Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098 |
Resumo: | Em um cenário de controvérsias sobre composições curriculares na Educação em Ciências, evidenciam-se as abordagens temáticas e suas potencialidades concernentes à vinculação a aspectos contextuais subjacentes à ação educativa e à inter-relação entre as áreas de conhecimento. Pertinente a esse panorama, neste trabalho, analisou-se as percepções e relações estabelecidas por estudantes em abordagem temática, envolvendo material e atividades educacionais sobre o corpo humano em associação com o eletromagnetismo. Nesta pesquisa, concatenaram-se aspectos qualitativos e quantitativos, agregando a participação de discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná, com dados constituídos por meio de questionários. As proposições de interpretações envolveram pressupostos de Análise de Conteúdo e estatística descritiva e abrangeram dois eixos: percepções sobre as composições curriculares e a aprendizagem, e as relações envolvendo conteúdos de Física associados ao corpo humano. Através dos dados levantados na intervenção em sala de aula, indícios de motivação e correlação com aspectos de aprendizagem foram evidenciados. Averiguou-se, ainda, a vinculação entre conteúdos de Física e de outras áreas de conhecimentos envolvendo a temática. Cabe salientar nesse contexto a viabilidade de abordagens temáticas para o Ensino Médio no que se refere às potencialidades de aprendizagem e de atribuição de sentido e significado às composições curriculares. |
id |
UTFPR-7_3d1903f4645bf935671252857ff41ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13098 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismoPhysics in the human body: a thematic approach in teaching electromagnetismFísica; Eletricidade e Magnetismo;Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; EletromagnetismoPhysics Teaching; Thematic Approach; Human Body; EletromagnetismEm um cenário de controvérsias sobre composições curriculares na Educação em Ciências, evidenciam-se as abordagens temáticas e suas potencialidades concernentes à vinculação a aspectos contextuais subjacentes à ação educativa e à inter-relação entre as áreas de conhecimento. Pertinente a esse panorama, neste trabalho, analisou-se as percepções e relações estabelecidas por estudantes em abordagem temática, envolvendo material e atividades educacionais sobre o corpo humano em associação com o eletromagnetismo. Nesta pesquisa, concatenaram-se aspectos qualitativos e quantitativos, agregando a participação de discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná, com dados constituídos por meio de questionários. As proposições de interpretações envolveram pressupostos de Análise de Conteúdo e estatística descritiva e abrangeram dois eixos: percepções sobre as composições curriculares e a aprendizagem, e as relações envolvendo conteúdos de Física associados ao corpo humano. Através dos dados levantados na intervenção em sala de aula, indícios de motivação e correlação com aspectos de aprendizagem foram evidenciados. Averiguou-se, ainda, a vinculação entre conteúdos de Física e de outras áreas de conhecimentos envolvendo a temática. Cabe salientar nesse contexto a viabilidade de abordagens temáticas para o Ensino Médio no que se refere às potencialidades de aprendizagem e de atribuição de sentido e significado às composições curriculares.In a context of controversies on curricular compositions in Science Education, thematic approaches and their potential concerning the link to contextual aspects underlying the educational action and the interrelation between the areas of knowledge are highlighted. Pertinent to this panorama, this work analyzed the perceptions and relations established by students in a thematic approach, involving educational material and activities on the human body in association with electromagnetism. In this research, qualitative and quantitative aspects were concatenated, aggregating the participation of students from the 3rd grade of high school at a public institution in the city of Curitiba, the state of Paraná, with data constituted through questionnaires. The propositions of interpretations involved assumptions of Content Analysis and descriptive statistics and covered two axes: perceptions about curriculum compositions and learning, and the relations involving Physics contents associated with the human body. Through the data collected in the classroom intervention, evidence of motivation and the correlation with learning aspects were evidenced. It was also investigated the link between Physics content and other areas of knowledge involving the subject. In this context, it is worth highlighting the feasibility of thematic approaches for high school in terms of the potential for learning and attributing meaning and significance to curricular compositions.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Anjos, Vinicius Pereira dosCosta, Rita Zanlorensi VisneckPinho, Katia Elisa PrusSutil, Noemi2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1309810.3895/rbect.v14n3.13098Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdf_1Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:13Zoai:periodicos.utfpr:article/13098Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:13Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo Physics in the human body: a thematic approach in teaching electromagnetism |
title |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo |
spellingShingle |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo Anjos, Vinicius Pereira dos Física; Eletricidade e Magnetismo; Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; Eletromagnetismo Physics Teaching; Thematic Approach; Human Body; Eletromagnetism |
title_short |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo |
title_full |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo |
title_fullStr |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo |
title_full_unstemmed |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo |
title_sort |
Física no corpo humano: uma abordagem temática no ensino do eletromagnetismo |
author |
Anjos, Vinicius Pereira dos |
author_facet |
Anjos, Vinicius Pereira dos Costa, Rita Zanlorensi Visneck Pinho, Katia Elisa Prus Sutil, Noemi |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Rita Zanlorensi Visneck Pinho, Katia Elisa Prus Sutil, Noemi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Vinicius Pereira dos Costa, Rita Zanlorensi Visneck Pinho, Katia Elisa Prus Sutil, Noemi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física; Eletricidade e Magnetismo; Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; Eletromagnetismo Physics Teaching; Thematic Approach; Human Body; Eletromagnetism |
topic |
Física; Eletricidade e Magnetismo; Ensino de Física; Abordagem temática; Corpo humano; Eletromagnetismo Physics Teaching; Thematic Approach; Human Body; Eletromagnetism |
description |
Em um cenário de controvérsias sobre composições curriculares na Educação em Ciências, evidenciam-se as abordagens temáticas e suas potencialidades concernentes à vinculação a aspectos contextuais subjacentes à ação educativa e à inter-relação entre as áreas de conhecimento. Pertinente a esse panorama, neste trabalho, analisou-se as percepções e relações estabelecidas por estudantes em abordagem temática, envolvendo material e atividades educacionais sobre o corpo humano em associação com o eletromagnetismo. Nesta pesquisa, concatenaram-se aspectos qualitativos e quantitativos, agregando a participação de discentes do 3º ano do Ensino Médio de uma instituição pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná, com dados constituídos por meio de questionários. As proposições de interpretações envolveram pressupostos de Análise de Conteúdo e estatística descritiva e abrangeram dois eixos: percepções sobre as composições curriculares e a aprendizagem, e as relações envolvendo conteúdos de Física associados ao corpo humano. Através dos dados levantados na intervenção em sala de aula, indícios de motivação e correlação com aspectos de aprendizagem foram evidenciados. Averiguou-se, ainda, a vinculação entre conteúdos de Física e de outras áreas de conhecimentos envolvendo a temática. Cabe salientar nesse contexto a viabilidade de abordagens temáticas para o Ensino Médio no que se refere às potencialidades de aprendizagem e de atribuição de sentido e significado às composições curriculares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098 10.3895/rbect.v14n3.13098 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n3.13098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13098/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870990671872 |