A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231 |
Resumo: | Os laboratórios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são ambientes de aprendizagem práticos e interdisciplinares. Quando os alunos estão trabalhando nesses laboratórios, o aprendizado é construído por meio de vários fluxos de informações que se espalham por todo o ambiente. Sempre há uma grande colaboração entre alunos, professores e entre eles e dispositivos, kits e ferramentas. Para entender o processo de construção dessa rede de conhecimentos, foi elaborada uma metodologia de mapeamento dos fluxos de informação. Os mapas podem fornecer informações importantes para a gestão do conhecimento nesses ambientes. Nosso objetivo foi estudar como o espaço molda os fluxos de conhecimento e como os alunos podem redesenhar esses fluxos de acordo com as necessidades do projeto. O professor apresentou um projeto fechado sobre robótica para 16 alunos. Os pesquisadores utilizaram uma metodologia etnográfica, observando os alunos no ambiente e anotando suas observações em um caderno de campo. Esses dados foram inseridos em um software, que gerou o mapa de interação. A análise da rede apontou 3 elementos que devem ser destacados: (a) isolamento, (b) hubs e, (c) o papel do banco central. Cada um estava relacionado a uma característica do espaço que contribuía para a dinâmica da troca de informações no ambiente. |
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A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAMBuilding knowledge networks in STEAM teaching laboratoriesEducação - Ensino de Ciências e MatemáticaLaboratórios Educacionais; Aprendizagem Baseada em Projetos; STEAM; Robótica Educacional; Espaços Maker; Teoria Ator-RedeEducational laboratories; Project-based Learning; STEAM; Robotic Labs; Makerspaces; Actor-Network TheoryOs laboratórios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são ambientes de aprendizagem práticos e interdisciplinares. Quando os alunos estão trabalhando nesses laboratórios, o aprendizado é construído por meio de vários fluxos de informações que se espalham por todo o ambiente. Sempre há uma grande colaboração entre alunos, professores e entre eles e dispositivos, kits e ferramentas. Para entender o processo de construção dessa rede de conhecimentos, foi elaborada uma metodologia de mapeamento dos fluxos de informação. Os mapas podem fornecer informações importantes para a gestão do conhecimento nesses ambientes. Nosso objetivo foi estudar como o espaço molda os fluxos de conhecimento e como os alunos podem redesenhar esses fluxos de acordo com as necessidades do projeto. O professor apresentou um projeto fechado sobre robótica para 16 alunos. Os pesquisadores utilizaram uma metodologia etnográfica, observando os alunos no ambiente e anotando suas observações em um caderno de campo. Esses dados foram inseridos em um software, que gerou o mapa de interação. A análise da rede apontou 3 elementos que devem ser destacados: (a) isolamento, (b) hubs e, (c) o papel do banco central. Cada um estava relacionado a uma característica do espaço que contribuía para a dinâmica da troca de informações no ambiente.STEAM labs (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) are practical and interdisciplinary learning environments. When students are working in these labs, learning is built through multiple streams of information that span the entire environment. There is always a lot of collaboration between students, teachers and between them and devices, kits, and tools. To understand the construction process of this knowledge network, a methodology for mapping information flows was developed. Maps can provide important information for knowledge management in these environments. Our objective was to study how space shapes knowledge flows and how students can redesign these flows according to project needs. The professor presented a closed project on robotics to 16 students. The researchers used an ethnographic methodology, observing students in the environment and writing down their observations in a notebook. These data were entered into a software, which generated the interaction map. The network analysis pointed out 3 elements that should be highlighted: (a) isolation, (b) hubs, and (c) the role of the central bank. Each one was related to a feature of the space that contributed to the dynamics of information exchange in the environment.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPq e CapesBraga, MarcoFerreira, Roni CostaPinto, Carlos Schettini2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1423110.3895/rbect.v14n3.14231Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231/pdf_1Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:15Zoai:periodicos.utfpr:article/14231Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:15Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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