Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garcia, Lenise Aparecida Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826
Resumo: A comunicação é um processo inerente ao ser humano, que, ao longo da sua história, vem desenvolvendo tecnologias para promovê-la. Desde a invenção da grafia até os mais complexos sistemas computacionais, as competências sociais têm se modificado e exigido novos mecanismos de apropriação da escrita e da leitura. Nesta década, uma das marcantes necessidades está relacionada ao domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura, que também preparam para atuar de forma presente na sociedade digital. Tais competências têm se apresentado um desafio ao sistema educacional, que não está preparado para lidar com a geração de nativos digitais, os quais nasceram em um mundo tecnológico e, portanto, são usuários natos dessas ferramentas. Nesse arcabouço, as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática.
id UTFPR-7_6d0c1ef6fe18bbcd1f5ba6e38cad437f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1826
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressãoA comunicação é um processo inerente ao ser humano, que, ao longo da sua história, vem desenvolvendo tecnologias para promovê-la. Desde a invenção da grafia até os mais complexos sistemas computacionais, as competências sociais têm se modificado e exigido novos mecanismos de apropriação da escrita e da leitura. Nesta década, uma das marcantes necessidades está relacionada ao domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura, que também preparam para atuar de forma presente na sociedade digital. Tais competências têm se apresentado um desafio ao sistema educacional, que não está preparado para lidar com a geração de nativos digitais, os quais nasceram em um mundo tecnológico e, portanto, são usuários natos dessas ferramentas. Nesse arcabouço, as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nascimento, Lucy Mirian Campos TavaresGarcia, Lenise Aparecida Martins2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/182610.3895/rbect.v8n3.1826Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826/2187Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:43:48Zoai:periodicos.utfpr:article/1826Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:43:48Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
title Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
spellingShingle Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares
title_short Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
title_full Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
title_fullStr Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
title_full_unstemmed Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
title_sort Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão
author Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares
author_facet Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares
Garcia, Lenise Aparecida Martins
author_role author
author2 Garcia, Lenise Aparecida Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lucy Mirian Campos Tavares
Garcia, Lenise Aparecida Martins
description A comunicação é um processo inerente ao ser humano, que, ao longo da sua história, vem desenvolvendo tecnologias para promovê-la. Desde a invenção da grafia até os mais complexos sistemas computacionais, as competências sociais têm se modificado e exigido novos mecanismos de apropriação da escrita e da leitura. Nesta década, uma das marcantes necessidades está relacionada ao domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura, que também preparam para atuar de forma presente na sociedade digital. Tais competências têm se apresentado um desafio ao sistema educacional, que não está preparado para lidar com a geração de nativos digitais, os quais nasceram em um mundo tecnológico e, portanto, são usuários natos dessas ferramentas. Nesse arcabouço, as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826
10.3895/rbect.v8n3.1826
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n3.1826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1826/2187
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871455191040