Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700 |
Resumo: | O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química. |
id |
UTFPR-7_477cf9c7f2aaec5fd01fd4628ce4fced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1700 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química OrgânicaO uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Freitas Filho, João Rufinode Melo, Rinnely Cecília Linsde Freitas, Juliano Carlo RufinoRufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silvade Freitas, Jucleiton José Rufino2015-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/170010.3895/rbect.v8n1.1700Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700/1978Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1700Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
spellingShingle |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica de Freitas Filho, João Rufino |
title_short |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_full |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_fullStr |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_full_unstemmed |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
title_sort |
Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica |
author |
de Freitas Filho, João Rufino |
author_facet |
de Freitas Filho, João Rufino de Melo, Rinnely Cecília Lins de Freitas, Juliano Carlo Rufino Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva de Freitas, Jucleiton José Rufino |
author_role |
author |
author2 |
de Melo, Rinnely Cecília Lins de Freitas, Juliano Carlo Rufino Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva de Freitas, Jucleiton José Rufino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas Filho, João Rufino de Melo, Rinnely Cecília Lins de Freitas, Juliano Carlo Rufino Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva de Freitas, Jucleiton José Rufino |
description |
O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700 10.3895/rbect.v8n1.1700 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n1.1700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700/1978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870917271552 |