Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas Filho, João Rufino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Melo, Rinnely Cecília Lins, de Freitas, Juliano Carlo Rufino, Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva, de Freitas, Jucleiton José Rufino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700
Resumo: O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química.
id UTFPR-7_477cf9c7f2aaec5fd01fd4628ce4fced
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1700
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química OrgânicaO uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Freitas Filho, João Rufinode Melo, Rinnely Cecília Linsde Freitas, Juliano Carlo RufinoRufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silvade Freitas, Jucleiton José Rufino2015-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/170010.3895/rbect.v8n1.1700Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700/1978Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/1700Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
spellingShingle Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
de Freitas Filho, João Rufino
title_short Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_full Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_fullStr Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_full_unstemmed Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
title_sort Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico-Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica
author de Freitas Filho, João Rufino
author_facet de Freitas Filho, João Rufino
de Melo, Rinnely Cecília Lins
de Freitas, Juliano Carlo Rufino
Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva
de Freitas, Jucleiton José Rufino
author_role author
author2 de Melo, Rinnely Cecília Lins
de Freitas, Juliano Carlo Rufino
Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva
de Freitas, Jucleiton José Rufino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas Filho, João Rufino
de Melo, Rinnely Cecília Lins
de Freitas, Juliano Carlo Rufino
Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva
de Freitas, Jucleiton José Rufino
description O uso de atividades lúdicas no ensino de Química está associado à busca por melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, a construção e aplicação de jogos didáticos para o ensino de Química se configura como uma das inúmeras alternativas viáveis para a promoção de tais melhorias. Esse artigo relata uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica, para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas. Antes da aplicação dos jogos foi ministrada uma aula teórica sobre os assuntos em questão e logo após foi realizado um teste de sondagem para avaliar o nível da aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos foram promissores e demonstram que o uso de jogos no ensino de Química se configura como ferramenta pedagógica de alto potencial didático, e que deve ser mais explorado em prol da qualidade do ensino de Química.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700
10.3895/rbect.v8n1.1700
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n1.1700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1700/1978
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870917271552