Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Flaveli Aparecida de Souza, Silva, Renata Cristina Mello Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo abordar os rótulos de produtos alimentícios possibilitando aos alunos do ensino médio a compreensão de termos como diet, light, normal, caloria, %VD e sódio por meio da aplicação da metodologia do estudo de casos. O estudo foi abordado em uma turma de 2º ano de uma escola pública do estado do Paraná. O caso tratava de uma conversa entre a avó e sua neta sobre as dúvidas para se alimentar melhor com a interpretação das informações contidas nos rótulos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário no início e no final das atividades, leitura do caso, análise de alguns rótulos, leitura de artigos, discussão da problemática e apresentação oral da resolução do caso pelos alunos. Os resultados com a aplicação do caso sugerem que trata de uma estratégia eficiente que pode ser empregada pelo professor numa concepção de ensino que prioriza a aprendizagem.
id UTFPR-7_e6dc27e5ca6ee2c6abfa482288f7d037
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/882
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível MédioO presente trabalho teve como objetivo abordar os rótulos de produtos alimentícios possibilitando aos alunos do ensino médio a compreensão de termos como diet, light, normal, caloria, %VD e sódio por meio da aplicação da metodologia do estudo de casos. O estudo foi abordado em uma turma de 2º ano de uma escola pública do estado do Paraná. O caso tratava de uma conversa entre a avó e sua neta sobre as dúvidas para se alimentar melhor com a interpretação das informações contidas nos rótulos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário no início e no final das atividades, leitura do caso, análise de alguns rótulos, leitura de artigos, discussão da problemática e apresentação oral da resolução do caso pelos alunos. Os resultados com a aplicação do caso sugerem que trata de uma estratégia eficiente que pode ser empregada pelo professor numa concepção de ensino que prioriza a aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Broietti, Fabiele Cristiane DiasAlmeida, Flaveli Aparecida de SouzaSilva, Renata Cristina Mello Alves2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/88210.3895/S1982-873X2012000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882/913Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/882Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
title Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
spellingShingle Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
title_short Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
title_full Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
title_fullStr Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
title_full_unstemmed Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
title_sort Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
author Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author_facet Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Almeida, Flaveli Aparecida de Souza
Silva, Renata Cristina Mello Alves
author_role author
author2 Almeida, Flaveli Aparecida de Souza
Silva, Renata Cristina Mello Alves
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Almeida, Flaveli Aparecida de Souza
Silva, Renata Cristina Mello Alves
description O presente trabalho teve como objetivo abordar os rótulos de produtos alimentícios possibilitando aos alunos do ensino médio a compreensão de termos como diet, light, normal, caloria, %VD e sódio por meio da aplicação da metodologia do estudo de casos. O estudo foi abordado em uma turma de 2º ano de uma escola pública do estado do Paraná. O caso tratava de uma conversa entre a avó e sua neta sobre as dúvidas para se alimentar melhor com a interpretação das informações contidas nos rótulos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário no início e no final das atividades, leitura do caso, análise de alguns rótulos, leitura de artigos, discussão da problemática e apresentação oral da resolução do caso pelos alunos. Os resultados com a aplicação do caso sugerem que trata de uma estratégia eficiente que pode ser empregada pelo professor numa concepção de ensino que prioriza a aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882
10.3895/S1982-873X2012000300006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882/913
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870559707136