior ou menor alteridade. Entendemos que as reflexões no entorno desta temática são essenciais para dinamizar a educação profissional e tecnológica em nossa atual realidade.
id UTFPR-7_2a1f6398e9021b8c241c2c2c185907df
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1709
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguintes questões: qual aspecto vem primeiro e é mais originário? O professor forma vínculos com o aprendente para que apenas assim a docência tenha significado e permita formar sujeitos autônomos e, portanto, possuidores de alteridade? Ou podemos seguir uma exposição menos causal: o professor que encontra sentido ou não para o que faz pode formar sujeitos com maior ou menor alteridade. Entendemos que as reflexões no entorno desta temática são essenciais para dinamizar a educação profissional e tecnológica em nossa atual realidade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Chaves, Hamilton VianaMaia Filho, Osterne NonatoEmerenciano de Melo, Armando Sérgio2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/170910.3895/rbect.v8n1.1709Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709/1979Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1709Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
title Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
spellingShingle Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
Chaves, Hamilton Viana
title_short Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
title_full Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
title_fullStr Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
title_full_unstemmed Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
title_sort Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
author Chaves, Hamilton Viana
author_facet Chaves, Hamilton Viana
Maia Filho, Osterne Nonato
Emerenciano de Melo, Armando Sérgio
author_role author
author2 Maia Filho, Osterne Nonato
Emerenciano de Melo, Armando Sérgio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Hamilton Viana
Maia Filho, Osterne Nonato
Emerenciano de Melo, Armando Sérgio
description  O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguintes questões: qual aspecto vem primeiro e é mais originário? O professor forma vínculos com o aprendente para que apenas assim a docência tenha significado e permita formar sujeitos autônomos e, portanto, possuidores de alteridade? Ou podemos seguir uma exposição menos causal: o professor que encontra sentido ou não para o que faz pode formar sujeitos com maior ou menor alteridade. Entendemos que as reflexões no entorno desta temática são essenciais para dinamizar a educação profissional e tecnológica em nossa atual realidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709
10.3895/rbect.v8n1.1709
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n1.1709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709/1979
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871932293120