Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borim, Danielle Cristina Duque Estrada, Rocha, Marcelo Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098
Resumo: As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental e como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Assim, o presente estudo objetivou analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveram-se oficinas utilizando documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. A finalidade desse instrumento de coleta de dados foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos abordados nos documentários por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos.
id UTFPR-7_fc92088afdd5ac855b56794dd879796e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2098
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básicaAs discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental e como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Assim, o presente estudo objetivou analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveram-se oficinas utilizando documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. A finalidade desse instrumento de coleta de dados foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos abordados nos documentários por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqBonfadini, Karla Emanuelle Carneiro GonçalvesBorim, Danielle Cristina Duque EstradaRocha, Marcelo Borges2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/209810.3895/rbect.v9n1.2098Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098/2970Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-01T12:47:40Zoai:periodicos.utfpr:article/2098Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-09-01T12:47:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
spellingShingle Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
title_short Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_full Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_fullStr Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_full_unstemmed Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
title_sort Educomunicação em praticas de educação ambiental: o uso de documentários na educação básica
author Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
author_facet Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
Borim, Danielle Cristina Duque Estrada
Rocha, Marcelo Borges
author_role author
author2 Borim, Danielle Cristina Duque Estrada
Rocha, Marcelo Borges
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfadini, Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves
Borim, Danielle Cristina Duque Estrada
Rocha, Marcelo Borges
description As discussões relacionadas às questões ambientais são recentes e é praticamente consenso que as reuniões internacionais promovidas pela UNESCO e PNUMA são marcos que passaram a atribuir significados e sentidos à Educação Ambiental (EA) em todo o mundo. Nesse contexto, a EA foi se delineando como um instrumento de resistência à crise ambiental e como uma ferramenta que atua em prol da Educomunicação. Assim, o presente estudo objetivou analisar o potencial didático de documentários ambientais em atividades com estudantes do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolveram-se oficinas utilizando documentários, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois das mesmas. A finalidade desse instrumento de coleta de dados foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos abordados nos documentários por parte dos alunos. Após a análise do material coletado, observou-se que o uso de documentários ambientais, como um recurso pedagógico em oficinas de Educação Ambiental, contribuiu para motivar e sensibilizar os alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098
10.3895/rbect.v9n1.2098
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n1.2098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2098/2970
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870108819456