Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/2107 |
Resumo: | A cerveja artesanal é uma bebida existente há séculos, e não há consenso sobre sua origem, as primeiras cervejas artesanais foram produzidas na idade média, mas foi nos últimos anos que teve um novo aparecimento no Brasil. Com a revolução no mundo das cervejas, o consumidor de cerveja vem optando pelo consumo das cervejas artesanais. Assim, esta monografia tem como principal objetivo compreender o comportamento dos consumidores de cerveja artesanal nos municípios de Lajeado, Estrela e Teutônia no estado do (RS). Haja visto, o grande potencial de crescimento do mercado de cervejas artesanais nos últimos anos (ABRASERV 2018). Este estudo visa contribuir com informações aos empresários do ramo local. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de autores ligados ao marketing e relacionados com o comportamento do consumidor, como fatores que influenciam no comportamento do consumidor, sendo eles culturais, sociais, pessoais, psicológicos, etapas dos processos de decisões de compra (reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, comportamento pós-compra), e satisfação total do consumidor. O levantamento dos dados deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória com pesquisa semiestruturada, onde os dados foram coletados por meio de 11 entrevistas em profundidade com consumidores. Através de uma análise dos dados obtidos nas entrevistas pode-se concluir a percepção dos consumidores frente ao produto. Os consumidores procuram a cerveja artesanal pelo gosto e sabor e os ingredientes da bebida, sendo os tipos de cerveja mais aceitas a Pilsen e a Pale Ale. Os consumidores compram a cerveja artesanal levando em conta o estilo e valor que será gasto com o produto. Por fim, os entrevistados relatam que a cerveja artesanal proporciona uma experiência em reunir amigos, ligando a sensação de descobrir novos gostos e sabores. |
id |
UVAT_4983e9dd774c6af9a57ddf257bde1b60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/2107 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Berrá, Lizetehttp://lattes.cnpq.br/1575178775206272Nardi, Renan Gustavo2018-09-11T18:07:03Z2018-09-11T18:07:03Z2018-09-042018-06-15A cerveja artesanal é uma bebida existente há séculos, e não há consenso sobre sua origem, as primeiras cervejas artesanais foram produzidas na idade média, mas foi nos últimos anos que teve um novo aparecimento no Brasil. Com a revolução no mundo das cervejas, o consumidor de cerveja vem optando pelo consumo das cervejas artesanais. Assim, esta monografia tem como principal objetivo compreender o comportamento dos consumidores de cerveja artesanal nos municípios de Lajeado, Estrela e Teutônia no estado do (RS). Haja visto, o grande potencial de crescimento do mercado de cervejas artesanais nos últimos anos (ABRASERV 2018). Este estudo visa contribuir com informações aos empresários do ramo local. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de autores ligados ao marketing e relacionados com o comportamento do consumidor, como fatores que influenciam no comportamento do consumidor, sendo eles culturais, sociais, pessoais, psicológicos, etapas dos processos de decisões de compra (reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, comportamento pós-compra), e satisfação total do consumidor. O levantamento dos dados deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória com pesquisa semiestruturada, onde os dados foram coletados por meio de 11 entrevistas em profundidade com consumidores. Através de uma análise dos dados obtidos nas entrevistas pode-se concluir a percepção dos consumidores frente ao produto. Os consumidores procuram a cerveja artesanal pelo gosto e sabor e os ingredientes da bebida, sendo os tipos de cerveja mais aceitas a Pilsen e a Pale Ale. Os consumidores compram a cerveja artesanal levando em conta o estilo e valor que será gasto com o produto. Por fim, os entrevistados relatam que a cerveja artesanal proporciona uma experiência em reunir amigos, ligando a sensação de descobrir novos gostos e sabores.-1NARDI, Renan Gustavo. Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2107. http://hdl.handle.net/10737/2107http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAMarketingComportamento do consumidorCerveja artesanalComportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESTEXT2018RenanGustavoNardi.pdf.txt2018RenanGustavoNardi.pdf.txtExtracted texttext/plain95680https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eba7e6ef-7167-454f-94f5-a54bff3be1fe/download1aacbca5db70b3874b365ebbbb14a44bMD58THUMBNAIL2018RenanGustavoNardi.pdf.jpg2018RenanGustavoNardi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4279https://www.univates.br/bdu/bitstreams/482d332c-ae94-4962-befb-73180d6e762b/downloadd13c7ca8f8409d100604863ddf4024daMD59ORIGINAL2018RenanGustavoNardi.pdf2018RenanGustavoNardi.pdfapplication/pdf680602https://www.univates.br/bdu/bitstreams/fdf1ce01-12a5-42a3-ac30-fa37d8730803/download62997aa866df1461cd1b07524fd571bcMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/974d878c-c6eb-4ab7-8436-85dc1bcaf9f3/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3f408a62-130a-438f-83cf-66b9c82caa96/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/622e0cbf-a312-4219-acb9-c5c0b9e029fa/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4652https://www.univates.br/bdu/bitstreams/246ea151-57bc-41c9-af37-734740e25055/download1eaabaddcacea55afe98d9bf23ae1389MD5510737/21072023-06-26 13:20:20.359http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2107https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T13:20:20Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS |
