Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911 |
Resumo: | Este artigo descreve o efeito de uma UEPS baseado na Física Térmica básica, com o auxílio de uma estação meteorológica, na promoção do aprendizado dos alunos e na extensão de sua análise para situações físicas mais amplas. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 9º ano e sua professora em Cáceres, MT, durante uma UEPS completa supervisionada pela mesma professora. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostram que esta UEPS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre a Física Térmica. |
id |
UTFPR-7_48550e1d384e8b99cb6dba64881ecc68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8911 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmicaResearch on weather station use in physics education to observe their effects as a potentially meaningful teaching unitEnsino de CiênciasFísica Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPSThermodynamics; Significant Learning; UEPSEste artigo descreve o efeito de uma UEPS baseado na Física Térmica básica, com o auxílio de uma estação meteorológica, na promoção do aprendizado dos alunos e na extensão de sua análise para situações físicas mais amplas. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 9º ano e sua professora em Cáceres, MT, durante uma UEPS completa supervisionada pela mesma professora. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostram que esta UEPS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre a Física Térmica.This article describes the effect of a PMTU based on the basic Thermal Physics, with the aid of a weather station, in promoting students’ learning and in extend their analysis to wider physical situations. It examines the written and oral arguments produced by 9 th grade students and yours teacher in Caceres, MT, during a complete PMTU supervised by the same teacher. The data used in this analysis was derived from written responses, audio and video recordings, and written field notes. The findings show that this PMTU can be useful for promoting students’ argumentation and can potentially improve students` learning of Thermal Physics subject matter.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Contin, Rita de CássiaPaes de Barros, MarceloTortelli Guarrezi, Silvane2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/891110.3895/rbect.v13n1.8911Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:52Zoai:periodicos.utfpr:article/8911Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:52Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica Research on weather station use in physics education to observe their effects as a potentially meaningful teaching unit |
title |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica |
spellingShingle |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica Contin, Rita de Cássia Ensino de Ciências Física Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPS Thermodynamics; Significant Learning; UEPS |
title_short |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica |
title_full |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica |
title_fullStr |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica |
title_full_unstemmed |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica |
title_sort |
Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica |
author |
Contin, Rita de Cássia |
author_facet |
Contin, Rita de Cássia Paes de Barros, Marcelo Tortelli Guarrezi, Silvane |
author_role |
author |
author2 |
Paes de Barros, Marcelo Tortelli Guarrezi, Silvane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contin, Rita de Cássia Paes de Barros, Marcelo Tortelli Guarrezi, Silvane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Física Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPS Thermodynamics; Significant Learning; UEPS |
topic |
Ensino de Ciências Física Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPS Thermodynamics; Significant Learning; UEPS |
description |
Este artigo descreve o efeito de uma UEPS baseado na Física Térmica básica, com o auxílio de uma estação meteorológica, na promoção do aprendizado dos alunos e na extensão de sua análise para situações físicas mais amplas. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 9º ano e sua professora em Cáceres, MT, durante uma UEPS completa supervisionada pela mesma professora. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostram que esta UEPS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre a Física Térmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911 10.3895/rbect.v13n1.8911 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n1.8911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871399616512 |