Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 |
Resumo: | A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão. |
id |
UTFPR-7_4fb44b835e7004d73fdca2fe64ba54b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/17159 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemCiência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professoresA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Araujo, Robson de PaulaMenin, Olavo HenriqueDias, André Luís2024-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1715910.3895/rbect.v%vn%i.17159Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 1 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 20241982-873X10.3895/rbect.v17n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17159/3196Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T12:00:57Zoai:periodicos.utfpr:article/17159Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-02T12:00:57Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
spellingShingle |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica Araujo, Robson de Paula 7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores |
title_short |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_fullStr |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
title_sort |
Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica |
author |
Araujo, Robson de Paula |
author_facet |
Araujo, Robson de Paula Menin, Olavo Henrique Dias, André Luís |
author_role |
author |
author2 |
Menin, Olavo Henrique Dias, André Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Robson de Paula Menin, Olavo Henrique Dias, André Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores |
topic |
7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores |
description |
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 10.3895/rbect.v%vn%i.17159 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v%vn%i.17159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf_1 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17159/3196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 1 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024 1982-873X 10.3895/rbect.v17n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701815498997760 |