title |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS |
spellingShingle |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS Nardi, Renan Gustavo CSA Marketing Comportamento do consumidor Cerveja artesanal |
title_short |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS |
title_full |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS |
title_fullStr |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS |
title_full_unstemmed |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS |
title_sort |
Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS |
author |
Nardi, Renan Gustavo |
author_facet |
Nardi, Renan Gustavo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berrá, Lizete |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1575178775206272 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardi, Renan Gustavo |
contributor_str_mv |
Berrá, Lizete |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CSA |
topic |
CSA Marketing Comportamento do consumidor Cerveja artesanal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comportamento do consumidor Cerveja artesanal |
description |
A cerveja artesanal é uma bebida existente há séculos, e não há consenso sobre sua origem, as primeiras cervejas artesanais foram produzidas na idade média, mas foi nos últimos anos que teve um novo aparecimento no Brasil. Com a revolução no mundo das cervejas, o consumidor de cerveja vem optando pelo consumo das cervejas artesanais. Assim, esta monografia tem como principal objetivo compreender o comportamento dos consumidores de cerveja artesanal nos municípios de Lajeado, Estrela e Teutônia no estado do (RS). Haja visto, o grande potencial de crescimento do mercado de cervejas artesanais nos últimos anos (ABRASERV 2018). Este estudo visa contribuir com informações aos empresários do ramo local. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de autores ligados ao marketing e relacionados com o comportamento do consumidor, como fatores que influenciam no comportamento do consumidor, sendo eles culturais, sociais, pessoais, psicológicos, etapas dos processos de decisões de compra (reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, comportamento pós-compra), e satisfação total do consumidor. O levantamento dos dados deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória com pesquisa semiestruturada, onde os dados foram coletados por meio de 11 entrevistas em profundidade com consumidores. Através de uma análise dos dados obtidos nas entrevistas pode-se concluir a percepção dos consumidores frente ao produto. Os consumidores procuram a cerveja artesanal pelo gosto e sabor e os ingredientes da bebida, sendo os tipos de cerveja mais aceitas a Pilsen e a Pale Ale. Os consumidores compram a cerveja artesanal levando em conta o estilo e valor que será gasto com o produto. Por fim, os entrevistados relatam que a cerveja artesanal proporciona uma experiência em reunir amigos, ligando a sensação de descobrir novos gostos e sabores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T18:07:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-11T18:07:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NARDI, Renan Gustavo. Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2107. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/2107 |
identifier_str_mv |
NARDI, Renan Gustavo. Comportamento do consumidor: análise dos consumidores de cerveja artesanal nas cidades de Lajeado, Estrela e Teutônia/RS. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2107. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/2107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/eba7e6ef-7167-454f-94f5-a54bff3be1fe/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/482d332c-ae94-4962-befb-73180d6e762b/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/fdf1ce01-12a5-42a3-ac30-fa37d8730803/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/974d878c-c6eb-4ab7-8436-85dc1bcaf9f3/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3f408a62-130a-438f-83cf-66b9c82caa96/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/622e0cbf-a312-4219-acb9-c5c0b9e029fa/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/246ea151-57bc-41c9-af37-734740e25055/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1aacbca5db70b3874b365ebbbb14a44b d13c7ca8f8409d100604863ddf4024da 62997aa866df1461cd1b07524fd571bc 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 1eaabaddcacea55afe98d9bf23ae1389 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813262430864670720 |