A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Diva Moraes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814
Resumo: Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação direta com questões como os resultados obtidos na escola, indisciplina, apatia na sala de aula, entre outros. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da literatura científica sobre esse processo de motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, com vistas a compreender qual o papel do professor para constituir um ambiente educacional em sala de aula que favoreça a aprendizagem e motive seus alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, internet, entre outros) e uma compilação de alguns tópicos e posicionamentos sobre o tema. Este é um assunto que, por sua complexidade, deverá continuar sendo pesquisado.
id UTFPR-8_01cfca604ca6f897d0e6886bb83247fa
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4814
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamentalEducação Métodos e Técnicas de Ensinoeducação; aprendizagem; motivação; professorEste trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação direta com questões como os resultados obtidos na escola, indisciplina, apatia na sala de aula, entre outros. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da literatura científica sobre esse processo de motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, com vistas a compreender qual o papel do professor para constituir um ambiente educacional em sala de aula que favoreça a aprendizagem e motive seus alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, internet, entre outros) e uma compilação de alguns tópicos e posicionamentos sobre o tema. Este é um assunto que, por sua complexidade, deverá continuar sendo pesquisado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Moraes, Diva MoraesSimonetto, Kátia Cardoso Campos2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-481410.3895/recit.v8.n19.4814Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:51Zoai:periodicos.utfpr:article/4814Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:51Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
Moraes, Diva Moraes
Educação Métodos e Técnicas de Ensino
educação; aprendizagem; motivação; professor
title_short A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort A motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
author Moraes, Diva Moraes
author_facet Moraes, Diva Moraes
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author_role author
author2 Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Diva Moraes
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Métodos e Técnicas de Ensino
educação; aprendizagem; motivação; professor
topic Educação Métodos e Técnicas de Ensino
educação; aprendizagem; motivação; professor
description Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino e visa refletir sobre a relevância que a motivação tem como prerrogativa para o aprendizado. Na educação, os aspectos ligados à motivação para a aprendizagem têm sido amplamente debatidos por terem relação direta com questões como os resultados obtidos na escola, indisciplina, apatia na sala de aula, entre outros. Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da literatura científica sobre esse processo de motivação para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, com vistas a compreender qual o papel do professor para constituir um ambiente educacional em sala de aula que favoreça a aprendizagem e motive seus alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos, internet, entre outros) e uma compilação de alguns tópicos e posicionamentos sobre o tema. Este é um assunto que, por sua complexidade, deverá continuar sendo pesquisado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814
10.3895/recit.v8.n19.4814
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.4814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4814/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253366616064