Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972 |
Resumo: | A Educação Ambiental ao longo dos últimos anos tem sido incorporada como uma das ações possíveis de colaborar com a transformação do padrão de degradação socioambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Formal e avaliar como elas podem contribuir para o processo de formação de professores. Este projeto foi aplicado com estudantes do 2° ano de um Curso de Formação de Docentes de um Colégio público do Município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. Para coleta de dados foi aplicado um pré-questionário estruturado para verificar o conhecimento prévio dos envolvidos acerca das possíveis técnicas metodológicas de Educação Ambiental. Após, realizou-se uma palestra sobre o histórico e conceitos da Educação Ambiental, preservação, impactos ambientais e sustentabilidade. Para a execução da proposta, foram realizadas diversas atividades práticas de sensibilização para a Educação Ambiental no Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu - PR. No final das atividades foi aplicado um pós-questionário para avaliar a intervenção do projeto. A utilização de diferentes estratégias metodológicas para Educação Ambiental evidencia-se eficaz no processo de formação de professores, o que é demonstrado por meio dos relatos dos participantes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da realização de projetos sobre Educação Ambiental na formação de docentes, pois é neste momento que, de modo mais fecundo, ocorre a sensibilização dos profissionais, futuros educadores. Futuramente, em sua prática pedagógica, contribuirão para a mudança de pensamento e comportamento em busca da sustentabilidade. |
id |
UTFPR-7_33d0ca614566ea8031a855c2e4248536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13972 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinarEnvironmental education in teacher training: methodologies for an interdisciplinary practice7.08.00.00-6 EducaçãoEducação formal; Ensino aprendizagem; SustentabilidadeFormal education; Teaching-learning; SustainabilityA Educação Ambiental ao longo dos últimos anos tem sido incorporada como uma das ações possíveis de colaborar com a transformação do padrão de degradação socioambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Formal e avaliar como elas podem contribuir para o processo de formação de professores. Este projeto foi aplicado com estudantes do 2° ano de um Curso de Formação de Docentes de um Colégio público do Município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. Para coleta de dados foi aplicado um pré-questionário estruturado para verificar o conhecimento prévio dos envolvidos acerca das possíveis técnicas metodológicas de Educação Ambiental. Após, realizou-se uma palestra sobre o histórico e conceitos da Educação Ambiental, preservação, impactos ambientais e sustentabilidade. Para a execução da proposta, foram realizadas diversas atividades práticas de sensibilização para a Educação Ambiental no Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu - PR. No final das atividades foi aplicado um pós-questionário para avaliar a intervenção do projeto. A utilização de diferentes estratégias metodológicas para Educação Ambiental evidencia-se eficaz no processo de formação de professores, o que é demonstrado por meio dos relatos dos participantes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da realização de projetos sobre Educação Ambiental na formação de docentes, pois é neste momento que, de modo mais fecundo, ocorre a sensibilização dos profissionais, futuros educadores. Futuramente, em sua prática pedagógica, contribuirão para a mudança de pensamento e comportamento em busca da sustentabilidade.Over the past few years, Environmental Education has been incorporated as one of the possible actions to collaborate with the transformation of the pattern on socio-environmental degradation. In this sense, the objective of this work is to present different methodological strategies for the development of Formal Environmental Education and to evaluate how they can contribute to the process of teacher training. This project was applied to 2nd year students of a Teacher Training Course at a public school in the city of Dois Vizinhos, Paraná, Brazil. For data collection, a structured pre-questionnaire was applied to verify the prior knowledge of those involved about the possible methodological techniques of Environmental Education. Afterwards, there was a lecture on the history and concepts of Environmental Education, preservation, environmental impacts and sustainability. To implement the proposal, several practical activities to raise awareness of Environmental Education were carried out in the Parque das Aves and Parque Nacional do Iguaçu, in Foz do Iguaçu - PR. At the end of the activities, a post-questionnaire was applied to access the project's intervention. The use of different methodological strategies for Environmental Education proves to be effective in the teacher training process, which is demonstrated through the reports of the participants. The results obtained show the relevance of carrying out projects on Environmental Education in the training of teachers, as it is at this time that, in a more fruitful way, the awareness of professionals, future educators, occurs. In the future, in their pedagogical practice, they will contribute to a change in thinking and behavior in search of sustainability.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Parque Nacional do IguaçuParque das AvesTolfo, Erivelto FolhatoTischner, Angela BárbaraBerte, Elizabete Artusde Medeiros, Verenice Mioranzade Oliveira Sereia, Diesse Aparecida2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1397210.3895/rbect.v14n2.13972Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdf_1Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:12Zoai:periodicos.utfpr:article/13972Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:12Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar Environmental education in teacher training: methodologies for an interdisciplinary practice |
title |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar |
spellingShingle |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar Tolfo, Erivelto Folhato 7.08.00.00-6 Educação Educação formal; Ensino aprendizagem; Sustentabilidade Formal education; Teaching-learning; Sustainability |
title_short |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar |
title_full |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar |
title_fullStr |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar |
title_sort |
Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar |
author |
Tolfo, Erivelto Folhato |
author_facet |
Tolfo, Erivelto Folhato Tischner, Angela Bárbara Berte, Elizabete Artus de Medeiros, Verenice Mioranza de Oliveira Sereia, Diesse Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Tischner, Angela Bárbara Berte, Elizabete Artus de Medeiros, Verenice Mioranza de Oliveira Sereia, Diesse Aparecida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parque Nacional do Iguaçu Parque das Aves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tolfo, Erivelto Folhato Tischner, Angela Bárbara Berte, Elizabete Artus de Medeiros, Verenice Mioranza de Oliveira Sereia, Diesse Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação Educação formal; Ensino aprendizagem; Sustentabilidade Formal education; Teaching-learning; Sustainability |
topic |
7.08.00.00-6 Educação Educação formal; Ensino aprendizagem; Sustentabilidade Formal education; Teaching-learning; Sustainability |
description |
A Educação Ambiental ao longo dos últimos anos tem sido incorporada como uma das ações possíveis de colaborar com a transformação do padrão de degradação socioambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Formal e avaliar como elas podem contribuir para o processo de formação de professores. Este projeto foi aplicado com estudantes do 2° ano de um Curso de Formação de Docentes de um Colégio público do Município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. Para coleta de dados foi aplicado um pré-questionário estruturado para verificar o conhecimento prévio dos envolvidos acerca das possíveis técnicas metodológicas de Educação Ambiental. Após, realizou-se uma palestra sobre o histórico e conceitos da Educação Ambiental, preservação, impactos ambientais e sustentabilidade. Para a execução da proposta, foram realizadas diversas atividades práticas de sensibilização para a Educação Ambiental no Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu - PR. No final das atividades foi aplicado um pós-questionário para avaliar a intervenção do projeto. A utilização de diferentes estratégias metodológicas para Educação Ambiental evidencia-se eficaz no processo de formação de professores, o que é demonstrado por meio dos relatos dos participantes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da realização de projetos sobre Educação Ambiental na formação de docentes, pois é neste momento que, de modo mais fecundo, ocorre a sensibilização dos profissionais, futuros educadores. Futuramente, em sua prática pedagógica, contribuirão para a mudança de pensamento e comportamento em busca da sustentabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972 10.3895/rbect.v14n2.13972 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n2.13972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870093090816 |