Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguintes questões: qual aspecto vem primeiro e é mais originário? O professor forma vínculos com o aprendente para que apenas assim a docência tenha significado e permita formar sujeitos autônomos e, portanto, possuidores de alteridade? Ou podemos seguir uma exposição menos causal: o professor que encontra sentido ou não para o que faz pode formar sujeitos com maior ou menor alteridade. Entendemos que as reflexões no entorno desta temática são essenciais para dinamizar a educação profissional e tecnológica em nossa atual realidade. |
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Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguintes questões: qual aspecto vem primeiro e é mais originário? O professor forma vínculos com o aprendente para que apenas assim a docência tenha significado e permita formar sujeitos autônomos e, portanto, possuidores de alteridade? Ou podemos seguir uma exposição menos causal: o professor que encontra sentido ou não para o que faz pode formar sujeitos com maior ou menor alteridade. Entendemos que as reflexões no entorno desta temática são essenciais para dinamizar a educação profissional e tecnológica em nossa atual realidade.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Chaves, Hamilton VianaMaia Filho, Osterne NonatoEmerenciano de Melo, Armando Sérgio2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/170910.3895/rbect.v8n1.1709Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1709/1979Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1709Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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