As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender quais as tensões e os conflitos que influenciam na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática formado a distância, a partir da sua participação em comunidades de prática e de seu conhecimento especializado. A pesquisa, de cunho qualitativo do tipo estudos de casos múltiplos, aborda, neste artigo, o caso de um dos futuros professores (Carlos). Para tratarmos de suas vivências, optamos pela narrativa e análise narrativa para compreendermos sua trajetória de aprendizagem. Carlos já é professor de Geografia, o que lhe configura deter um “tipo” de identidade profissional particular como professor, o que leva a que a construção da identidade de professor de Matemática ocorra através dos conflitos vivenciados durante as atividades do estágio obrigatório. A compreensão de como está se construindo a identidade na formação a distância nos permite refletir sobre essa modalidade e propor novas formas de trabalho com o estágio. |
id |
UTFPR-7_cd3dd61307dab9c2fd6de18d59d131d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8417 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distânciaTensions living in the construction of the professional identify of the future professor in license in mathematics at distance9.05.00.00-8identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaDProfessional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance educationEste trabalho tem como objetivo compreender quais as tensões e os conflitos que influenciam na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática formado a distância, a partir da sua participação em comunidades de prática e de seu conhecimento especializado. A pesquisa, de cunho qualitativo do tipo estudos de casos múltiplos, aborda, neste artigo, o caso de um dos futuros professores (Carlos). Para tratarmos de suas vivências, optamos pela narrativa e análise narrativa para compreendermos sua trajetória de aprendizagem. Carlos já é professor de Geografia, o que lhe configura deter um “tipo” de identidade profissional particular como professor, o que leva a que a construção da identidade de professor de Matemática ocorra através dos conflitos vivenciados durante as atividades do estágio obrigatório. A compreensão de como está se construindo a identidade na formação a distância nos permite refletir sobre essa modalidade e propor novas formas de trabalho com o estágio.This paper aims to understand the tensions and conflicts that influence the construction of the professional identity of the future mathematics teacher formed from their participation in communities of specialized practice. The qualitative research of the type of multiple case studies, addresses, in this article, the case of one of the future teachers (Carlos). In order to deal with his experiences, we opted for narrative and narrative analysis to understand his trajectory of learning. Carlos is already a professor of Geography, which configures him to have a "type of private professional identity as a teacher which leads to the construction of the identity of teacher. The understanding of constructing identity in distance training allows us to reflect on this modality and to propose new ways of working with the stage.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fiorentini, DarioAlves da Costa, Priscila KabbazRibeiro, Miguel2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/841710.3895/rbect.v11n2.8417Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T18:56:22Zoai:periodicos.utfpr:article/8417Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T18:56:22Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância Tensions living in the construction of the professional identify of the future professor in license in mathematics at distance |
title |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância |
spellingShingle |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância Fiorentini, Dario 9.05.00.00-8 identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaD Professional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance education |
title_short |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância |
title_full |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância |
title_fullStr |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância |
title_full_unstemmed |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância |
title_sort |
As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância |
author |
Fiorentini, Dario |
author_facet |
Fiorentini, Dario Alves da Costa, Priscila Kabbaz Ribeiro, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Alves da Costa, Priscila Kabbaz Ribeiro, Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiorentini, Dario Alves da Costa, Priscila Kabbaz Ribeiro, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
9.05.00.00-8 identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaD Professional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance education |
topic |
9.05.00.00-8 identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaD Professional identity; Communities of practice; Specialized knowledge Mathematics; Initial teacher education in distance education |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender quais as tensões e os conflitos que influenciam na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática formado a distância, a partir da sua participação em comunidades de prática e de seu conhecimento especializado. A pesquisa, de cunho qualitativo do tipo estudos de casos múltiplos, aborda, neste artigo, o caso de um dos futuros professores (Carlos). Para tratarmos de suas vivências, optamos pela narrativa e análise narrativa para compreendermos sua trajetória de aprendizagem. Carlos já é professor de Geografia, o que lhe configura deter um “tipo” de identidade profissional particular como professor, o que leva a que a construção da identidade de professor de Matemática ocorra através dos conflitos vivenciados durante as atividades do estágio obrigatório. A compreensão de como está se construindo a identidade na formação a distância nos permite refletir sobre essa modalidade e propor novas formas de trabalho com o estágio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417 10.3895/rbect.v11n2.8417 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n2.8417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8417/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872109502464 |