Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Vinicius Pereira dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Rita Zanlorensi Visneck, Pinho, Katia Elisa Prus, Sutil, Noemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098
Resumo: Em um cenário de controvérsias sobre composições curriculares na Educação em Ciências, evidenciam-se as abordagens temáticas e suas potencialidades concernentes à vinculação a aspectos contextuais subjacentes à ação educativa e à inter-relação entre as áreas de conhecimento. Pertinente a esse panorama, neste trabalho, analisou-se as percepções e relações estabelecidas por estudantes em abordagem temática, envolvendo material e atividades educacionais sobre o corpo humano em associação com o eletromagnetismo. Nesta pesquisa, concatenaram-se aspectos qualitativos e quantitativos, agregando a participação de discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná, com dados constituídos por meio de questionários. As proposições de interpretações envolveram pressupostos de Análise de Conteúdo e estatística descritiva e abrangeram dois eixos: percepções sobre as composições curriculares e a aprendizagem, e as relações envolvendo conteúdos de Física associados ao corpo humano. Através dos dados levantados na intervenção em sala de aula, indícios de motivação e correlação com aspectos de aprendizagem foram evidenciados. Averiguou-se, ainda, a vinculação entre conteúdos de Física e de outras áreas de conhecimentos envolvendo a temática. Cabe salientar nesse contexto a viabilidade de abordagens temáticas para o Ensino Médio no que se refere às potencialidades de aprendizagem e de atribuição de sentido e significado às composições curriculares.
id UTFPR-7_3d1903f4645bf935671252857ff41ac0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13098
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismoPhysics in the human body: a thematic approach in teaching electromagnetismFísica; Eletricidade e Magnetismo;Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; EletromagnetismoPhysics Teaching; Thematic Approach; Human Body; EletromagnetismEm um cenário de controvérsias sobre composições curriculares na Educação em Ciências, evidenciam-se as abordagens temáticas e suas potencialidades concernentes à vinculação a aspectos contextuais subjacentes à ação educativa e à inter-relação entre as áreas de conhecimento. Pertinente a esse panorama, neste trabalho, analisou-se as percepções e relações estabelecidas por estudantes em abordagem temática, envolvendo material e atividades educacionais sobre o corpo humano em associação com o eletromagnetismo. Nesta pesquisa, concatenaram-se aspectos qualitativos e quantitativos, agregando a participação de discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná, com dados constituídos por meio de questionários. As proposições de interpretações envolveram pressupostos de Análise de Conteúdo e estatística descritiva e abrangeram dois eixos: percepções sobre as composições curriculares e a aprendizagem, e as relações envolvendo conteúdos de Física associados ao corpo humano. Através dos dados levantados na intervenção em sala de aula, indícios de motivação e correlação com aspectos de aprendizagem foram evidenciados. Averiguou-se, ainda, a vinculação entre conteúdos de Física e de outras áreas de conhecimentos envolvendo a temática. Cabe salientar nesse contexto a viabilidade de abordagens temáticas para o Ensino Médio no que se refere às potencialidades de aprendizagem e de atribuição de sentido e significado às composições curriculares.In a context of controversies on curricular compositions in Science Education, thematic approaches and their potential concerning the link to contextual aspects underlying the educational action and the interrelation between the areas of knowledge are highlighted. Pertinent to this panorama, this work analyzed the perceptions and relations established by students in a thematic approach, involving educational material and activities on the human body in association with electromagnetism. In this research, qualitative and quantitative aspects were concatenated, aggregating the participation of students from the 3rd grade of high school at a public institution in the city of Curitiba, the state of Paraná, with data constituted through questionnaires. The propositions of interpretations involved assumptions of Content Analysis and descriptive statistics and covered two axes: perceptions about curriculum compositions and learning, and the relations involving Physics contents associated with the human body. Through the data collected in the classroom intervention, evidence of motivation and the correlation with learning aspects were evidenced. It was also investigated the link between Physics content and other areas of knowledge involving the subject. In this context, it is worth highlighting the feasibility of thematic approaches for high school in terms of the potential for learning and attributing meaning and significance to curricular compositions.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Anjos, Vinicius Pereira dosCosta, Rita Zanlorensi VisneckPinho, Katia Elisa PrusSutil, Noemi2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1309810.3895/rbect.v14n3.13098Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdf_1Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:13Zoai:periodicos.utfpr:article/13098Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:13Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
Physics in the human body: a thematic approach in teaching electromagnetism
title Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
spellingShingle Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
Anjos, Vinicius Pereira dos
Física; Eletricidade e Magnetismo;
Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; Eletromagnetismo
Physics Teaching; Thematic Approach; Human Body; Eletromagnetism
title_short Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
title_full Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
title_fullStr Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
title_full_unstemmed Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
title_sort Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
author Anjos, Vinicius Pereira dos
author_facet Anjos, Vinicius Pereira dos
Costa, Rita Zanlorensi Visneck
Pinho, Katia Elisa Prus
Sutil, Noemi
author_role author
author2 Costa, Rita Zanlorensi Visneck
Pinho, Katia Elisa Prus
Sutil, Noemi
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Vinicius Pereira dos
Costa, Rita Zanlorensi Visneck
Pinho, Katia Elisa Prus
Sutil, Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Física; Eletricidade e Magnetismo;
Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; Eletromagnetismo
Physics Teaching; Thematic Approach; Human Body; Eletromagnetism
topic Física; Eletricidade e Magnetismo;
Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; Eletromagnetismo
Physics Teaching; Thematic Approach; Human Body; Eletromagnetism
description Em um cenário de controvérsias sobre composições curriculares na Educação em Ciências, evidenciam-se as abordagens temáticas e suas potencialidades concernentes à vinculação a aspectos contextuais subjacentes à ação educativa e à inter-relação entre as áreas de conhecimento. Pertinente a esse panorama, neste trabalho, analisou-se as percepções e relações estabelecidas por estudantes em abordagem temática, envolvendo material e atividades educacionais sobre o corpo humano em associação com o eletromagnetismo. Nesta pesquisa, concatenaram-se aspectos qualitativos e quantitativos, agregando a participação de discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná, com dados constituídos por meio de questionários. As proposições de interpretações envolveram pressupostos de Análise de Conteúdo e estatística descritiva e abrangeram dois eixos: percepções sobre as composições curriculares e a aprendizagem, e as relações envolvendo conteúdos de Física associados ao corpo humano. Através dos dados levantados na intervenção em sala de aula, indícios de motivação e correlação com aspectos de aprendizagem foram evidenciados. Averiguou-se, ainda, a vinculação entre conteúdos de Física e de outras áreas de conhecimentos envolvendo a temática. Cabe salientar nesse contexto a viabilidade de abordagens temáticas para o Ensino Médio no que se refere às potencialidades de aprendizagem e de atribuição de sentido e significado às composições curriculares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098
10.3895/rbect.v14n3.13098
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n3.13098
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870990671872