A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4809 |
Resumo: | Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e realizado no ano de 2014, com crianças do 4º ano da Escola Municipal Jorge Amado, em Foz do Iguaçu, que diante da constatação do comportamento acomodado dos alunos e da falta de autoconsciência dos mesmos quanto a sua participação ativa na construção social, visava oportunizar aos alunos uma experiência educacional para desenvolver autonomia, buscar analisar criticamente as contradições da sociedade e estimular sua participação ativa enquanto seres históricos. O projeto tratou de não só analisar o contexto, mas interferir na atuação da escola, trazendo a realidade social dos alunos como elemento de discussão, pesquisa e aprofundamento, com ênfase na necessidade de uma formação que desenvolvesse a autonomia dos alunos, a necessidade de pensar a sociedade e mover ações para transformá-la. |
id |
UTFPR-8_a23b7379ecfaa5a9940bfa4223054c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4809 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomiaEducação. Métodos e Técnicas de Ensinoapoio; aprendizagem; autonomia; práticasEste artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e realizado no ano de 2014, com crianças do 4º ano da Escola Municipal Jorge Amado, em Foz do Iguaçu, que diante da constatação do comportamento acomodado dos alunos e da falta de autoconsciência dos mesmos quanto a sua participação ativa na construção social, visava oportunizar aos alunos uma experiência educacional para desenvolver autonomia, buscar analisar criticamente as contradições da sociedade e estimular sua participação ativa enquanto seres históricos. O projeto tratou de não só analisar o contexto, mas interferir na atuação da escola, trazendo a realidade social dos alunos como elemento de discussão, pesquisa e aprofundamento, com ênfase na necessidade de uma formação que desenvolvesse a autonomia dos alunos, a necessidade de pensar a sociedade e mover ações para transformá-la. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Andiara Drielli deSimonetto, Kátia Cardoso Campos2017-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/480910.3895/recit.v8.n17.4809Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n17reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4809/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:45:03Zoai:periodicos.utfpr:article/4809Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:45:03Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
spellingShingle |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia Oliveira, Andiara Drielli de Educação. Métodos e Técnicas de Ensino apoio; aprendizagem; autonomia; práticas |
title_short |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_full |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_fullStr |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_full_unstemmed |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_sort |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
author |
Oliveira, Andiara Drielli de |
author_facet |
Oliveira, Andiara Drielli de Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author_role |
author |
author2 |
Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andiara Drielli de Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino apoio; aprendizagem; autonomia; práticas |
topic |
Educação. Métodos e Técnicas de Ensino apoio; aprendizagem; autonomia; práticas |
description |
Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e realizado no ano de 2014, com crianças do 4º ano da Escola Municipal Jorge Amado, em Foz do Iguaçu, que diante da constatação do comportamento acomodado dos alunos e da falta de autoconsciência dos mesmos quanto a sua participação ativa na construção social, visava oportunizar aos alunos uma experiência educacional para desenvolver autonomia, buscar analisar criticamente as contradições da sociedade e estimular sua participação ativa enquanto seres históricos. O projeto tratou de não só analisar o contexto, mas interferir na atuação da escola, trazendo a realidade social dos alunos como elemento de discussão, pesquisa e aprofundamento, com ênfase na necessidade de uma formação que desenvolvesse a autonomia dos alunos, a necessidade de pensar a sociedade e mover ações para transformá-la. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4809 10.3895/recit.v8.n17.4809 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4809 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n17.4809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4809/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284252343205888 |