Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meschial, Romilda Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819
Resumo: Este trabalho apresenta a temática: afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina. Tem como objetivo verificar e encontrar uma possível solução para o ato indisciplinar, diminuindo assim, a indisciplina na educação, e favorecendo no processo ensino-aprendizagem. Levar a família a perceber a importância de apresentar para os alunos/filhos regras e limites no cotidiano escolar e familiar, também ressaltar a importância da afetividade entre aluno/professor/família. Foram realizados estudos bibliográficos de diferentes autores, Tiba, Vasconcelos, Cruz e outros importantes estudiosos da educação, para compreender melhor a dimensão do envolvimento familiar no meio escolar e da relação afetiva entre professor/aluno. Contudo pode-se afirmar que o envolvimento familiar e a afetividade do professor em relação aos alunos minimizam atos indisciplinares, propiciando um ambiente harmonioso que favorece a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Então é muito importante a escola motivar, sensibilizar e estimular a participação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos.
id UTFPR-8_368ea312210f1cf5f277c6bae456b0ef
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4819
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplinaEducação Métodos e Técnicas de Ensinoaluno; equipe-escolar; família; professorEste trabalho apresenta a temática: afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina. Tem como objetivo verificar e encontrar uma possível solução para o ato indisciplinar, diminuindo assim, a indisciplina na educação, e favorecendo no processo ensino-aprendizagem. Levar a família a perceber a importância de apresentar para os alunos/filhos regras e limites no cotidiano escolar e familiar, também ressaltar a importância da afetividade entre aluno/professor/família. Foram realizados estudos bibliográficos de diferentes autores, Tiba, Vasconcelos, Cruz e outros importantes estudiosos da educação, para compreender melhor a dimensão do envolvimento familiar no meio escolar e da relação afetiva entre professor/aluno. Contudo pode-se afirmar que o envolvimento familiar e a afetividade do professor em relação aos alunos minimizam atos indisciplinares, propiciando um ambiente harmonioso que favorece a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Então é muito importante a escola motivar, sensibilizar e estimular a participação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Meschial, Romilda RibeiroSimonetto, Kátia Cardoso Campos2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-481910.3895/recit.v8.n22.4819Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:43Zoai:periodicos.utfpr:article/4819Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:43Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
title Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
spellingShingle Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
Meschial, Romilda Ribeiro
Educação Métodos e Técnicas de Ensino
aluno; equipe-escolar; família; professor
title_short Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
title_full Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
title_fullStr Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
title_full_unstemmed Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
title_sort Afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina
author Meschial, Romilda Ribeiro
author_facet Meschial, Romilda Ribeiro
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author_role author
author2 Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Meschial, Romilda Ribeiro
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Métodos e Técnicas de Ensino
aluno; equipe-escolar; família; professor
topic Educação Métodos e Técnicas de Ensino
aluno; equipe-escolar; família; professor
description Este trabalho apresenta a temática: afetividade e envolvimento familiar no combate à indisciplina. Tem como objetivo verificar e encontrar uma possível solução para o ato indisciplinar, diminuindo assim, a indisciplina na educação, e favorecendo no processo ensino-aprendizagem. Levar a família a perceber a importância de apresentar para os alunos/filhos regras e limites no cotidiano escolar e familiar, também ressaltar a importância da afetividade entre aluno/professor/família. Foram realizados estudos bibliográficos de diferentes autores, Tiba, Vasconcelos, Cruz e outros importantes estudiosos da educação, para compreender melhor a dimensão do envolvimento familiar no meio escolar e da relação afetiva entre professor/aluno. Contudo pode-se afirmar que o envolvimento familiar e a afetividade do professor em relação aos alunos minimizam atos indisciplinares, propiciando um ambiente harmonioso que favorece a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Então é muito importante a escola motivar, sensibilizar e estimular a participação dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819
10.3895/recit.v8.n22.4819
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.4819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4819/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252332720128