Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Jonia Benvenutti Lara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3001
Resumo: O mercado ótico representa um nicho comercial importante, na medida em que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial tem alguma necessidade de correção visual. No Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas com algum problema de visão. Diante desta representatividade, torna-se relevante conhecer o comportamento e o processo de compra deste consumidor, motivo pelo qual este estudo tem como objetivo geral identificar os fatores que influenciam a decisão de escolha de uma ótica, e objetivos específicos de: (i) identificar os fatores determinantes na decisão da escolha de uma ótica e (ii) identificar os fatores qualificadores na decisão da escolha de uma ótica. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, disponibilizado a consumidores, de forma on-line nas redes sociais. Obtiveram-se 250 respostas, todas válidas, as quais foram analisadas através de técnicas estatísticas descritivas e apresentadas por meio de quadro, figura, gráficos e tabelas. A partir da análise dos dados, os resultados da pesquisa mostram que os fatores determinantes na decisão de escolha de uma ótica são: oferta de opções de modelos, oferta de produtos que atendam às tendências de moda e oferta de produtos para diferentes estilos de vida. E os fatores qualificadores são: experiência e conhecimento do atendente, produtos com procedência de qualidade e ótimo atendimento.
id UVAT_0a090c933feb8b36a6e0205c7e10e9ea
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/3001
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Cerutti, Bernardete Bregolinhttp://lattes.cnpq.br/5277368410203790Pedroso, Jonia Benvenutti Lara2021-09-06T19:49:50Z2021-09-06T19:49:50Z2019-112019-12-03O mercado ótico representa um nicho comercial importante, na medida em que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial tem alguma necessidade de correção visual. No Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas com algum problema de visão. Diante desta representatividade, torna-se relevante conhecer o comportamento e o processo de compra deste consumidor, motivo pelo qual este estudo tem como objetivo geral identificar os fatores que influenciam a decisão de escolha de uma ótica, e objetivos específicos de: (i) identificar os fatores determinantes na decisão da escolha de uma ótica e (ii) identificar os fatores qualificadores na decisão da escolha de uma ótica. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, disponibilizado a consumidores, de forma on-line nas redes sociais. Obtiveram-se 250 respostas, todas válidas, as quais foram analisadas através de técnicas estatísticas descritivas e apresentadas por meio de quadro, figura, gráficos e tabelas. A partir da análise dos dados, os resultados da pesquisa mostram que os fatores determinantes na decisão de escolha de uma ótica são: oferta de opções de modelos, oferta de produtos que atendam às tendências de moda e oferta de produtos para diferentes estilos de vida. E os fatores qualificadores são: experiência e conhecimento do atendente, produtos com procedência de qualidade e ótimo atendimento.-1PEDROSO, Jonia Benvenutti Lara. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3001. http://hdl.handle.net/10737/3001http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAÓticaComportamentoMarketingDecisãoComportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma óticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINAL2019JoniaBenvenuttiLaraPedroso.pdf2019JoniaBenvenuttiLaraPedroso.pdfapplication/pdf1117864https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9744bb0f-b2d3-493a-8802-c07fb21f1174/download75919ef1924b79bbf4c666fc458c4232MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46https://www.univates.br/bdu/bitstreams/59305986-5f76-42b9-8e6f-62a4c6202e2f/download6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/211344cf-efa1-4ba8-91a1-b11cd643901c/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e5c00b75-ad05-459f-a561-066f2f29159d/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4636https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f741c466-f689-4555-a6fa-296e78d15328/download5eccb9b962b015ee17c11c78040920f0MD55TEXT2019JoniaBenvenuttiLaraPedroso.pdf.txt2019JoniaBenvenuttiLaraPedroso.pdf.txtExtracted texttext/plain102952https://www.univates.br/bdu/bitstreams/526046f5-08ad-420a-bbfd-e9c3ec96ac51/download579dee18c85e43dd350ebc4abe1fdfc8MD512THUMBNAIL2019JoniaBenvenuttiLaraPedroso.pdf.jpg2019JoniaBenvenuttiLaraPedroso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4294https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ac370eb4-45bd-4a6b-a04e-c1b9432dfc8c/downloadbb9d20661871ee9dec520013426762d2MD51310737/30012023-06-26 13:19:46.219http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/3001https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T13:19:46Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
title Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
spellingShingle Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
Pedroso, Jonia Benvenutti Lara
CSA
Ótica
Comportamento
Marketing
Decisão
title_short Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
title_full Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
title_fullStr Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
title_sort Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica
author Pedroso, Jonia Benvenutti Lara
author_facet Pedroso, Jonia Benvenutti Lara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerutti, Bernardete Bregolin
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5277368410203790
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Jonia Benvenutti Lara
contributor_str_mv Cerutti, Bernardete Bregolin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Ótica
Comportamento
Marketing
Decisão
dc.subject.por.fl_str_mv Ótica
Comportamento
Marketing
Decisão
description O mercado ótico representa um nicho comercial importante, na medida em que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial tem alguma necessidade de correção visual. No Brasil, são mais de 100 milhões de pessoas com algum problema de visão. Diante desta representatividade, torna-se relevante conhecer o comportamento e o processo de compra deste consumidor, motivo pelo qual este estudo tem como objetivo geral identificar os fatores que influenciam a decisão de escolha de uma ótica, e objetivos específicos de: (i) identificar os fatores determinantes na decisão da escolha de uma ótica e (ii) identificar os fatores qualificadores na decisão da escolha de uma ótica. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, disponibilizado a consumidores, de forma on-line nas redes sociais. Obtiveram-se 250 respostas, todas válidas, as quais foram analisadas através de técnicas estatísticas descritivas e apresentadas por meio de quadro, figura, gráficos e tabelas. A partir da análise dos dados, os resultados da pesquisa mostram que os fatores determinantes na decisão de escolha de uma ótica são: oferta de opções de modelos, oferta de produtos que atendam às tendências de moda e oferta de produtos para diferentes estilos de vida. E os fatores qualificadores são: experiência e conhecimento do atendente, produtos com procedência de qualidade e ótimo atendimento.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-06T19:49:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-06T19:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEDROSO, Jonia Benvenutti Lara. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/3001
identifier_str_mv PEDROSO, Jonia Benvenutti Lara. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam a decisão da escolha de uma ótica. 2019. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3001.
url http://hdl.handle.net/10737/3001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/9744bb0f-b2d3-493a-8802-c07fb21f1174/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/59305986-5f76-42b9-8e6f-62a4c6202e2f/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/211344cf-efa1-4ba8-91a1-b11cd643901c/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/e5c00b75-ad05-459f-a561-066f2f29159d/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f741c466-f689-4555-a6fa-296e78d15328/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/526046f5-08ad-420a-bbfd-e9c3ec96ac51/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/ac370eb4-45bd-4a6b-a04e-c1b9432dfc8c/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 75919ef1924b79bbf4c666fc458c4232
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
5eccb9b962b015ee17c11c78040920f0
579dee18c85e43dd350ebc4abe1fdfc8
bb9d20661871ee9dec520013426762d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813262404604133376