Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Noalixon Faustino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Azevedo, Thamara Medeiros, Sodré Neto, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2031
Resumo: O presente trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola estadual localizada no Seridó paraibano. A pesquisa objetivou analisar os conhecimentos dos 327 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre os microrganismos, como também verificar a forma com que esses alunos interpretam as atividades desses seres relacionadas ao seu cotidiano. Diante dos resultados é possível considerar que os professores precisam utilizar alternativas de ensino que permitam um melhor desenvolvimento cognitivo, procurando identificar os conhecimentos prévios para poder mediar as relações entre o que se conhece e as novas informações.
id UTFPR-7_2ac5e87bd9516091c7bc502753941c80
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2031
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologiaO presente trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola estadual localizada no Seridó paraibano. A pesquisa objetivou analisar os conhecimentos dos 327 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre os microrganismos, como também verificar a forma com que esses alunos interpretam as atividades desses seres relacionadas ao seu cotidiano. Diante dos resultados é possível considerar que os professores precisam utilizar alternativas de ensino que permitam um melhor desenvolvimento cognitivo, procurando identificar os conhecimentos prévios para poder mediar as relações entre o que se conhece e as novas informações.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Noalixon FaustinoAzevedo, Thamara MedeirosSodré Neto, Luiz2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/203110.3895/rbect.v9n1.2031Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2031/2967Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:46:40Zoai:periodicos.utfpr:article/2031Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:46:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
title Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
spellingShingle Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
Oliveira, Noalixon Faustino
title_short Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
title_full Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
title_fullStr Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
title_full_unstemmed Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
title_sort Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia
author Oliveira, Noalixon Faustino
author_facet Oliveira, Noalixon Faustino
Azevedo, Thamara Medeiros
Sodré Neto, Luiz
author_role author
author2 Azevedo, Thamara Medeiros
Sodré Neto, Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Noalixon Faustino
Azevedo, Thamara Medeiros
Sodré Neto, Luiz
description O presente trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola estadual localizada no Seridó paraibano. A pesquisa objetivou analisar os conhecimentos dos 327 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre os microrganismos, como também verificar a forma com que esses alunos interpretam as atividades desses seres relacionadas ao seu cotidiano. Diante dos resultados é possível considerar que os professores precisam utilizar alternativas de ensino que permitam um melhor desenvolvimento cognitivo, procurando identificar os conhecimentos prévios para poder mediar as relações entre o que se conhece e as novas informações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2031
10.3895/rbect.v9n1.2031
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2031
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n1.2031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2031/2967
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871442608128