Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826 |
Resumo: | A comunicação é um processo inerente ao ser humano, que, ao longo da sua história, vem desenvolvendo tecnologias para promovê-la. Desde a invenção da grafia até os mais complexos sistemas computacionais, as competências sociais têm se modificado e exigido novos mecanismos de apropriação da escrita e da leitura. Nesta década, uma das marcantes necessidades está relacionada ao domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura, que também preparam para atuar de forma presente na sociedade digital. Tais competências têm se apresentado um desafio ao sistema educacional, que não está preparado para lidar com a geração de nativos digitais, os quais nasceram em um mundo tecnológico e, portanto, são usuários natos dessas ferramentas. Nesse arcabouço, as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática. |
id |
UTFPR-7_6d0c1ef6fe18bbcd1f5ba6e38cad437f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1826 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressãoA comunicação é um processo inerente ao ser humano, que, ao longo da sua história, vem desenvolvendo tecnologias para promovê-la. Desde a invenção da grafia até os mais complexos sistemas computacionais, as competências sociais têm se modificado e exigido novos mecanismos de apropriação da escrita e da leitura. Nesta década, uma das marcantes necessidades está relacionada ao domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura, que também preparam para atuar de forma presente na sociedade digital. Tais competências têm se apresentado um desafio ao sistema educacional, que não está preparado para lidar com a geração de nativos digitais, os quais nasceram em um mundo tecnológico e, portanto, são usuários natos dessas ferramentas. Nesse arcabouço, as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nascimento, Lucy Mirian Campos TavaresGarcia, Lenise Aparecida Martins2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/182610.3895/rbect.v8n3.1826Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826/2187Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:43:48Zoai:periodicos.utfpr:article/1826Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:43:48Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão |
title |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão |
spellingShingle |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares |
title_short |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão |
title_full |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão |
title_fullStr |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão |
title_full_unstemmed |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão |
title_sort |
Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão |
author |
Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares |
author_facet |
Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares Garcia, Lenise Aparecida Martins |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Lenise Aparecida Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares Garcia, Lenise Aparecida Martins |
description |
A comunicação é um processo inerente ao ser humano, que, ao longo da sua história, vem desenvolvendo tecnologias para promovê-la. Desde a invenção da grafia até os mais complexos sistemas computacionais, as competências sociais têm se modificado e exigido novos mecanismos de apropriação da escrita e da leitura. Nesta década, uma das marcantes necessidades está relacionada ao domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura, que também preparam para atuar de forma presente na sociedade digital. Tais competências têm se apresentado um desafio ao sistema educacional, que não está preparado para lidar com a geração de nativos digitais, os quais nasceram em um mundo tecnológico e, portanto, são usuários natos dessas ferramentas. Nesse arcabouço, as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826 10.3895/rbect.v8n3.1826 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n3.1826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826/2187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871455191040 |