A avaliação oral no ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krebs, Márcia Aparecida Gottardi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Hlenka, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890
Resumo: O presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino de filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza e exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas de avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão dos conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que se está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avalição oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço paa que os alunos manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado.
id UTFPR-8_f0907aaec61b249d3ac30f9158cfe04b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4980
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A avaliação oral no ensino de filosofia7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinoprovas; aprendizagem; senso criticoO presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino de filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza e exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas de avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão dos conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que se está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avalição oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço paa que os alunos manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Krebs, Márcia Aparecida GottardiHlenka, Vanessa2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-489010.3895/recit.v8.n22.4980Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:44Zoai:periodicos.utfpr:article/4980Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:44Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação oral no ensino de filosofia
title A avaliação oral no ensino de filosofia
spellingShingle A avaliação oral no ensino de filosofia
Krebs, Márcia Aparecida Gottardi
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
provas; aprendizagem; senso critico
title_short A avaliação oral no ensino de filosofia
title_full A avaliação oral no ensino de filosofia
title_fullStr A avaliação oral no ensino de filosofia
title_full_unstemmed A avaliação oral no ensino de filosofia
title_sort A avaliação oral no ensino de filosofia
author Krebs, Márcia Aparecida Gottardi
author_facet Krebs, Márcia Aparecida Gottardi
Hlenka, Vanessa
author_role author
author2 Hlenka, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Krebs, Márcia Aparecida Gottardi
Hlenka, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
provas; aprendizagem; senso critico
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
provas; aprendizagem; senso critico
description O presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino de filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza e exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas de avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão dos conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que se está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avalição oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço paa que os alunos manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890
10.3895/recit.v8.n22.4980
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.4980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4890/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252378857472