Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12283 |
Resumo: | Neste artigo analisamos o livro infantil Coronavírus – enquanto produto de uma prática pedagógica insubordinada criativamente – como potencializador da Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A priori, discutimos o que autores como Fourez (1994; 1997) e D’Ambrosio e Lopes (2014; 2015) entendem por alfabetização científica e tecnológica e por insubordinação criativa, respectivamente. Buscamos relacionar tais conceitos ao contexto do Ensino de Ciências que é desenvolvido nos anos iniciais. Nosso objetivo é compreender de que forma o conhecimento científico a respeito da pandemia de coronavírus é abordado no livro para fins da alfabetização científica dos estudantes. A metodologia proposta nessa investigação está circunscrita, basicamente, à nossa análise interpretativa sobre a obra mencionada na perspectiva dos referenciais teóricos de alfabetização científica e tecnológica e da insubordinação criativa. Em nossas análises o livro permite, por meio da linguagem didaticamente transposta aos leitores a que se destina, aproximação ao conhecimento científico recorrendo ao uso de metáforas, comparações e correlações relativas ao cotidiano das crianças; além disso, o conteúdo da obra leva os estudantes à reflexão e lhes permite tomadas de decisão significativas para o bem-estar individual e coletivo, especialmente no que se refere à pandemia disseminada no mundo. |
id |
UTFPR-7_94756e0c9737486142a4d59776a2b898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12283 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciaisCreatively insubordinated pedagogical practice: the children’s Coronavírus book as a potentializer of scientific-technological literacy in science teaching in the early yearsEducação. Fundamentos da educação.Alfabetização científica e tecnológica; Ensino de Ciências; Insubordinação criativaNeste artigo analisamos o livro infantil Coronavírus – enquanto produto de uma prática pedagógica insubordinada criativamente – como potencializador da Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A priori, discutimos o que autores como Fourez (1994; 1997) e D’Ambrosio e Lopes (2014; 2015) entendem por alfabetização científica e tecnológica e por insubordinação criativa, respectivamente. Buscamos relacionar tais conceitos ao contexto do Ensino de Ciências que é desenvolvido nos anos iniciais. Nosso objetivo é compreender de que forma o conhecimento científico a respeito da pandemia de coronavírus é abordado no livro para fins da alfabetização científica dos estudantes. A metodologia proposta nessa investigação está circunscrita, basicamente, à nossa análise interpretativa sobre a obra mencionada na perspectiva dos referenciais teóricos de alfabetização científica e tecnológica e da insubordinação criativa. Em nossas análises o livro permite, por meio da linguagem didaticamente transposta aos leitores a que se destina, aproximação ao conhecimento científico recorrendo ao uso de metáforas, comparações e correlações relativas ao cotidiano das crianças; além disso, o conteúdo da obra leva os estudantes à reflexão e lhes permite tomadas de decisão significativas para o bem-estar individual e coletivo, especialmente no que se refere à pandemia disseminada no mundo.In this paper, we analyze the children's book Coronavirus - as a product of a creatively insubordinate pedagogical practice - as a potential for scientific-technological literacy in science education in the early years of elementary school. A priori, we discuss what authors like Fourez (1994; 1997) and D’Ambrosio and Lopes (2014; 2015) understand by scientific and technological literacy and creative insubordination, respectively. We seek to relate these concepts to the context of science education that is developed in the early years. Our goal is to understand how scientific knowledge about the coronavirus pandemic is addressed in the book for students' scientific literacy. The methodology proposed in this investigation is limited, basically, to our interpretative analysis of the work mentioned in the perspective of the theoretical references of scientific-technological literacy and creative insubordination. In our analysis, the book allows, employing the didactically transposed language to the readers for which it is intended, an approximation to scientific knowledge using metaphors, comparisons and correlations related to children's daily lives; also, the content of the work leads students to reflection and allows them to make meaningful decisions for their individual and collective well-being, especially about to the pandemic widespread in the world.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mesquita, Adriano Santos deGrando, Regina Célia2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1228310.3895/rbect.v14n1.12283Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12283/pdfDireitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:08Zoai:periodicos.utfpr:article/12283Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:08Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais Creatively insubordinated pedagogical practice: the children’s Coronavírus book as a potentializer of scientific-technological literacy in science teaching in the early years |
title |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais |
spellingShingle |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais Mesquita, Adriano Santos de Educação. Fundamentos da educação. Alfabetização científica e tecnológica; Ensino de Ciências; Insubordinação criativa |
title_short |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais |
title_full |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais |
title_fullStr |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais |
title_sort |
Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais |
author |
Mesquita, Adriano Santos de |
author_facet |
Mesquita, Adriano Santos de Grando, Regina Célia |
author_role |
author |
author2 |
Grando, Regina Célia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Adriano Santos de Grando, Regina Célia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Fundamentos da educação. Alfabetização científica e tecnológica; Ensino de Ciências; Insubordinação criativa |
topic |
Educação. Fundamentos da educação. Alfabetização científica e tecnológica; Ensino de Ciências; Insubordinação criativa |
description |
Neste artigo analisamos o livro infantil Coronavírus – enquanto produto de uma prática pedagógica insubordinada criativamente – como potencializador da Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A priori, discutimos o que autores como Fourez (1994; 1997) e D’Ambrosio e Lopes (2014; 2015) entendem por alfabetização científica e tecnológica e por insubordinação criativa, respectivamente. Buscamos relacionar tais conceitos ao contexto do Ensino de Ciências que é desenvolvido nos anos iniciais. Nosso objetivo é compreender de que forma o conhecimento científico a respeito da pandemia de coronavírus é abordado no livro para fins da alfabetização científica dos estudantes. A metodologia proposta nessa investigação está circunscrita, basicamente, à nossa análise interpretativa sobre a obra mencionada na perspectiva dos referenciais teóricos de alfabetização científica e tecnológica e da insubordinação criativa. Em nossas análises o livro permite, por meio da linguagem didaticamente transposta aos leitores a que se destina, aproximação ao conhecimento científico recorrendo ao uso de metáforas, comparações e correlações relativas ao cotidiano das crianças; além disso, o conteúdo da obra leva os estudantes à reflexão e lhes permite tomadas de decisão significativas para o bem-estar individual e coletivo, especialmente no que se refere à pandemia disseminada no mundo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12283 10.3895/rbect.v14n1.12283 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12283 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n1.12283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/12283/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 1 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870944534528 |