O trabalho se modifica na pandemia COVID-19: uma “leitura positiva” das formas de enfrentamento das mudanças pelos professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nozaki, Izumi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pichitelli, Eliseu, Figueiredo, Claudio Jose Santana de, Bressan, Itamar Jose, Carlos, Rinalda Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14790
Resumo: Durante a implantação das mais recentes reformas, ocorreu a pandemia da COVID-19, que levou à substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Neste novo contexto de trabalho, os professores iniciantes foram os mais afetados devido à falta de formação para o ensino a distância e também para a implantação da nova base curricular. Por este motivo, o presente estudo buscou ouvir cinco professoras em estágio probatório, da rede pública do Estado de Mato Grosso, para compreender de que forma elas confrontaram e geriram as mudanças impostas pela pandemia. O estudo de natureza qualitativa e exploratória foi desenvolvido utilizando a técnica da auto-confrontação, apoiada na Teoria da Clínica da Atividade, e as respostas a duas perguntas, a saber “como foi a experiência de gravar uma aula” e “quais são as condições de trabalho visíveis e invisíveis no vídeo que levaram você a realizar a atividade tal como realizou” foram analisadas utilizando-se a abordagem da “leitura positiva”. Em síntese, o estudo revelou, de um lado, a falta de condições tecnológicas tanto dos alunos como dos professores, e de outro, uma reação fortemente assertiva por parte das cinco professoras em face às mudanças e também uma atitude sensível perante o outro (pais e crianças) mais frágil e vulnerável. Com isto, o estudo concluiu que essas professoras iniciantes são pessoas que se formaram com valores predominantes como a solidariedade que fazem parte dos ideais da Nova República, mas hoje se encontram exatamente entre as velhas e as novas reformas da educação.
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spelling O trabalho se modifica na pandemia COVID-19: uma “leitura positiva” das formas de enfrentamento das mudanças pelos professores iniciantesThe work changes in the COVID-19 pandemic: a “positive reading” of the ways in which beginner teachers face changesEducação. Fundamentos da EducaçãoPandemia COVID-19; Professor iniciante; Ensino remotoCOVID-19 pandemic; Beginner teacher; Remote teachingDurante a implantação das mais recentes reformas, ocorreu a pandemia da COVID-19, que levou à substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Neste novo contexto de trabalho, os professores iniciantes foram os mais afetados devido à falta de formação para o ensino a distância e também para a implantação da nova base curricular. Por este motivo, o presente estudo buscou ouvir cinco professoras em estágio probatório, da rede pública do Estado de Mato Grosso, para compreender de que forma elas confrontaram e geriram as mudanças impostas pela pandemia. O estudo de natureza qualitativa e exploratória foi desenvolvido utilizando a técnica da auto-confrontação, apoiada na Teoria da Clínica da Atividade, e as respostas a duas perguntas, a saber “como foi a experiência de gravar uma aula” e “quais são as condições de trabalho visíveis e invisíveis no vídeo que levaram você a realizar a atividade tal como realizou” foram analisadas utilizando-se a abordagem da “leitura positiva”. Em síntese, o estudo revelou, de um lado, a falta de condições tecnológicas tanto dos alunos como dos professores, e de outro, uma reação fortemente assertiva por parte das cinco professoras em face às mudanças e também uma atitude sensível perante o outro (pais e crianças) mais frágil e vulnerável. Com isto, o estudo concluiu que essas professoras iniciantes são pessoas que se formaram com valores predominantes como a solidariedade que fazem parte dos ideais da Nova República, mas hoje se encontram exatamente entre as velhas e as novas reformas da educação.During the implementation of the most recent reforms, the COVID-19 pandemic occurred, which led to the replacement of face-to-face teaching by remote teaching. In this new work context, beginner teachers were the most affected due to the lack of training for distance teaching and also for the implementation of the new curricular base. For this reason, the present study sought to hear five teachers in probationary training, from the public network of the State of Mato Grosso, to understand how they confronted and managed the changes imposed by the pandemic. The qualitative and exploratory study was developed using the technique of self-confrontation, supported by the Clinical Activity Theory, and the answers to two questions, namely “how was the experience of recording a class” and “what are the visible and invisible working conditions in the video that led you to carry out the activity as you did” were analyzed using the “positive reading” approach. In summary, the study revealed, on the one hand, the lack of technological conditions for both students and teachers, and on the other, a strong assertive reaction on the part of the five teachers in the face of changes and also a sensitive attitude towards the other (parents and children) more fragile and vulnerable. With this, the study concluded that these beginner teachers are people who were formed with predominant values such as solidarity that are part of the ideals of the New Republic, but today they are exactly between the old and the new education reforms.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Teachers College/Columbia UniversityFundação LemannNozaki, IzumiPichitelli, EliseuFigueiredo, Claudio Jose Santana deBressan, Itamar JoseCarlos, Rinalda Bezerra2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479010.3895/rbect.v15n1.14790Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann1982-873X10.3895/rbect.v15n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14790/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14790/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14790/2427Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:36:02Zoai:periodicos.utfpr:article/14790Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-04-30T22:36:02Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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