A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos de livros didáticos relacionados à evolução biológica. A análise foi orientada pelos eixos já consolidados dessa área bem como das discussões atuais que envolvem evo-devo, plasticidade e herança epigenética. Foram criadas sete categorias de análise: Contextualização histórica; Darwinismo e Lamarckismo; Síntese Evolutiva Moderna; genética de populações; Biologia do desenvolvimento; Plasticidade; e epigenética. Percebeu-se que os temas de análise das quatro primeiras categorias estão presentes em todos os livros analisados. Mesmo não sendo tratadas como temas da parte de evolução, foram encontradas noções de evo-devo e plasticidade em dois livros. A epigenética não foi encontrada em nenhum dos livros. Essa análise indica que novas pesquisas relacionadas tanto ao ensino de evolução, quanto à inserção de conhecimentos recentemente construídos são necessárias para uma visão mais profunda do tema, e para que se possam propor ações que incrementem o ensino de evolução biológica na educação básica. |
id |
UTFPR-7_59e88a0aeaeedfed2605eddba5a2c7f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2449 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológicaO objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos de livros didáticos relacionados à evolução biológica. A análise foi orientada pelos eixos já consolidados dessa área bem como das discussões atuais que envolvem evo-devo, plasticidade e herança epigenética. Foram criadas sete categorias de análise: Contextualização histórica; Darwinismo e Lamarckismo; Síntese Evolutiva Moderna; genética de populações; Biologia do desenvolvimento; Plasticidade; e epigenética. Percebeu-se que os temas de análise das quatro primeiras categorias estão presentes em todos os livros analisados. Mesmo não sendo tratadas como temas da parte de evolução, foram encontradas noções de evo-devo e plasticidade em dois livros. A epigenética não foi encontrada em nenhum dos livros. Essa análise indica que novas pesquisas relacionadas tanto ao ensino de evolução, quanto à inserção de conhecimentos recentemente construídos são necessárias para uma visão mais profunda do tema, e para que se possam propor ações que incrementem o ensino de evolução biológica na educação básica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCaires Junior, Francisco PauloBologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/244910.3895/rbect.v8n3.2449Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449/2180Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:38:14Zoai:periodicos.utfpr:article/2449Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:38:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica |
title |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica |
spellingShingle |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica Caires Junior, Francisco Paulo |
title_short |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica |
title_full |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica |
title_fullStr |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica |
title_full_unstemmed |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica |
title_sort |
A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica |
author |
Caires Junior, Francisco Paulo |
author_facet |
Caires Junior, Francisco Paulo Bologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Bologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caires Junior, Francisco Paulo Bologna Soares de Andrade, Mariana Aparecida |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar conteúdos de livros didáticos relacionados à evolução biológica. A análise foi orientada pelos eixos já consolidados dessa área bem como das discussões atuais que envolvem evo-devo, plasticidade e herança epigenética. Foram criadas sete categorias de análise: Contextualização histórica; Darwinismo e Lamarckismo; Síntese Evolutiva Moderna; genética de populações; Biologia do desenvolvimento; Plasticidade; e epigenética. Percebeu-se que os temas de análise das quatro primeiras categorias estão presentes em todos os livros analisados. Mesmo não sendo tratadas como temas da parte de evolução, foram encontradas noções de evo-devo e plasticidade em dois livros. A epigenética não foi encontrada em nenhum dos livros. Essa análise indica que novas pesquisas relacionadas tanto ao ensino de evolução, quanto à inserção de conhecimentos recentemente construídos são necessárias para uma visão mais profunda do tema, e para que se possam propor ações que incrementem o ensino de evolução biológica na educação básica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449 10.3895/rbect.v8n3.2449 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n3.2449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2449/2180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871857844224 |