Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459 |
Resumo: | Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins. |
id |
UTFPR-7_6f27b80db31cb388e781b1e3503a497b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1459 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdoEste artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESAlmeida, Rosiney RochaAraujo Jr., Carlos FernandoChaves, Andréa Carla LeiteSantos, Cintia Aparecida Bento dos2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/145910.3895/S1982-873X2014000200005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459/1271Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T12:48:07Zoai:periodicos.utfpr:article/1459Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-09-26T12:48:07Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo |
title |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo |
spellingShingle |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo Almeida, Rosiney Rocha |
title_short |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo |
title_full |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo |
title_fullStr |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo |
title_full_unstemmed |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo |
title_sort |
Um mapeamento de teses e dissertações sobre o processo de avaliação de Objetos de Aprendizagem: uma análise de conteúdo |
author |
Almeida, Rosiney Rocha |
author_facet |
Almeida, Rosiney Rocha Araujo Jr., Carlos Fernando Chaves, Andréa Carla Leite Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author_role |
author |
author2 |
Araujo Jr., Carlos Fernando Chaves, Andréa Carla Leite Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rosiney Rocha Araujo Jr., Carlos Fernando Chaves, Andréa Carla Leite Santos, Cintia Aparecida Bento dos |
description |
Este artigo apresenta um mapeamento e evidencia a abordagem da avaliação pedagógica de Objetos de Aprendizagem (OA) em teses e dissertações depositadas no banco de teses da Capes no período de 2002 a 2011. A metodologia utilizada na pesquisa documental dessas publicações foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2009).A análise da categoria, que trata dos objetivos das pesquisas, apontou para o fato de que o processo de avaliação de OA tem sido tratado como parte final do processo de desenvolvimento dos OA. São poucas as pesquisas que se ocupam exclusivamente da avaliação dos objetos, isso talvez seja, em parte, devido ao uso relativamente recente desses recursos digitais no contexto da sala de aula.Observou-se ainda que não há padronização dessas avaliações ou uma tendência específica, dada a diversidade das fundamentações teóricas e dos métodos utilizados para estes fins. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459 10.3895/S1982-873X2014000200005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2014000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1459/1271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 2 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870469529600 |