Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Cleber Pinto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brandão, Henry Charles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4959
Resumo: A contextualização é um instrumento didático que possibilita ao estudante relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano. Este trabalho teve o objetivo de verificar se os alunos dos três anos do ensino médio da rede pública da educação do campo no município de Ipiranga conseguem contextualizar os conteúdos de química, bem como observar as condições dos laboratórios de química e as metodologias empregadas pelos professores desta disciplina. Metodologicamente, a coleta de dados baseou-se na aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes não conseguem relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano, pois afirmam que a disciplina de química tem como objetivo central preparar para o vestibular. Verificou-se que na maioria dos casos a metodologia mais empregada pelos professores de química está baseada na passividade dos alunos ou na utilização de exemplificação de fenômenos do cotidiano para contextualização, não sendo realizadas aulas experimentais. Desta forma, o processo de ensino de química no âmbito desta pesquisa, não tem a abrangência ideal dos PCNs, no que se refere à contextualização dos conteúdos de química.Palavras chaves: Transposição didática, Metodologia, Ensinar. 
id UTFPR-8_85f7d6989c87d02be3dd66efb6f01e9f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4959
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemTransposição didática; Metodologia; EnsinarA contextualização é um instrumento didático que possibilita ao estudante relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano. Este trabalho teve o objetivo de verificar se os alunos dos três anos do ensino médio da rede pública da educação do campo no município de Ipiranga conseguem contextualizar os conteúdos de química, bem como observar as condições dos laboratórios de química e as metodologias empregadas pelos professores desta disciplina. Metodologicamente, a coleta de dados baseou-se na aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes não conseguem relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano, pois afirmam que a disciplina de química tem como objetivo central preparar para o vestibular. Verificou-se que na maioria dos casos a metodologia mais empregada pelos professores de química está baseada na passividade dos alunos ou na utilização de exemplificação de fenômenos do cotidiano para contextualização, não sendo realizadas aulas experimentais. Desta forma, o processo de ensino de química no âmbito desta pesquisa, não tem a abrangência ideal dos PCNs, no que se refere à contextualização dos conteúdos de química.Palavras chaves: Transposição didática, Metodologia, Ensinar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Cleber PintoBrandão, Henry Charles2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-495910.3895/recit.v8.n19.4959Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4959/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:53Zoai:periodicos.utfpr:article/4959Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:53Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
title Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
spellingShingle Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
da Silva, Cleber Pinto
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Transposição didática; Metodologia; Ensinar
title_short Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
title_full Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
title_fullStr Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
title_full_unstemmed Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
title_sort Aplicação de métodos e técnicas para a contextualização ao ensino da química na educação do campo
author da Silva, Cleber Pinto
author_facet da Silva, Cleber Pinto
Brandão, Henry Charles
author_role author
author2 Brandão, Henry Charles
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Cleber Pinto
Brandão, Henry Charles
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Transposição didática; Metodologia; Ensinar
topic 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Transposição didática; Metodologia; Ensinar
description A contextualização é um instrumento didático que possibilita ao estudante relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano. Este trabalho teve o objetivo de verificar se os alunos dos três anos do ensino médio da rede pública da educação do campo no município de Ipiranga conseguem contextualizar os conteúdos de química, bem como observar as condições dos laboratórios de química e as metodologias empregadas pelos professores desta disciplina. Metodologicamente, a coleta de dados baseou-se na aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes não conseguem relacionar os conteúdos de química com seu cotidiano, pois afirmam que a disciplina de química tem como objetivo central preparar para o vestibular. Verificou-se que na maioria dos casos a metodologia mais empregada pelos professores de química está baseada na passividade dos alunos ou na utilização de exemplificação de fenômenos do cotidiano para contextualização, não sendo realizadas aulas experimentais. Desta forma, o processo de ensino de química no âmbito desta pesquisa, não tem a abrangência ideal dos PCNs, no que se refere à contextualização dos conteúdos de química.Palavras chaves: Transposição didática, Metodologia, Ensinar. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4959
10.3895/recit.v8.n19.4959
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4959
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.4959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4959/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284251775926272