Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297
Resumo: O cinema pode ser uma ferramenta com potencial de promoção da cultura pessoal do estudante em cultura escolar. Para tanto, o professor adquire papel chave, assumindo papel mediador. No entanto falta à este apropriar-se do cinema como uma manifestação artística e técnica, portadora de uma linguagem peculiar. No Ensino de Ciências em particular, falta uma aproximação com conhecimentos da área de cinema que viabilizariam um olhar mais crítico sob a ciência no cinema. Nossas intenções residem em estabelecer uma aproximação com este quadro teórico, especialmente a teoria de linguagem cinematográfica de Marcel Martin que pressupõe uma tensão dialética entre espectador e filme. Encontramos neste conceito confluência com a teoria de mediação semiótica de Vigotski, possibilitando diálogos entre estas. Esta abordagem teórica aponta para caminhos pouco explorados pela pesquisa de Ensino de Ciência, possibilitando uma discussão em sala de aula de uma ciência mais humana e menos dura.
id UTFPR-7_8c057e9dab03bb40f49841de37af8448
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5297
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográficaEnsino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; VigotskiO cinema pode ser uma ferramenta com potencial de promoção da cultura pessoal do estudante em cultura escolar. Para tanto, o professor adquire papel chave, assumindo papel mediador. No entanto falta à este apropriar-se do cinema como uma manifestação artística e técnica, portadora de uma linguagem peculiar. No Ensino de Ciências em particular, falta uma aproximação com conhecimentos da área de cinema que viabilizariam um olhar mais crítico sob a ciência no cinema. Nossas intenções residem em estabelecer uma aproximação com este quadro teórico, especialmente a teoria de linguagem cinematográfica de Marcel Martin que pressupõe uma tensão dialética entre espectador e filme. Encontramos neste conceito confluência com a teoria de mediação semiótica de Vigotski, possibilitando diálogos entre estas. Esta abordagem teórica aponta para caminhos pouco explorados pela pesquisa de Ensino de Ciência, possibilitando uma discussão em sala de aula de uma ciência mais humana e menos dura.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FAPERJde Mello, Rodrigo Vasconcelos MachadoAraujo Neto, Waldmir Nascimento de2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/529710.3895/rbect.v10n3.5297Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5297Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
title Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
spellingShingle Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado
Ensino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; Vigotski
title_short Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
title_full Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
title_fullStr Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
title_full_unstemmed Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
title_sort Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
author de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado
author_facet de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado
Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
author_role author
author2 Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERJ
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado
Araujo Neto, Waldmir Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; Vigotski
topic Ensino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; Vigotski
description O cinema pode ser uma ferramenta com potencial de promoção da cultura pessoal do estudante em cultura escolar. Para tanto, o professor adquire papel chave, assumindo papel mediador. No entanto falta à este apropriar-se do cinema como uma manifestação artística e técnica, portadora de uma linguagem peculiar. No Ensino de Ciências em particular, falta uma aproximação com conhecimentos da área de cinema que viabilizariam um olhar mais crítico sob a ciência no cinema. Nossas intenções residem em estabelecer uma aproximação com este quadro teórico, especialmente a teoria de linguagem cinematográfica de Marcel Martin que pressupõe uma tensão dialética entre espectador e filme. Encontramos neste conceito confluência com a teoria de mediação semiótica de Vigotski, possibilitando diálogos entre estas. Esta abordagem teórica aponta para caminhos pouco explorados pela pesquisa de Ensino de Ciência, possibilitando uma discussão em sala de aula de uma ciência mais humana e menos dura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297
10.3895/rbect.v10n3.5297
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n3.5297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870583824384