Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de física
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5971 |
Resumo: | Compreendemos e interpretamos o trabalho realizado durante um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) nas aulas de metodologia de ensino de um curso de licenciatura em física em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), uma vez que ainda é importante conhecer como práticas desta natureza podem ser potenciais para a formação e atuação de futuros professores. As questões sociocientíficas estiveram ligadas à implementação de uma nova fonte de energia elétrica na cidade fictícia de Tranquilina do Sul, cujos aspectos de ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e ética tornavam a questão controversa. O júri simulado teve como base o jogo de papéis entre os atores responsáveis pelas diferentes fontes de energia propostas e representantes da sociedade, além da mediação da professora da turma que conduziu a discussão para a escolha de uma destas fontes. Também conduzimos do trabalho com a intensão de registrar os dados, a partir dos quais pudemos realizar análises e interpretações e propor discussões e inferências sobre as potencialidades desta prática para a formação de professores e para o ensino de ciências. Ao final, pudemos compreender a importância do trabalho que abrangeu conceitos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais que caracterizam o tema como sociocientífico. |
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Considerações sobre o trabalho com o júri simulado em uma questão sociocientífica com futuros professores de físicaConsiderations on working with the jury simulated on a socio-scientific issue with future physics teachersEducação, Métodos e Técnicas de EnsinoCTS; Energia; Jogo de papéis; Ensino de ciências; Ensino de física; Formação de professoresSTS; Energy; Role play; Science teaching; Physics teaching; Teacher trainingCompreendemos e interpretamos o trabalho realizado durante um júri simulado sobre uma questão sociocientífica (QSC) nas aulas de metodologia de ensino de um curso de licenciatura em física em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), uma vez que ainda é importante conhecer como práticas desta natureza podem ser potenciais para a formação e atuação de futuros professores. As questões sociocientíficas estiveram ligadas à implementação de uma nova fonte de energia elétrica na cidade fictícia de Tranquilina do Sul, cujos aspectos de ciência, tecnologia, sociedade, ambiente e ética tornavam a questão controversa. O júri simulado teve como base o jogo de papéis entre os atores responsáveis pelas diferentes fontes de energia propostas e representantes da sociedade, além da mediação da professora da turma que conduziu a discussão para a escolha de uma destas fontes. Também conduzimos do trabalho com a intensão de registrar os dados, a partir dos quais pudemos realizar análises e interpretações e propor discussões e inferências sobre as potencialidades desta prática para a formação de professores e para o ensino de ciências. Ao final, pudemos compreender a importância do trabalho que abrangeu conceitos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais que caracterizam o tema como sociocientífico.In this research, we sought to develop understandings about the work carried out during a simulated jury on a socio-scientific question (QSC) in the methodology of teaching physics in a Federal Institution of Higher Education (IFES), since there is still a gap in the Which refers to the studies that were prepared to interpret as practices of this nature may be potential for the training and performance of future teachers. Socio-scientific questions were linked to the implementation of a new source of electric power in the fictional city of Tranquilina do Sul, whose aspects of science, technology, society, environment and ethics made the issue controversial. The simulated jury was based on the role play between the actors responsible for the different proposed energy sources and representatives of society, as well as the mediation of the class teacher who led the discussion to choose one of these sources. In the end, we were able to understand the importance of the work that covered scientific, technological, environmental and social concepts that characterize the theme as socio-scientific. From the analyzes and interpretations, we could also propose discussions and inferences about the potential of this practice for the training of teachers and for teaching science.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Tetzener Junior, Adenilson FranciscoLopes, Nataly CarvalhoAbreu, Augusto Higor do Santos deBrina, DanielPires, Higor GustavoSilva, Rafael Pereira daOliveira, Cristiano Rocha de2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/597110.3895/rbect.v13n2.5971Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5971/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:55Zoai:periodicos.utfpr:article/5971Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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