Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakahara, Grasiela Mecatti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bogoni, Rosangela Marcilio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5144
Resumo:  O presente trabalho foi desenvolvido como requisito de conclusão de curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tendo como linha de pesquisa a educação inclusiva para a Síndrome de Down. Desenvolvem-se a partir de análise de depoimento dos pais do aluno, professores, a fim de entender como acontece a inclusão de um aluno com Síndrome de Down na classe comum de ensino. Pretende-se, desta forma, contribuir para instruir a sociedade sobre as pessoas com síndrome de Down e a educação inclusiva das mesmas ajudando a minimizar as diversas barreiras existentes. Pensar em Inclusão é pensar na transformação do sistema educacional. 
id UTFPR-8_b85faa1a276de4a67cd4465a8db52a27
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5144
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafiosEducação; Métodos e Técnicas de EnsinoSíndrome de Down; Inclusão Escolar; Educação; Necessidades Especiais; Diferenças. O presente trabalho foi desenvolvido como requisito de conclusão de curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tendo como linha de pesquisa a educação inclusiva para a Síndrome de Down. Desenvolvem-se a partir de análise de depoimento dos pais do aluno, professores, a fim de entender como acontece a inclusão de um aluno com Síndrome de Down na classe comum de ensino. Pretende-se, desta forma, contribuir para instruir a sociedade sobre as pessoas com síndrome de Down e a educação inclusiva das mesmas ajudando a minimizar as diversas barreiras existentes. Pensar em Inclusão é pensar na transformação do sistema educacional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nakahara, Grasiela MecattiBogoni, Rosangela Marcilio2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-514410.3895/recit.v8.n21.5144Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/e-5144/635Direitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-14T22:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/5144Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:47Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
title Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
spellingShingle Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
Nakahara, Grasiela Mecatti
Educação; Métodos e Técnicas de Ensino
Síndrome de Down; Inclusão Escolar; Educação; Necessidades Especiais; Diferenças.
title_short Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
title_full Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
title_fullStr Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
title_full_unstemmed Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
title_sort Inclusão das pessoas com Síndrome de Down: dificuldades e desafios
author Nakahara, Grasiela Mecatti
author_facet Nakahara, Grasiela Mecatti
Bogoni, Rosangela Marcilio
author_role author
author2 Bogoni, Rosangela Marcilio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakahara, Grasiela Mecatti
Bogoni, Rosangela Marcilio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Métodos e Técnicas de Ensino
Síndrome de Down; Inclusão Escolar; Educação; Necessidades Especiais; Diferenças.
topic Educação; Métodos e Técnicas de Ensino
Síndrome de Down; Inclusão Escolar; Educação; Necessidades Especiais; Diferenças.
description  O presente trabalho foi desenvolvido como requisito de conclusão de curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tendo como linha de pesquisa a educação inclusiva para a Síndrome de Down. Desenvolvem-se a partir de análise de depoimento dos pais do aluno, professores, a fim de entender como acontece a inclusão de um aluno com Síndrome de Down na classe comum de ensino. Pretende-se, desta forma, contribuir para instruir a sociedade sobre as pessoas com síndrome de Down e a educação inclusiva das mesmas ajudando a minimizar as diversas barreiras existentes. Pensar em Inclusão é pensar na transformação do sistema educacional. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5144
10.3895/recit.v8.n21.5144
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5144
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n21.5144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/downloadSuppFile/e-5144/635
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n21
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284251796897792