Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciais
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas propostas, os PCN apontam: os conteúdos desenvolvidos nas esferas conceituais, procedimentais e atitudinais; a concretização de um currículo tratado de forma contextualizada e interdisciplinar; a organização escolar em ciclos; a avaliação tratada como processo formativo e; a formação integral do aluno. Mesmo após quinze anos de sua publicação, é possível perceber como os Parâmetros Curriculares Nacionais atendem as necessidades atuais da educação, sendo considerado que as fragilidades ainda presentes nas escolas brasileiras podem ser associadas a dificuldade de concretização de tais propostas. |
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Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: análise de sua proposta para os anos iniciaisO presente artigo tem como objetivo discutir sobre as orientações que emanam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicado pelo Ministério da Educação em 1997, analisando as principais premissas apontadas por este documento para a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Entre suas propostas, os PCN apontam: os conteúdos desenvolvidos nas esferas conceituais, procedimentais e atitudinais; a concretização de um currículo tratado de forma contextualizada e interdisciplinar; a organização escolar em ciclos; a avaliação tratada como processo formativo e; a formação integral do aluno. Mesmo após quinze anos de sua publicação, é possível perceber como os Parâmetros Curriculares Nacionais atendem as necessidades atuais da educação, sendo considerado que as fragilidades ainda presentes nas escolas brasileiras podem ser associadas a dificuldade de concretização de tais propostas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Costa, Jaqueline de MoraisPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel2013-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/143310.3895/S1982-873X2013000100005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1433/971Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:41Zoai:periodicos.utfpr:article/1433Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:41Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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