Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Rosane Teresinha Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/313
Resumo: Os terrários são apontados, em muitas sugestões bibliográficas, para serem utilizados como "modelos de Ecossistemas terrestres". Este artigo relata a experiência realizada com estudantes de sexta série do ensino fundamental por suas professoras de Ciências, no qual foram construídos Terrários e estes foram observados durante trinta dias. O estudo permitiu detectar os princípios da Teoria Ecológica que não são contemplados na montagem dos mesmos. Concluiu-se que o Terrário não consegue reproduzir as condições do meio ambiente e não se constitui como a metodologia mais adequada para a observação de Ecossistemas terrestres.
id UTFPR-7_565e66d0ffd04b41688854ec68717b8b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/313
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológicaOs terrários são apontados, em muitas sugestões bibliográficas, para serem utilizados como "modelos de Ecossistemas terrestres". Este artigo relata a experiência realizada com estudantes de sexta série do ensino fundamental por suas professoras de Ciências, no qual foram construídos Terrários e estes foram observados durante trinta dias. O estudo permitiu detectar os princípios da Teoria Ecológica que não são contemplados na montagem dos mesmos. Concluiu-se que o Terrário não consegue reproduzir as condições do meio ambiente e não se constitui como a metodologia mais adequada para a observação de Ecossistemas terrestres.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/31310.3895/S1982-873X2009000100006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/313/279Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Rosane Teresinha Nascimento2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/313Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
title Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
spellingShingle Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
da Rosa, Rosane Teresinha Nascimento
title_short Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
title_full Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
title_fullStr Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
title_full_unstemmed Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
title_sort Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica
author da Rosa, Rosane Teresinha Nascimento
author_facet da Rosa, Rosane Teresinha Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Rosane Teresinha Nascimento
description Os terrários são apontados, em muitas sugestões bibliográficas, para serem utilizados como "modelos de Ecossistemas terrestres". Este artigo relata a experiência realizada com estudantes de sexta série do ensino fundamental por suas professoras de Ciências, no qual foram construídos Terrários e estes foram observados durante trinta dias. O estudo permitiu detectar os princípios da Teoria Ecológica que não são contemplados na montagem dos mesmos. Concluiu-se que o Terrário não consegue reproduzir as condições do meio ambiente e não se constitui como a metodologia mais adequada para a observação de Ecossistemas terrestres.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/313
10.3895/S1982-873X2009000100006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/313
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/313/279
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870886862848