Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tetzener Junior, Adenilson Francisco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Nataly Carvalho, Abreu, Augusto Higor do Santos de, Brina, Daniel, Pires, Higor Gustavo, Silva, Rafael Pereira da, Oliveira, Cristiano Rocha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5971
Resumo: Compreendemos e interpretamos o trabalho realizado durante um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) nas aulas de metodologia de ensino de um curso de licenciatura em física em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), uma vez que ainda é importante conhecer como práticas desta natureza podem ser potenciais para a formação e atuação de futuros professores. As questões sociocientíficas estiveram ligadas à implementação de uma nova fonte de energia elétrica na cidade fictícia de Tranquilina do Sul, cujos aspectos de ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e ética tornavam a questão controversa. O júri simulado teve como base o jogo de papéis entre os atores responsáveis pelas diferentes fontes de energia propostas e representantes da sociedade, além da mediação da professora da turma que conduziu a discussão para a escolha de uma destas fontes. Também conduzimos do trabalho com a intensão de registrar os dados, a partir dos quais pudemos realizar análises e interpretações e propor discussões e inferências sobre as potencialidades desta prática para a formação de professores e para o ensino de ciências. Ao final, pudemos compreender a importância do trabalho que abrangeu conceitos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais que caracterizam o tema como sociocientífico.
id UTFPR-7_536c8d65dc10510449b45df1256cde39
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5971
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de físicaConsiderations on working with the jury simulated on a socio-scientific issue with future physics teachersEducação, Métodos e Técnicas de EnsinoCTS; Energia; Jogo de papéis; Ensino de ciências; Ensino de física; Formação de professoresSTS; Energy; Role play; Science teaching; Physics teaching; Teacher trainingCompreendemos e interpretamos o trabalho realizado durante um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) nas aulas de metodologia de ensino de um curso de licenciatura em física em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), uma vez que ainda é importante conhecer como práticas desta natureza podem ser potenciais para a formação e atuação de futuros professores. As questões sociocientíficas estiveram ligadas à implementação de uma nova fonte de energia elétrica na cidade fictícia de Tranquilina do Sul, cujos aspectos de ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e ética tornavam a questão controversa. O júri simulado teve como base o jogo de papéis entre os atores responsáveis pelas diferentes fontes de energia propostas e representantes da sociedade, além da mediação da professora da turma que conduziu a discussão para a escolha de uma destas fontes. Também conduzimos do trabalho com a intensão de registrar os dados, a partir dos quais pudemos realizar análises e interpretações e propor discussões e inferências sobre as potencialidades desta prática para a formação de professores e para o ensino de ciências. Ao final, pudemos compreender a importância do trabalho que abrangeu conceitos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais que caracterizam o tema como sociocientífico.In this research, we sought to develop understandings about the work carried out during a simulated jury on a socio-scientific question (QSC) in the methodology of teaching physics in a Federal Institution of Higher Education (IFES), since there is still a gap in the Which refers to the studies that were prepared to interpret as practices of this nature may be potential for the training and performance of future teachers. Socio-scientific questions were linked to the implementation of a new source of electric power in the fictional city of Tranquilina do Sul, whose aspects of science, technology, society, environment and ethics made the issue controversial. The simulated jury was based on the role play between the actors responsible for the different proposed energy sources and representatives of society, as well as the mediation of the class teacher who led the discussion to choose one of these sources. In the end, we were able to understand the importance of the work that covered scientific, technological, environmental and social concepts that characterize the theme as socio-scientific. From the analyzes and interpretations, we could also propose discussions and inferences about the potential of this practice for the training of teachers and for teaching science.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Tetzener Junior, Adenilson FranciscoLopes, Nataly CarvalhoAbreu, Augusto Higor do Santos deBrina, DanielPires, Higor GustavoSilva, Rafael Pereira daOliveira, Cristiano Rocha de2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/597110.3895/rbect.v13n2.5971Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5971/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:55Zoai:periodicos.utfpr:article/5971Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
Considerations on working with the jury simulated on a socio-scientific issue with future physics teachers
title Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
spellingShingle Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
Tetzener Junior, Adenilson Francisco
Educação, Métodos e Técnicas de Ensino
CTS; Energia; Jogo de papéis; Ensino de ciências; Ensino de física; Formação de professores
STS; Energy; Role play; Science teaching; Physics teaching; Teacher training
title_short Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
title_full Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
title_fullStr Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
title_full_unstemmed Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
title_sort Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
author Tetzener Junior, Adenilson Francisco
author_facet Tetzener Junior, Adenilson Francisco
Lopes, Nataly Carvalho
Abreu, Augusto Higor do Santos de
Brina, Daniel
Pires, Higor Gustavo
Silva, Rafael Pereira da
Oliveira, Cristiano Rocha de
author_role author
author2 Lopes, Nataly Carvalho
Abreu, Augusto Higor do Santos de
Brina, Daniel
Pires, Higor Gustavo
Silva, Rafael Pereira da
Oliveira, Cristiano Rocha de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Tetzener Junior, Adenilson Francisco
Lopes, Nataly Carvalho
Abreu, Augusto Higor do Santos de
Brina, Daniel
Pires, Higor Gustavo
Silva, Rafael Pereira da
Oliveira, Cristiano Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Métodos e Técnicas de Ensino
CTS; Energia; Jogo de papéis; Ensino de ciências; Ensino de física; Formação de professores
STS; Energy; Role play; Science teaching; Physics teaching; Teacher training
topic Educação, Métodos e Técnicas de Ensino
CTS; Energia; Jogo de papéis; Ensino de ciências; Ensino de física; Formação de professores
STS; Energy; Role play; Science teaching; Physics teaching; Teacher training
description Compreendemos e interpretamos o trabalho realizado durante um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) nas aulas de metodologia de ensino de um curso de licenciatura em física em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), uma vez que ainda é importante conhecer como práticas desta natureza podem ser potenciais para a formação e atuação de futuros professores. As questões sociocientíficas estiveram ligadas à implementação de uma nova fonte de energia elétrica na cidade fictícia de Tranquilina do Sul, cujos aspectos de ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e ética tornavam a questão controversa. O júri simulado teve como base o jogo de papéis entre os atores responsáveis pelas diferentes fontes de energia propostas e representantes da sociedade, além da mediação da professora da turma que conduziu a discussão para a escolha de uma destas fontes. Também conduzimos do trabalho com a intensão de registrar os dados, a partir dos quais pudemos realizar análises e interpretações e propor discussões e inferências sobre as potencialidades desta prática para a formação de professores e para o ensino de ciências. Ao final, pudemos compreender a importância do trabalho que abrangeu conceitos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais que caracterizam o tema como sociocientífico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5971
10.3895/rbect.v13n2.5971
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5971
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n2.5971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5971/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871806464000