A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veronez, Wanderley Marcílio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Schibicheski, Bruna Corina Emanuely, Sutil, Elisama, Brinatti, André Maurício, da Silva, Jeremias Borges, da Silva, Silvio Luiz Rutz, Colman, Jordana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551
Resumo: O aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano.
id UTFPR-7_0408718467d0c00eb0346d561ec4fb08
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/551
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básicoO aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Veronez, Wanderley MarcílioSchibicheski, Bruna Corina EmanuelySutil, ElisamaBrinatti, André Maurícioda Silva, Jeremias Borgesda Silva, Silvio Luiz RutzColman, Jordana2010-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/55110.3895/S1982-873X2009000300003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551/487Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/551Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
title A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
spellingShingle A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
Veronez, Wanderley Marcílio
title_short A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
title_full A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
title_fullStr A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
title_full_unstemmed A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
title_sort A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico
author Veronez, Wanderley Marcílio
author_facet Veronez, Wanderley Marcílio
Schibicheski, Bruna Corina Emanuely
Sutil, Elisama
Brinatti, André Maurício
da Silva, Jeremias Borges
da Silva, Silvio Luiz Rutz
Colman, Jordana
author_role author
author2 Schibicheski, Bruna Corina Emanuely
Sutil, Elisama
Brinatti, André Maurício
da Silva, Jeremias Borges
da Silva, Silvio Luiz Rutz
Colman, Jordana
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Veronez, Wanderley Marcílio
Schibicheski, Bruna Corina Emanuely
Sutil, Elisama
Brinatti, André Maurício
da Silva, Jeremias Borges
da Silva, Silvio Luiz Rutz
Colman, Jordana
description O aquecimento global tem recebido grande destaque na mídia em consequência das perturbações que o meio ambiente terrestre vem sofrendo. Nesse contexto a educação do cidadão para atitudes responsáveis é fundamental. Estas atividades são parte do projeto de extensão “Criação de Clubes de Ciências” cujo o objetivo é desenvolver nos estudantes o espírito critico e a aprendizagem do método científico. Este trabalho apresenta resultados de uma atividade desenvolvida no Clube de Ciências do município de Ipiranga – PR, que objetivou conscientizar estudantes da Educação Básica acerca do problema ambiental. A atividade baseou-se na observação, de um ecossistema representado por Terrários, durante o período de cinco meses. Foram montados dois terrários, simulando um ambiente de mata úmida. Esta atividade contribuiu para a formação de estudantes conscientes, capazes de observar um problema ambiental, usando o método científico para propor soluções e reconhecer as interrelações entre eventos ambientais e climáticos e o cotidiano.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551
10.3895/S1982-873X2009000300003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/551/487
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870953971712