Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mateus Chaves Almeida de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Edmar, Gonçalves, Raquel, Toledo, Gustavo Leal, Fabrino, Daniela Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4551
Resumo: Na pós-modernidade, o analfabetismo funcional e o imediatismo da informação geram incapacidade interpretativa e crítica. Acreditando que estas imperícias estejam ligadas à leitura de baixa qualidade, este estudo verificou hábitos de leitura em uma amostra de 220 discentes no CAP-UFSJ através de um questionário. Verificou-se que 71,4% gostam de ler (homens: 64,5%; mulheres: 78,2%). Os cursos que mais e menos gostam de ler são engenharias de telecomunicações (77,2%) e civil (59,2%). Não houve variação significativa no gosto pela leitura quanto à escolaridade dos pais e aceso à Internet. A frequência de leitura dos estilos é: jornais (94%), revistas (90%), livros/artigos acadêmicos (86%), contos/histórias (57%), poesias (44%) e biografias (43%). Textos de Internet e falta de tempo para leitura se destacaram. Assim, a falta de qualidade na leitura, gerada pela pressão fluídica pós-moderna, traduz a baixa qualidade da informação e educação. Portanto, são necessárias intervenções capazes de modificar os fatos observados.  
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