Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Robson de Paula
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Menin, Olavo Henrique, Dias, André Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão.
id UTFPR-7_4fb44b835e7004d73fdca2fe64ba54b5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17159
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemCiência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professoresA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Araujo, Robson de PaulaMenin, Olavo HenriqueDias, André Luís2024-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1715910.3895/rbect.v%vn%i.17159Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 1 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 20241982-873X10.3895/rbect.v17n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17159/3196Direitos autorais 2024 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T12:00:57Zoai:periodicos.utfpr:article/17159Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-02T12:00:57Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
spellingShingle Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
Araujo, Robson de Paula
7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores
title_short Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_full Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
title_sort Iniciação Científica para formação omnilateral: capacitação de orientadores da Educação Profissional e Tecnológica
author Araujo, Robson de Paula
author_facet Araujo, Robson de Paula
Menin, Olavo Henrique
Dias, André Luís
author_role author
author2 Menin, Olavo Henrique
Dias, André Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Robson de Paula
Menin, Olavo Henrique
Dias, André Luís
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores
topic 7.08.00.00-6 Educação/7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Ciência; Educação científica e tecnológica; Politecnia; Formação de professores
description A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) caracteriza-se pela busca da formação omnilateral do estudante, relacionando trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. A iniciação científica (IC), por sua vez, proporciona ao estudante o desenvolvimento da autonomia em pesquisa e da capacidade de reflexão, a assimilação de conhecimentos científicos e de técnicas de pesquisa, além de propiciar um primeiro contato com o mundo do trabalho através da ciência. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), ao oferecerem ensino médio aliado à formação técnica profissional através de curso técnico integrado, apresentam possibilidade de incremento da aplicação da IC no ensino médio. Identificou-se, a partir de um questionário diagnóstico junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Sertãozinho, pouco conhecimento e falta de prática com as atividades relacionadas à IC. Assim, para auxiliar na diminuição destas dificuldades foi elaborado um Produto Educacional (PE) composto por material bibliográfico e minicurso para capacitar professores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) a elaborarem e orientarem projetos de IC. A fim de ser avaliado, o PE foi aplicado junto aos servidores do campus Sertãozinho com abordagem de ensino sociocultural e teoria de aprendizagem sociointeracionista. Utilizou-se o método de pesquisa-ação e caracterizando-se como pesquisa qualitativa, a coleta de dados ocorreu mediante observações, questionários, entrevistas, anotações de campo e diálogos/ discursos realizados durante rodas de conversa, predominando o caráter dialógico na atividade. Os dados foram analisados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados mostram que o PE atende às expectativas dos participantes, auxilia na formação de servidores para elaboração de projetos de pesquisa e, também, na motivação para orientarem alunos em IC, contribuindo na conscientização sobre a importância da pesquisa como princípio pedagógico e do trabalho como princípio educativo na formação do estudante/futuro cidadão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159
10.3895/rbect.v%vn%i.17159
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v%vn%i.17159
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17159/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/17159/3196
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 17, n. 1 (2024): Publicação em Fluxo Contínuo 2024
1982-873X
10.3895/rbect.v17n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815498997760