Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297 |
Resumo: | O cinema pode ser uma ferramenta com potencial de promoção da cultura pessoal do estudante em cultura escolar. Para tanto, o professor adquire papel chave, assumindo papel mediador. No entanto falta à este apropriar-se do cinema como uma manifestação artística e técnica, portadora de uma linguagem peculiar. No Ensino de Ciências em particular, falta uma aproximação com conhecimentos da área de cinema que viabilizariam um olhar mais crítico sob a ciência no cinema. Nossas intenções residem em estabelecer uma aproximação com este quadro teórico, especialmente a teoria de linguagem cinematográfica de Marcel Martin que pressupõe uma tensão dialética entre espectador e filme. Encontramos neste conceito confluência com a teoria de mediação semiótica de Vigotski, possibilitando diálogos entre estas. Esta abordagem teórica aponta para caminhos pouco explorados pela pesquisa de Ensino de Ciência, possibilitando uma discussão em sala de aula de uma ciência mais humana e menos dura. |
id |
UTFPR-7_8c057e9dab03bb40f49841de37af8448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5297 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográficaEnsino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; VigotskiO cinema pode ser uma ferramenta com potencial de promoção da cultura pessoal do estudante em cultura escolar. Para tanto, o professor adquire papel chave, assumindo papel mediador. No entanto falta à este apropriar-se do cinema como uma manifestação artística e técnica, portadora de uma linguagem peculiar. No Ensino de Ciências em particular, falta uma aproximação com conhecimentos da área de cinema que viabilizariam um olhar mais crítico sob a ciência no cinema. Nossas intenções residem em estabelecer uma aproximação com este quadro teórico, especialmente a teoria de linguagem cinematográfica de Marcel Martin que pressupõe uma tensão dialética entre espectador e filme. Encontramos neste conceito confluência com a teoria de mediação semiótica de Vigotski, possibilitando diálogos entre estas. Esta abordagem teórica aponta para caminhos pouco explorados pela pesquisa de Ensino de Ciência, possibilitando uma discussão em sala de aula de uma ciência mais humana e menos dura.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FAPERJde Mello, Rodrigo Vasconcelos MachadoAraujo Neto, Waldmir Nascimento de2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/529710.3895/rbect.v10n3.5297Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5297Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica |
title |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica |
spellingShingle |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado Ensino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; Vigotski |
title_short |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica |
title_full |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica |
title_fullStr |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica |
title_full_unstemmed |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica |
title_sort |
Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica |
author |
de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado |
author_facet |
de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado Araujo Neto, Waldmir Nascimento de |
author_role |
author |
author2 |
Araujo Neto, Waldmir Nascimento de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPERJ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Mello, Rodrigo Vasconcelos Machado Araujo Neto, Waldmir Nascimento de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; Vigotski |
topic |
Ensino-Aprendizagem; Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; Vigotski |
description |
O cinema pode ser uma ferramenta com potencial de promoção da cultura pessoal do estudante em cultura escolar. Para tanto, o professor adquire papel chave, assumindo papel mediador. No entanto falta à este apropriar-se do cinema como uma manifestação artística e técnica, portadora de uma linguagem peculiar. No Ensino de Ciências em particular, falta uma aproximação com conhecimentos da área de cinema que viabilizariam um olhar mais crítico sob a ciência no cinema. Nossas intenções residem em estabelecer uma aproximação com este quadro teórico, especialmente a teoria de linguagem cinematográfica de Marcel Martin que pressupõe uma tensão dialética entre espectador e filme. Encontramos neste conceito confluência com a teoria de mediação semiótica de Vigotski, possibilitando diálogos entre estas. Esta abordagem teórica aponta para caminhos pouco explorados pela pesquisa de Ensino de Ciência, possibilitando uma discussão em sala de aula de uma ciência mais humana e menos dura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297 10.3895/rbect.v10n3.5297 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n3.5297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5297/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870583824384 |