Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fabiana Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Iranilson Buriti de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923
Resumo: Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo.
id UTFPR-7_818f27e54fdff742a7ed74c1a486d439
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5923
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaDEducational sensitivity in the learning evaluation process in the distance education forumEducação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia EducacionalEducação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas.Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivityOs avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo.Advances in Information and Communication Technologies (ICT) are enabling the growth and improvement of distance learning. However, it is essential to make reflections and discussions about some pedagogical instruments used in Distance Education - DE. Thus, this article proposes to demonstrate the result of a research that aimed to: identify the pedagogical mediations and analyze the sensitivity of online tutors of the Legal Services technical course, at the Piauí Federal Institute of Education, Science and Technology, during the evaluation practice in the Virtual Learning Environment forum - Moodle. Methodologically, we used qualitative approaches and, as data collection instruments, non-participatory observation in the learning platform, as well as semi-structured interviews with the online tutors. The results indicate marks of sensitivity in the online tutors' evaluation practices, because during the evaluation of the forums they demonstrated empathy with students' particular situations, respecting their subjectivity, valuing their opinions, in addition to using common sense in the evaluation process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sousa, Fabiana AraújoOliveira, Iranilson Buriti de2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/592310.3895/rbect.v13n2.5923Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:55Zoai:periodicos.utfpr:article/5923Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
Educational sensitivity in the learning evaluation process in the distance education forum
title Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
spellingShingle Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
Sousa, Fabiana Araújo
Educação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia Educacional
Educação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas.
Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivity
title_short Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
title_full Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
title_fullStr Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
title_full_unstemmed Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
title_sort Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
author Sousa, Fabiana Araújo
author_facet Sousa, Fabiana Araújo
Oliveira, Iranilson Buriti de
author_role author
author2 Oliveira, Iranilson Buriti de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Fabiana Araújo
Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia Educacional
Educação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas.
Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivity
topic Educação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia Educacional
Educação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas.
Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivity
description Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923
10.3895/rbect.v13n2.5923
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n2.5923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871026323456