Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958 |
Resumo: | Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos. |
id |
UTFPR-7_3d272b410416108f96b660618902958e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2958 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuadaDentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Leite, Joici de CarvalhoRodrigues, Maria AparecidaMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2015-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/295810.3895/rbect.v8n2.2958Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958/1990Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2958Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
spellingShingle |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada Leite, Joici de Carvalho |
title_short |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_full |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_fullStr |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_sort |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
author |
Leite, Joici de Carvalho |
author_facet |
Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
description |
Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958 10.3895/rbect.v8n2.2958 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n2.2958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958/1990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869671563264 |