A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Marco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Roni Costa, Pinto, Carlos Schettini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231
Resumo: Os laboratórios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são ambientes de aprendizagem práticos e interdisciplinares. Quando os alunos estão trabalhando nesses laboratórios, o aprendizado é construído por meio de vários fluxos de informações que se espalham por todo o ambiente. Sempre há uma grande colaboração entre alunos, professores e entre eles e dispositivos, kits e ferramentas. Para entender o processo de construção dessa rede de conhecimentos, foi elaborada uma metodologia de mapeamento dos fluxos de informação. Os mapas podem fornecer informações importantes para a gestão do conhecimento nesses ambientes. Nosso objetivo foi estudar como o espaço molda os fluxos de conhecimento e como os alunos podem redesenhar esses fluxos de acordo com as necessidades do projeto. O professor apresentou um projeto fechado sobre robótica para 16 alunos. Os pesquisadores utilizaram uma metodologia etnográfica, observando os alunos no ambiente e anotando suas observações em um caderno de campo. Esses dados foram inseridos em um software, que gerou o mapa de interação. A análise da rede apontou 3 elementos que devem ser destacados: (a) isolamento, (b) hubs e, (c) o papel do banco central. Cada um estava relacionado a uma característica do espaço que contribuía para a dinâmica da troca de informações no ambiente.
id UTFPR-7_dc443c86a15831f385b7a596e0b7df47
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14231
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAMBuilding knowledge networks in STEAM teaching laboratoriesEducação - Ensino de Ciências e MatemáticaLaboratórios Educacionais; Aprendizagem Baseada em Projetos; STEAM; Robótica Educacional; Espaços Maker; Teoria Ator-RedeEducational laboratories; Project-based Learning; STEAM; Robotic Labs; Makerspaces; Actor-Network TheoryOs laboratórios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são ambientes de aprendizagem práticos e interdisciplinares. Quando os alunos estão trabalhando nesses laboratórios, o aprendizado é construído por meio de vários fluxos de informações que se espalham por todo o ambiente. Sempre há uma grande colaboração entre alunos, professores e entre eles e dispositivos, kits e ferramentas. Para entender o processo de construção dessa rede de conhecimentos, foi elaborada uma metodologia de mapeamento dos fluxos de informação. Os mapas podem fornecer informações importantes para a gestão do conhecimento nesses ambientes. Nosso objetivo foi estudar como o espaço molda os fluxos de conhecimento e como os alunos podem redesenhar esses fluxos de acordo com as necessidades do projeto. O professor apresentou um projeto fechado sobre robótica para 16 alunos. Os pesquisadores utilizaram uma metodologia etnográfica, observando os alunos no ambiente e anotando suas observações em um caderno de campo. Esses dados foram inseridos em um software, que gerou o mapa de interação. A análise da rede apontou 3 elementos que devem ser destacados: (a) isolamento, (b) hubs e, (c) o papel do banco central. Cada um estava relacionado a uma característica do espaço que contribuía para a dinâmica da troca de informações no ambiente.STEAM labs (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) are practical and interdisciplinary learning environments. When students are working in these labs, learning is built through multiple streams of information that span the entire environment. There is always a lot of collaboration between students, teachers and between them and devices, kits, and tools. To understand the construction process of this knowledge network, a methodology for mapping information flows was developed. Maps can provide important information for knowledge management in these environments. Our objective was to study how space shapes knowledge flows and how students can redesign these flows according to project needs. The professor presented a closed project on robotics to 16 students. The researchers used an ethnographic methodology, observing students in the environment and writing down their observations in a notebook. These data were entered into a software, which generated the interaction map. The network analysis pointed out 3 elements that should be highlighted: (a) isolation, (b) hubs, and (c) the role of the central bank. Each one was related to a feature of the space that contributed to the dynamics of information exchange in the environment.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPq e CapesBraga, MarcoFerreira, Roni CostaPinto, Carlos Schettini2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1423110.3895/rbect.v14n3.14231Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231/pdf_1Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:15Zoai:periodicos.utfpr:article/14231Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:15Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
Building knowledge networks in STEAM teaching laboratories
title A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
spellingShingle A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
Braga, Marco
Educação - Ensino de Ciências e Matemática
Laboratórios Educacionais; Aprendizagem Baseada em Projetos; STEAM; Robótica Educacional; Espaços Maker; Teoria Ator-Rede
Educational laboratories; Project-based Learning; STEAM; Robotic Labs; Makerspaces; Actor-Network Theory
title_short A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
title_full A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
title_fullStr A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
title_full_unstemmed A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
title_sort A construção de redes de conhecimento em laboratórios didáticos STEAM
author Braga, Marco
author_facet Braga, Marco
Ferreira, Roni Costa
Pinto, Carlos Schettini
author_role author
author2 Ferreira, Roni Costa
Pinto, Carlos Schettini
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e Capes

dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Marco
Ferreira, Roni Costa
Pinto, Carlos Schettini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Ensino de Ciências e Matemática
Laboratórios Educacionais; Aprendizagem Baseada em Projetos; STEAM; Robótica Educacional; Espaços Maker; Teoria Ator-Rede
Educational laboratories; Project-based Learning; STEAM; Robotic Labs; Makerspaces; Actor-Network Theory
topic Educação - Ensino de Ciências e Matemática
Laboratórios Educacionais; Aprendizagem Baseada em Projetos; STEAM; Robótica Educacional; Espaços Maker; Teoria Ator-Rede
Educational laboratories; Project-based Learning; STEAM; Robotic Labs; Makerspaces; Actor-Network Theory
description Os laboratórios STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) são ambientes de aprendizagem práticos e interdisciplinares. Quando os alunos estão trabalhando nesses laboratórios, o aprendizado é construído por meio de vários fluxos de informações que se espalham por todo o ambiente. Sempre há uma grande colaboração entre alunos, professores e entre eles e dispositivos, kits e ferramentas. Para entender o processo de construção dessa rede de conhecimentos, foi elaborada uma metodologia de mapeamento dos fluxos de informação. Os mapas podem fornecer informações importantes para a gestão do conhecimento nesses ambientes. Nosso objetivo foi estudar como o espaço molda os fluxos de conhecimento e como os alunos podem redesenhar esses fluxos de acordo com as necessidades do projeto. O professor apresentou um projeto fechado sobre robótica para 16 alunos. Os pesquisadores utilizaram uma metodologia etnográfica, observando os alunos no ambiente e anotando suas observações em um caderno de campo. Esses dados foram inseridos em um software, que gerou o mapa de interação. A análise da rede apontou 3 elementos que devem ser destacados: (a) isolamento, (b) hubs e, (c) o papel do banco central. Cada um estava relacionado a uma característica do espaço que contribuía para a dinâmica da troca de informações no ambiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231
10.3895/rbect.v14n3.14231
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n3.14231
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14231/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 3 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871337750528