Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4551 |
Resumo: | Na pós-modernidade, o analfabetismo funcional e o imediatismo da informação geram incapacidade interpretativa e crítica. Acreditando que estas imperícias estejam ligadas à leitura de baixa qualidade, este estudo verificou hábitos de leitura em uma amostra de 220 discentes no CAP-UFSJ através de um questionário. Verificou-se que 71,4% gostam de ler (homens: 64,5%; mulheres: 78,2%). Os cursos que mais e menos gostam de ler são engenharias de telecomunicações (77,2%) e civil (59,2%). Não houve variação significativa no gosto pela leitura quanto à escolaridade dos pais e aceso à Internet. A frequência de leitura dos estilos é: jornais (94%), revistas (90%), livros/artigos acadêmicos (86%), contos/histórias (57%), poesias (44%) e biografias (43%). Textos de Internet e falta de tempo para leitura se destacaram. Assim, a falta de qualidade na leitura, gerada pela pressão fluídica pós-moderna, traduz a baixa qualidade da informação e educação. Portanto, são necessárias intervenções capazes de modificar os fatos observados. |
id |
UTFPR-7_feb3625aa43e230d6fbd3db781ae3ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4551 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-ReiEducação > Ensino e AprendizagemCompreensão da leitura; engenharia; estudo dos hábitos.Na pós-modernidade, o analfabetismo funcional e o imediatismo da informação geram incapacidade interpretativa e crítica. Acreditando que estas imperícias estejam ligadas à leitura de baixa qualidade, este estudo verificou hábitos de leitura em uma amostra de 220 discentes no CAP-UFSJ através de um questionário. Verificou-se que 71,4% gostam de ler (homens: 64,5%; mulheres: 78,2%). Os cursos que mais e menos gostam de ler são engenharias de telecomunicações (77,2%) e civil (59,2%). Não houve variação significativa no gosto pela leitura quanto à escolaridade dos pais e aceso à Internet. A frequência de leitura dos estilos é: jornais (94%), revistas (90%), livros/artigos acadêmicos (86%), contos/histórias (57%), poesias (44%) e biografias (43%). Textos de Internet e falta de tempo para leitura se destacaram. Assim, a falta de qualidade na leitura, gerada pela pressão fluídica pós-moderna, traduz a baixa qualidade da informação e educação. Portanto, são necessárias intervenções capazes de modificar os fatos observados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ministério da Educação-Programa de Educação Tutorial (PET)Oliveira, Mateus Chaves Almeida deMoreira, EdmarGonçalves, RaquelToledo, Gustavo LealFabrino, Daniela Leite2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/455110.3895/rbect.v10n3.4551Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4551/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4551Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei |
title |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei |
spellingShingle |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei Oliveira, Mateus Chaves Almeida de Educação > Ensino e Aprendizagem Compreensão da leitura; engenharia; estudo dos hábitos. |
title_short |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei |
title_full |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei |
title_fullStr |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei |
title_full_unstemmed |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei |
title_sort |
Estudo dos hábitos de leitura na comunidade acadêmica do campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei |
author |
Oliveira, Mateus Chaves Almeida de |
author_facet |
Oliveira, Mateus Chaves Almeida de Moreira, Edmar Gonçalves, Raquel Toledo, Gustavo Leal Fabrino, Daniela Leite |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Edmar Gonçalves, Raquel Toledo, Gustavo Leal Fabrino, Daniela Leite |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação-Programa de Educação Tutorial (PET) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mateus Chaves Almeida de Moreira, Edmar Gonçalves, Raquel Toledo, Gustavo Leal Fabrino, Daniela Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação > Ensino e Aprendizagem Compreensão da leitura; engenharia; estudo dos hábitos. |
topic |
Educação > Ensino e Aprendizagem Compreensão da leitura; engenharia; estudo dos hábitos. |
description |
Na pós-modernidade, o analfabetismo funcional e o imediatismo da informação geram incapacidade interpretativa e crítica. Acreditando que estas imperícias estejam ligadas à leitura de baixa qualidade, este estudo verificou hábitos de leitura em uma amostra de 220 discentes no CAP-UFSJ através de um questionário. Verificou-se que 71,4% gostam de ler (homens: 64,5%; mulheres: 78,2%). Os cursos que mais e menos gostam de ler são engenharias de telecomunicações (77,2%) e civil (59,2%). Não houve variação significativa no gosto pela leitura quanto à escolaridade dos pais e aceso à Internet. A frequência de leitura dos estilos é: jornais (94%), revistas (90%), livros/artigos acadêmicos (86%), contos/histórias (57%), poesias (44%) e biografias (43%). Textos de Internet e falta de tempo para leitura se destacaram. Assim, a falta de qualidade na leitura, gerada pela pressão fluídica pós-moderna, traduz a baixa qualidade da informação e educação. Portanto, são necessárias intervenções capazes de modificar os fatos observados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4551 10.3895/rbect.v10n3.4551 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4551 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n3.4551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4551/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870939291648 |