A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires Junior, Francisco Paulo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos de livros didáticos relacionados à evolução biológica. A análise foi orientada pelos eixos já consolidados dessa área bem como das discussões atuais que envolvem evo-devo, plasticidade e herança epigenética.  Foram criadas sete categorias de análise: Contextualização histórica; Darwinismo e Lamarckismo; Síntese Evolutiva Moderna; genética de populações; Biologia do desenvolvimento; Plasticidade; e epigenética. Percebeu-se que os temas de análise das quatro primeiras categorias estão presentes em todos os livros analisados. Mesmo não sendo tratadas como temas da parte de evolução, foram encontradas noções de evo-devo e plasticidade em dois livros. A epigenética não foi encontrada em nenhum dos livros. Essa análise indica que novas pesquisas relacionadas tanto ao ensino de evolução, quanto à inserção de conhecimentos recentemente construídos são necessárias para uma visão mais profunda do tema, e para que se possam propor ações que incrementem o ensino de evolução biológica na educação básica.
id UTFPR-7_59e88a0aeaeedfed2605eddba5a2c7f9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2449
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológicaO objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos de livros didáticos relacionados à evolução biológica. A análise foi orientada pelos eixos já consolidados dessa área bem como das discussões atuais que envolvem evo-devo, plasticidade e herança epigenética.  Foram criadas sete categorias de análise: Contextualização histórica; Darwinismo e Lamarckismo; Síntese Evolutiva Moderna; genética de populações; Biologia do desenvolvimento; Plasticidade; e epigenética. Percebeu-se que os temas de análise das quatro primeiras categorias estão presentes em todos os livros analisados. Mesmo não sendo tratadas como temas da parte de evolução, foram encontradas noções de evo-devo e plasticidade em dois livros. A epigenética não foi encontrada em nenhum dos livros. Essa análise indica que novas pesquisas relacionadas tanto ao ensino de evolução, quanto à inserção de conhecimentos recentemente construídos são necessárias para uma visão mais profunda do tema, e para que se possam propor ações que incrementem o ensino de evolução biológica na educação básica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCaires Junior, Francisco PauloBologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/244910.3895/rbect.v8n3.2449Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449/2180Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:38:14Zoai:periodicos.utfpr:article/2449Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:38:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
title A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
spellingShingle A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
Caires Junior, Francisco Paulo
title_short A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
title_full A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
title_fullStr A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
title_full_unstemmed A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
title_sort A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
author Caires Junior, Francisco Paulo
author_facet Caires Junior, Francisco Paulo
Bologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida
author_role author
author2 Bologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Caires Junior, Francisco Paulo
Bologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida
description O objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos de livros didáticos relacionados à evolução biológica. A análise foi orientada pelos eixos já consolidados dessa área bem como das discussões atuais que envolvem evo-devo, plasticidade e herança epigenética.  Foram criadas sete categorias de análise: Contextualização histórica; Darwinismo e Lamarckismo; Síntese Evolutiva Moderna; genética de populações; Biologia do desenvolvimento; Plasticidade; e epigenética. Percebeu-se que os temas de análise das quatro primeiras categorias estão presentes em todos os livros analisados. Mesmo não sendo tratadas como temas da parte de evolução, foram encontradas noções de evo-devo e plasticidade em dois livros. A epigenética não foi encontrada em nenhum dos livros. Essa análise indica que novas pesquisas relacionadas tanto ao ensino de evolução, quanto à inserção de conhecimentos recentemente construídos são necessárias para uma visão mais profunda do tema, e para que se possam propor ações que incrementem o ensino de evolução biológica na educação básica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449
10.3895/rbect.v8n3.2449
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n3.2449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449/2180
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871857844224