Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolfo, Erivelto Folhato
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tischner, Angela Bárbara, Berte, Elizabete Artus, de Medeiros, Verenice Mioranza, de Oliveira Sereia, Diesse Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972
Resumo: A Educação Ambiental ao longo dos últimos anos tem sido incorporada como uma das ações possíveis de colaborar com a transformação do padrão de degradação socioambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Formal e avaliar como elas podem contribuir para o processo de formação de professores. Este projeto foi aplicado com estudantes do 2° ano de um Curso de Formação de Docentes de um Colégio público do Município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. Para coleta de dados foi aplicado um pré-questionário estruturado para verificar o conhecimento prévio dos envolvidos acerca das possíveis técnicas metodológicas de Educação Ambiental. Após, realizou-se uma palestra sobre o histórico e conceitos da Educação Ambiental, preservação, impactos ambientais e sustentabilidade. Para a execução da proposta, foram realizadas diversas atividades práticas de sensibilização para a Educação Ambiental no Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu - PR. No final das atividades foi aplicado um pós-questionário para avaliar a intervenção do projeto. A utilização de diferentes estratégias metodológicas para Educação Ambiental evidencia-se eficaz no processo de formação de professores, o que é demonstrado por meio dos relatos dos participantes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da realização de projetos sobre Educação Ambiental na formação de docentes, pois é neste momento que, de modo mais fecundo, ocorre a sensibilização dos profissionais, futuros educadores. Futuramente, em sua prática pedagógica, contribuirão para a mudança de pensamento e comportamento em busca da sustentabilidade.
id UTFPR-7_33d0ca614566ea8031a855c2e4248536
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13972
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinarEnvironmental education in teacher training: methodologies for an interdisciplinary practice7.08.00.00-6 EducaçãoEducação formal; Ensino aprendizagem; SustentabilidadeFormal education; Teaching-learning; SustainabilityA Educação Ambiental ao longo dos últimos anos tem sido incorporada como uma das ações possíveis de colaborar com a transformação do padrão de degradação socioambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Formal e avaliar como elas podem contribuir para o processo de formação de professores. Este projeto foi aplicado com estudantes do 2° ano de um Curso de Formação de Docentes de um Colégio público do Município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. Para coleta de dados foi aplicado um pré-questionário estruturado para verificar o conhecimento prévio dos envolvidos acerca das possíveis técnicas metodológicas de Educação Ambiental. Após, realizou-se uma palestra sobre o histórico e conceitos da Educação Ambiental, preservação, impactos ambientais e sustentabilidade. Para a execução da proposta, foram realizadas diversas atividades práticas de sensibilização para a Educação Ambiental no Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu - PR. No final das atividades foi aplicado um pós-questionário para avaliar a intervenção do projeto. A utilização de diferentes estratégias metodológicas para Educação Ambiental evidencia-se eficaz no processo de formação de professores, o que é demonstrado por meio dos relatos dos participantes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da realização de projetos sobre Educação Ambiental na formação de docentes, pois é neste momento que, de modo mais fecundo, ocorre a sensibilização dos profissionais, futuros educadores. Futuramente, em sua prática pedagógica, contribuirão para a mudança de pensamento e comportamento em busca da sustentabilidade.Over the past few years, Environmental Education has been incorporated as one of the possible actions to collaborate with the transformation of the pattern on socio-environmental degradation. In this sense, the objective of this work is to present different methodological strategies for the development of Formal Environmental Education and to evaluate how they can contribute to the process of teacher training. This project was applied to 2nd year students of a Teacher Training Course at a public school in the city of Dois Vizinhos, Paraná, Brazil. For data collection, a structured pre-questionnaire was applied to verify the prior knowledge of those involved about the possible methodological techniques of Environmental Education. Afterwards, there was a lecture on the history and concepts of Environmental Education, preservation, environmental impacts and sustainability. To implement the proposal, several practical activities to raise awareness of Environmental Education were