Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12617 |
Resumo: | Ao se tratar da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), um dos aspectos diretamente relacionado à qualidade do ensino está a questão do orçamento público. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de EPT. A ferramenta foi elaborada com um software de análise de dados e Business Intelligence (BI), com versão gratuita. O propósito da plataforma além de auxiliar no controle e monitoramento do orçamento, é servir de subsídio para a melhor alocação dos recursos recebidos, fomentar a cultura da transparência, otimizar o tempo das atividades relacionadas à execução orçamentária e servir de modelo para outras instituições. Logo, poderá também servir de inspiração para alunos e professores na criação de novos recursos tecnológicos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. No artigo, além do desenvolvimento da plataforma é evidenciado sua apresentação, aplicação e a validação por um grupo de técnicos-administrativos e docentes da instituição de ensino do estudo de caso. |
id |
UTFPR-7_7e6bb8bc3d0b6afea0cae01be1bcc59d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12617 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológicaConstruction of an interactive platform of control and monitoring budgetary for a public institution of professional and technological education7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemOrçamento Público; Controle e Monitoramento; Plataforma OrçamentáriaAo se tratar da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), um dos aspectos diretamente relacionado à qualidade do ensino está a questão do orçamento público. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de EPT. A ferramenta foi elaborada com um software de análise de dados e Business Intelligence (BI), com versão gratuita. O propósito da plataforma além de auxiliar no controle e monitoramento do orçamento, é servir de subsídio para a melhor alocação dos recursos recebidos, fomentar a cultura da transparência, otimizar o tempo das atividades relacionadas à execução orçamentária e servir de modelo para outras instituições. Logo, poderá também servir de inspiração para alunos e professores na criação de novos recursos tecnológicos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. No artigo, além do desenvolvimento da plataforma é evidenciado sua apresentação, aplicação e a validação por um grupo de técnicos-administrativos e docentes da instituição de ensino do estudo de caso.When dealing with Vocational and Technological Education (EPT), one of the aspects directly related to the quality of education is the issue of the public budget. Thus, this article aims to present the development of an interactive platform for budget control and monitoring for a public institution of EPT. The tool was developed with a data analysis software and Business Intelligence (BI), with free version. The purpose of the platform, besides helping in budget control and monitoring, is to serve as a subsidy for better allocation of resources received, foster a culture of transparency, optimize the time of activities related to budget execution and serve as a model for other institutions. Therefore, it can also serve as an inspiration for students and teachers in the creation of new technological resources that help in the teaching-learning process. In the article, besides the development of the platform is made its presentation, application and validation by a group of technical-administrators and teachers of the teaching institution of the case study.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Alves, DayaneOtani, Nilo2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1261710.3895/rbect.v14n1.12617Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12617/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:09Zoai:periodicos.utfpr:article/12617Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:09Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica Construction of an interactive platform of control and monitoring budgetary for a public institution of professional and technological education |
title |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica |
spellingShingle |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica Alves, Dayane 7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Orçamento Público; Controle e Monitoramento; Plataforma Orçamentária |
title_short |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica |
title_full |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica |
title_fullStr |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica |
title_full_unstemmed |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica |
title_sort |
Construção de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de educação profissional e tecnológica |
author |
Alves, Dayane |
author_facet |
Alves, Dayane Otani, Nilo |
author_role |
author |
author2 |
Otani, Nilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Dayane Otani, Nilo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Orçamento Público; Controle e Monitoramento; Plataforma Orçamentária |
topic |
7.08.00.00-6 Educação, 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem Orçamento Público; Controle e Monitoramento; Plataforma Orçamentária |
description |
Ao se tratar da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), um dos aspectos diretamente relacionado à qualidade do ensino está a questão do orçamento público. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma interativa de controle e monitoramento orçamentário para uma instituição pública de EPT. A ferramenta foi elaborada com um software de análise de dados e Business Intelligence (BI), com versão gratuita. O propósito da plataforma além de auxiliar no controle e monitoramento do orçamento, é servir de subsídio para a melhor alocação dos recursos recebidos, fomentar a cultura da transparência, otimizar o tempo das atividades relacionadas à execução orçamentária e servir de modelo para outras instituições. Logo, poderá também servir de inspiração para alunos e professores na criação de novos recursos tecnológicos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. No artigo, além do desenvolvimento da plataforma é evidenciado sua apresentação, aplicação e a validação por um grupo de técnicos-administrativos e docentes da instituição de ensino do estudo de caso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12617 10.3895/rbect.v14n1.12617 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12617 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n1.12617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12617/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701813116633088 |