Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menestrina, Tatiana C.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bazzo, Walter Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228
Resumo: São apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a “Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia” apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. “A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada”, aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos.
id UTFPR-7_650d032a366fb967083e566b8f17a738
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/228
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigenteSão apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a “Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia” apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. “A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada”, aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Menestrina, Tatiana C.Bazzo, Walter Antônio2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/22810.3895/S1982-873X2008000200001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228/201Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/228Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
title Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
spellingShingle Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
Menestrina, Tatiana C.
title_short Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
title_full Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
title_fullStr Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
title_full_unstemmed Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
title_sort Ciência, tecnologia e sociedade e formação do engenheiro: análise da legislação vigente
author Menestrina, Tatiana C.
author_facet Menestrina, Tatiana C.
Bazzo, Walter Antônio
author_role author
author2 Bazzo, Walter Antônio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menestrina, Tatiana C.
Bazzo, Walter Antônio
description São apresentados, neste artigo, inicialmente, determinados enfoques teóricos com o objetivo de evidenciar algumas concepções acerca dos paradigmas educacionais, ensino de engenharia, epistemologia da construção do conhecimento em educação e as perspectivas em termos de Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS. Como segundo aspecto analisa-se, a “Legislação nacional: um recorte para os cursos de Engenharia” apresentando a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e as Diretrizes Curriculares que norteiam os cursos de Engenharia no Brasil e que demarcam as principais questões para a construção de Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPPs. Realiza-se uma apreciação teórica e conceitual, pois se entende que só a partir dela é possível compreender o que é esperado do engenheiro em termos de habilidades e competências. “A Formação do Engenheiro numa perspectiva de CTS: uma realidade a ser estudada”, aponta para questões relativas à Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS vinculados a ensino de engenharia. As concepções de CTS têm sido motivo de constantes estudos, entre os diversos segmentos sociais. A proposta deste artigo é, portanto, uma reflexão sobre a possibilidade da formação de engenheiros cidadãos que tenham a capacidade de valer-se dos conhecimentos acadêmicos em seu dia-a-dia, interatuando com a Sociedade na qual estão inseridos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228
10.3895/S1982-873X2008000200001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2008000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/228/201
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20080002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871406956544