Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contin, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paes de Barros, Marcelo, Tortelli Guarrezi, Silvane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911
Resumo: Este artigo descreve o efeito de uma UEPS baseado na Física Térmica básica, com o auxílio de uma estação meteorológica, na promoção do aprendizado dos alunos e na extensão de sua análise para situações físicas mais amplas. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 9º ano e sua professora em Cáceres, MT, durante uma UEPS completa supervisionada pela mesma professora. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostram que esta UEPS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre a Física Térmica.
id UTFPR-7_48550e1d384e8b99cb6dba64881ecc68
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8911
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmicaResearch on weather station use in physics education to observe their effects as a potentially meaningful teaching unitEnsino de CiênciasFísica Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPSThermodynamics; Significant Learning; UEPSEste artigo descreve o efeito de uma UEPS baseado na Física Térmica básica, com o auxílio de uma estação meteorológica, na promoção do aprendizado dos alunos e na extensão de sua análise para situações físicas mais amplas. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 9º ano e sua professora em Cáceres, MT, durante uma UEPS completa supervisionada pela mesma professora. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostram que esta UEPS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre a Física Térmica.This article describes the effect of a PMTU based on the basic Thermal Physics, with the aid of a weather station, in promoting students’ learning and in extend their analysis to wider physical situations. It examines the written and oral arguments produced by 9 th grade students and yours teacher in Caceres, MT, during a complete PMTU supervised by the same teacher. The data used in this analysis was derived from written responses, audio and video recordings, and written field notes. The findings show that this PMTU can be useful for promoting students’ argumentation and can potentially improve students` learning of Thermal Physics subject matter.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Contin, Rita de CássiaPaes de Barros, MarceloTortelli Guarrezi, Silvane2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/891110.3895/rbect.v13n1.8911Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:52Zoai:periodicos.utfpr:article/8911Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:52Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
Research on weather station use in physics education to observe their effects as a potentially meaningful teaching unit
title Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
spellingShingle Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
Contin, Rita de Cássia
Ensino de Ciências
Física Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPS
Thermodynamics; Significant Learning; UEPS
title_short Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
title_full Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
title_fullStr Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
title_full_unstemmed Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
title_sort Estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem de conceitos de física térmica
author Contin, Rita de Cássia
author_facet Contin, Rita de Cássia
Paes de Barros, Marcelo
Tortelli Guarrezi, Silvane
author_role author
author2 Paes de Barros, Marcelo
Tortelli Guarrezi, Silvane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Contin, Rita de Cássia
Paes de Barros, Marcelo
Tortelli Guarrezi, Silvane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Física Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPS
Thermodynamics; Significant Learning; UEPS
topic Ensino de Ciências
Física Térmica; Aprendizagem Significativa; UEPS
Thermodynamics; Significant Learning; UEPS
description Este artigo descreve o efeito de uma UEPS baseado na Física Térmica básica, com o auxílio de uma estação meteorológica, na promoção do aprendizado dos alunos e na extensão de sua análise para situações físicas mais amplas. A pesquisa investiga os argumentos escritos e orais produzidos por alunos do 9º ano e sua professora em Cáceres, MT, durante uma UEPS completa supervisionada pela mesma professora. Os dados usados nesta análise foram derivados de respostas escritas, gravações de áudio e vídeo e notas de campo. Os resultados mostram que esta UEPS pode ser útil para promover a argumentação e melhorar o aprendizado dos alunos sobre a Física Térmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911
10.3895/rbect.v13n1.8911
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.8911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8911/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871399616512