Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Dircéia Matiele de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Sandra Inês Adams Angnes, Giusti, Edneia Durli, Stadler, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8674
Resumo: Considerando a importância das aulas experimentais e as dificuldades encontradas por professores de Química para esta prática, este estudo teve como objetivo apresentar uma abordagem experimental investigativa por meio de um método alternativo para determinação de vitamina C em suco de laranjas. Durante o trabalho, avaliou-se o teor de vitamina C em quatro espécies de laranjas comercializadas na região pelo método titulométrico de oxirredução, utilizando lugol como reagente alternativo. Os resultados mostraram-se de acordo com o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento, que determina um teor mínimo de 2,5 mg de vitamina C. No decorrer do artigo também apresenta-se conhecimentos históricos, sociológicos, aspectos químicos e biológicos da vitamina C, que permitem uma leitura crítica e possibilidades de contextualização com a prática experimental. Finalmente, são apresentadas possibilidades de aplicação no ensino de Química.
id UTFPR-7_65eff5e65eb2babdcf8fa8ce993912f0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8674
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de químicaDetermination of vitamin C in orange juice: an experimental research proposal for application in Chemistry teachingEnsino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de EnsinoVitamina C; Ensino de Química; Experimentação.Vitamin C; Chemistry teaching; ExperimentationConsiderando a importância das aulas experimentais e as dificuldades encontradas por professores de Química para esta prática, este estudo teve como objetivo apresentar uma abordagem experimental investigativa por meio de um método alternativo para determinação de vitamina C em suco de laranjas. Durante o trabalho, avaliou-se o teor de vitamina C em quatro espécies de laranjas comercializadas na região pelo método titulométrico de oxirredução, utilizando lugol como reagente alternativo. Os resultados mostraram-se de acordo com o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento, que determina um teor mínimo de 2,5 mg de vitamina C. No decorrer do artigo também apresenta-se conhecimentos históricos, sociológicos, aspectos químicos e biológicos da vitamina C, que permitem uma leitura crítica e possibilidades de contextualização com a prática experimental. Finalmente, são apresentadas possibilidades de aplicação no ensino de Química.Considering the importance of the experimental classes and the difficulties founded by many Chemistry teachers considering this practice, this study aimed to present an investigative experimental approach by means of an alternative method of vitamin C determination in orange juice. For this work, the vitamin C content was evaluated in 4 species of oranges commercialized in the region by the oxirreduction titration method, using lugol as an alternative reactant. The results were in agreement with the Ministry of Agriculture and Development, which determines a minimum content of 2.5 mg of vitamin C in 10 mL orange juice. The article also presents historical, sociological, chemical and biological aspects of vitamin C, which allow a critical reading and possibilities of contextualization with the experimental practice. At the end, are presented possibilities to apply this experiment during Chemistry classes are presented.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bueno, Dircéia Matiele de AlmeidaGomes, Sandra Inês Adams AngnesGiusti, Edneia DurliStadler, João Paulo2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/867410.3895/rbect.v12n3.8674Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8674/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:49Zoai:periodicos.utfpr:article/8674Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
Determination of vitamin C in orange juice: an experimental research proposal for application in Chemistry teaching
title Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
spellingShingle Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
Bueno, Dircéia Matiele de Almeida
Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Vitamina C; Ensino de Química; Experimentação.
Vitamin C; Chemistry teaching; Experimentation
title_short Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
title_full Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
title_fullStr Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
title_full_unstemmed Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
title_sort Determinação da vitamina C em suco de laranja: uma proposta experimental investigativa para aplicação no ensino de química
author Bueno, Dircéia Matiele de Almeida
author_facet Bueno, Dircéia Matiele de Almeida
Gomes, Sandra Inês Adams Angnes
Giusti, Edneia Durli
Stadler, João Paulo
author_role author
author2 Gomes, Sandra Inês Adams Angnes
Giusti, Edneia Durli
Stadler, João Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Dircéia Matiele de Almeida
Gomes, Sandra Inês Adams Angnes
Giusti, Edneia Durli
Stadler, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Vitamina C; Ensino de Química; Experimentação.
Vitamin C; Chemistry teaching; Experimentation
topic Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Vitamina C; Ensino de Química; Experimentação.
Vitamin C; Chemistry teaching; Experimentation
description Considerando a importância das aulas experimentais e as dificuldades encontradas por professores de Química para esta prática, este estudo teve como objetivo apresentar uma abordagem experimental investigativa por meio de um método alternativo para determinação de vitamina C em suco de laranjas. Durante o trabalho, avaliou-se o teor de vitamina C em quatro espécies de laranjas comercializadas na região pelo método titulométrico de oxirredução, utilizando lugol como reagente alternativo. Os resultados mostraram-se de acordo com o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento, que determina um teor mínimo de 2,5 mg de vitamina C. No decorrer do artigo também apresenta-se conhecimentos históricos, sociológicos, aspectos químicos e biológicos da vitamina C, que permitem uma leitura crítica e possibilidades de contextualização com a prática experimental. Finalmente, são apresentadas possibilidades de aplicação no ensino de Química.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8674
10.3895/rbect.v12n3.8674
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8674
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n3.8674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8674/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870019690496