carried out in the Parque das Aves and Parque Nacional do Iguaçu, in Foz do Iguaçu - PR. At the end of the activities, a post-questionnaire was applied to access the project's intervention. The use of different methodological strategies for Environmental Education proves to be effective in the teacher training process, which is demonstrated through the reports of the participants. The results obtained show the relevance of carrying out projects on Environmental Education in the training of teachers, as it is at this time that, in a more fruitful way, the awareness of professionals, future educators, occurs. In the future, in their pedagogical practice, they will contribute to a change in thinking and behavior in search of sustainability.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Parque Nacional do IguaçuParque das AvesTolfo, Erivelto FolhatoTischner, Angela BárbaraBerte, Elizabete Artusde Medeiros, Verenice Mioranzade Oliveira Sereia, Diesse Aparecida2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1397210.3895/rbect.v14n2.13972Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdf_1Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:12Zoai:periodicos.utfpr:article/13972Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:12Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
Environmental education in teacher training: methodologies for an interdisciplinary practice
title Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
spellingShingle Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
Tolfo, Erivelto Folhato
7.08.00.00-6 Educação
Educação formal; Ensino aprendizagem; Sustentabilidade
Formal education; Teaching-learning; Sustainability
title_short Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
title_full Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
title_fullStr Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
title_full_unstemmed Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
title_sort Educação ambiental na formação docente: metodologias para uma prática interdisciplinar
author Tolfo, Erivelto Folhato
author_facet Tolfo, Erivelto Folhato
Tischner, Angela Bárbara
Berte, Elizabete Artus
de Medeiros, Verenice Mioranza
de Oliveira Sereia, Diesse Aparecida
author_role author
author2 Tischner, Angela Bárbara
Berte, Elizabete Artus
de Medeiros, Verenice Mioranza
de Oliveira Sereia, Diesse Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parque Nacional do Iguaçu
Parque das Aves


dc.contributor.author.fl_str_mv Tolfo, Erivelto Folhato
Tischner, Angela Bárbara
Berte, Elizabete Artus
de Medeiros, Verenice Mioranza
de Oliveira Sereia, Diesse Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação
Educação formal; Ensino aprendizagem; Sustentabilidade
Formal education; Teaching-learning; Sustainability
topic 7.08.00.00-6 Educação
Educação formal; Ensino aprendizagem; Sustentabilidade
Formal education; Teaching-learning; Sustainability
description A Educação Ambiental ao longo dos últimos anos tem sido incorporada como uma das ações possíveis de colaborar com a transformação do padrão de degradação socioambiental. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar diferentes estratégias metodológicas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Formal e avaliar como elas podem contribuir para o processo de formação de professores. Este projeto foi aplicado com estudantes do 2° ano de um Curso de Formação de Docentes de um Colégio público do Município de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. Para coleta de dados foi aplicado um pré-questionário estruturado para verificar o conhecimento prévio dos envolvidos acerca das possíveis técnicas metodológicas de Educação Ambiental. Após, realizou-se uma palestra sobre o histórico e conceitos da Educação Ambiental, preservação, impactos ambientais e sustentabilidade. Para a execução da proposta, foram realizadas diversas atividades práticas de sensibilização para a Educação Ambiental no Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu - PR. No final das atividades foi aplicado um pós-questionário para avaliar a intervenção do projeto. A utilização de diferentes estratégias metodológicas para Educação Ambiental evidencia-se eficaz no processo de formação de professores, o que é demonstrado por meio dos relatos dos participantes. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da realização de projetos sobre Educação Ambiental na formação de docentes, pois é neste momento que, de modo mais fecundo, ocorre a sensibilização dos profissionais, futuros educadores. Futuramente, em sua prática pedagógica, contribuirão para a mudança de pensamento e comportamento em busca da sustentabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972
10.3895/rbect.v14n2.13972
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n2.13972
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13972/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870093090816