Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923 |
Resumo: | Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo. |
id |
UTFPR-7_818f27e54fdff742a7ed74c1a486d439 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5923 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaDEducational sensitivity in the learning evaluation process in the distance education forumEducação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia EducacionalEducação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas.Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivityOs avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo.Advances in Information and Communication Technologies (ICT) are enabling the growth and improvement of distance learning. However, it is essential to make reflections and discussions about some pedagogical instruments used in Distance Education - DE. Thus, this article proposes to demonstrate the result of a research that aimed to: identify the pedagogical mediations and analyze the sensitivity of online tutors of the Legal Services technical course, at the Piauí Federal Institute of Education, Science and Technology, during the evaluation practice in the Virtual Learning Environment forum - Moodle. Methodologically, we used qualitative approaches and, as data collection instruments, non-participatory observation in the learning platform, as well as semi-structured interviews with the online tutors. The results indicate marks of sensitivity in the online tutors' evaluation practices, because during the evaluation of the forums they demonstrated empathy with students' particular situations, respecting their subjectivity, valuing their opinions, in addition to using common sense in the evaluation process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sousa, Fabiana AraújoOliveira, Iranilson Buriti de2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/592310.3895/rbect.v13n2.5923Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:55Zoai:periodicos.utfpr:article/5923Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:55Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD Educational sensitivity in the learning evaluation process in the distance education forum |
title |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD |
spellingShingle |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD Sousa, Fabiana Araújo Educação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia Educacional Educação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas. Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivity |
title_short |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD |
title_full |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD |
title_fullStr |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD |
title_full_unstemmed |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD |
title_sort |
Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD |
author |
Sousa, Fabiana Araújo |
author_facet |
Sousa, Fabiana Araújo Oliveira, Iranilson Buriti de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Iranilson Buriti de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Fabiana Araújo Oliveira, Iranilson Buriti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia Educacional Educação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas. Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivity |
topic |
Educação, Avaliação de Aprendizagem, Tecnologia Educacional Educação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas. Distance education; Role of the online tutor; Evaluation of learning; Pedagogical mediations; Educational sensitivity |
description |
Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923 10.3895/rbect.v13n2.5923 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n2.5923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 2 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871026323456 |