As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorentini, Dario
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves da Costa, Priscila Kabbaz, Ribeiro, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender quais as tensões e os conflitos que influenciam na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática formado a distância, a partir da sua participação em comunidades de prática e de seu conhecimento especializado. A pesquisa, de cunho qualitativo do tipo estudos de casos múltiplos, aborda, neste artigo, o caso de um dos futuros professores (Carlos). Para tratarmos de suas vivências, optamos pela narrativa e análise narrativa para compreendermos sua trajetória de aprendizagem. Carlos já é professor de Geografia, o que lhe configura deter um “tipo” de identidade profissional particular como professor, o que leva a que a construção da identidade de professor de Matemática ocorra através dos conflitos vivenciados durante as atividades do estágio obrigatório. A compreensão de como está se construindo a identidade na formação a distância nos permite refletir sobre essa modalidade e propor novas formas de trabalho com o estágio.
id UTFPR-7_cd3dd61307dab9c2fd6de18d59d131d1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8417
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distânciaTensions living in the construction of the professional identify of the future professor in license in mathematics at distance9.05.00.00-8identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaDProfessional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance educationEste trabalho tem como objetivo compreender quais as tensões e os conflitos que influenciam na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática formado a distância, a partir da sua participação em comunidades de prática e de seu conhecimento especializado. A pesquisa, de cunho qualitativo do tipo estudos de casos múltiplos, aborda, neste artigo, o caso de um dos futuros professores (Carlos). Para tratarmos de suas vivências, optamos pela narrativa e análise narrativa para compreendermos sua trajetória de aprendizagem. Carlos já é professor de Geografia, o que lhe configura deter um “tipo” de identidade profissional particular como professor, o que leva a que a construção da identidade de professor de Matemática ocorra através dos conflitos vivenciados durante as atividades do estágio obrigatório. A compreensão de como está se construindo a identidade na formação a distância nos permite refletir sobre essa modalidade e propor novas formas de trabalho com o estágio.This paper aims to understand the tensions and conflicts that influence the construction of the professional identity of the future mathematics teacher formed from their participation in communities of specialized practice. The qualitative research of the type of multiple case studies, addresses, in this article, the case of one of the future teachers (Carlos). In order to deal with his experiences, we opted for narrative and narrative analysis to understand his trajectory of learning. Carlos is already a professor of Geography, which configures him to have a "type of private professional identity as a teacher which leads to the construction of the identity of teacher. The understanding of constructing identity in distance training allows us to reflect on this modality and to propose new ways of working with the stage.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fiorentini, DarioAlves da Costa, Priscila KabbazRibeiro, Miguel2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/841710.3895/rbect.v11n2.8417Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T18:56:22Zoai:periodicos.utfpr:article/8417Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T18:56:22Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
Tensions living in the construction of the professional identify of the future professor in license in mathematics at distance
title As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
spellingShingle As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
Fiorentini, Dario
9.05.00.00-8
identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaD
Professional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance education
title_short As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
title_full As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
title_fullStr As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
title_full_unstemmed As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
title_sort As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
author Fiorentini, Dario
author_facet Fiorentini, Dario
Alves da Costa, Priscila Kabbaz
Ribeiro, Miguel
author_role author
author2 Alves da Costa, Priscila Kabbaz
Ribeiro, Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorentini, Dario
Alves da Costa, Priscila Kabbaz
Ribeiro, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8
identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaD
Professional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance education
topic 9.05.00.00-8
identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaD
Professional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance education
description Este trabalho tem como objetivo compreender quais as tensões e os conflitos que influenciam na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática formado a distância, a partir da sua participação em comunidades de prática e de seu conhecimento especializado. A pesquisa, de cunho qualitativo do tipo estudos de casos múltiplos, aborda, neste artigo, o caso de um dos futuros professores (Carlos). Para tratarmos de suas vivências, optamos pela narrativa e análise narrativa para compreendermos sua trajetória de aprendizagem. Carlos já é professor de Geografia, o que lhe configura deter um “tipo” de identidade profissional particular como professor, o que leva a que a construção da identidade de professor de Matemática ocorra através dos conflitos vivenciados durante as atividades do estágio obrigatório. A compreensão de como está se construindo a identidade na formação a distância nos permite refletir sobre essa modalidade e propor novas formas de trabalho com o estágio.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417
10.3895/rbect.v11n2.8417
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n2.8417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872109502464