PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/3825 |
Resumo: | O setor imobiliário está sujeito às variações e às leis do mercado, e às condições do ambiente econômico, típicos de qualquer segmento produtivo. Nesse contexto, o marketing promocional cresce em importância, ao proporcionar às empresas e seus consumidores as noções de agregação de valor, de exposição da relação custo X benefício, e de atendimento de expectativas e desejos dos clientes. Este trabalho tem como tema a promoção, enquanto composto de marketing, em sua relação com a percepção de clientes de negócios imobiliários. Seu objetivo geral é de verificar a percepção dos adquirentes de unidades residenciais do empreendimento imobiliário C2B Vivance, quanto aos aspectos de promoção desenvolvidos e praticados pela Imobiliária Lajeado. Trata-se de um estudo de caso, de natureza de pesquisa básica, e descritiva. A pesquisa envolve a interrogação direta de pessoas, e um estudo de viés quantitativo, que envolve o uso de Escala Likert. Seus achados permitiram concluir que os tópicos de maior satisfação na promoção do C2B Vivance, para os clientes que compraram as unidades residenciais, foram a qualidade da divulgação do empreendimento nas redes sociais, e as técnicas de promoção e publicidade, no tocante à divulgação dos elementos de valor agregado dos imóveis. A utilização e as técnicas de promoção por via radiofônica, embora dentro da faixa de satisfatória, podem, ainda, ser melhoradas, conforme avaliação dos consumidores pesquisados. |
id |
UVAT_a1b58234ebf54de8a6d538b2c37d7535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:univates.br:10737/3825 |
network_acronym_str |
UVAT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
repository_id_str |
1 |
spelling |
Kraemer, Fábio Luíshttp://lattes.cnpq.br/4511382391660377Amaral Filho, Lúcio SiqueiraMeurer, Flávio RobertoFritsch, Tiago2023-07-19T21:16:53Z2023-07-19T21:16:53Z2023-07-122023-07-12O setor imobiliário está sujeito às variações e às leis do mercado, e às condições do ambiente econômico, típicos de qualquer segmento produtivo. Nesse contexto, o marketing promocional cresce em importância, ao proporcionar às empresas e seus consumidores as noções de agregação de valor, de exposição da relação custo X benefício, e de atendimento de expectativas e desejos dos clientes. Este trabalho tem como tema a promoção, enquanto composto de marketing, em sua relação com a percepção de clientes de negócios imobiliários. Seu objetivo geral é de verificar a percepção dos adquirentes de unidades residenciais do empreendimento imobiliário C2B Vivance, quanto aos aspectos de promoção desenvolvidos e praticados pela Imobiliária Lajeado. Trata-se de um estudo de caso, de natureza de pesquisa básica, e descritiva. A pesquisa envolve a interrogação direta de pessoas, e um estudo de viés quantitativo, que envolve o uso de Escala Likert. Seus achados permitiram concluir que os tópicos de maior satisfação na promoção do C2B Vivance, para os clientes que compraram as unidades residenciais, foram a qualidade da divulgação do empreendimento nas redes sociais, e as técnicas de promoção e publicidade, no tocante à divulgação dos elementos de valor agregado dos imóveis. A utilização e as técnicas de promoção por via radiofônica, embora dentro da faixa de satisfatória, podem, ainda, ser melhoradas, conforme avaliação dos consumidores pesquisados.The real estate sector is subject to the variations and laws of the market, and to the conditions of the economic environment, typical of any productive segment. In this context, promotional marketing grows in importance, by providing companies and their consumers with notions of adding value, exposing the cost-benefit ratio, and meeting the expectations and desires of customers. The theme of this work is promotion, as part of marketing, in its relationship with the perception of customers of real estate businesses. Its general objective is to verify the perception of purchasers of residential units of the real estate project C2B Vivance, regarding the aspects of promotion developed and practiced by Imobiliária Lajeado. This is a case study, of a basic and descriptive research nature. The research involves the direct questioning of people, and a study of quantitative bias, which involves the use of the Likert Scale. Their findings led to the conclusion that the topics of greatest satisfaction in the promotion of C2B Vivance, for customers who bought the residential units, were the quality of publicizing the development on social networks, and the promotion and publicity techniques, regarding the dissemination of the elements added value of real estate. The use and techniques of promotion via radio, although within the satisfactory range, can still be improved, according to the evaluation of the surveyed consumers.-1FRITSCH, Tiago. PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3825. http://hdl.handle.net/10737/3825http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAPublicidadeMarketingPromoçãoAdvertisingPromotionPROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/7074c317-7b87-4af0-ad60-e8d778b963f8/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD51ORIGINALPROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO.pdfPROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO.pdfapplication/pdf1115618https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cee7d8f9-1648-4881-84c8-d56b28cd2030/download2e9b656126481650a80f09c003eb8bb1MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b40b58cd-1200-41d9-9657-0654701f8b7d/download4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD57TEXTPROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO.pdf.txtPROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO.pdf.txtExtracted texttext/plain96072https://www.univates.br/bdu/bitstreams/64c50fa5-b8b9-489f-9296-d920309c5096/downloadefd9d866c94ed023ddbfc072c444e3bfMD58THUMBNAILPROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO.pdf.jpgPROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4766https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d973af53-a0df-4b27-9d69-7d29501a86cd/download13994ecadb679bd329a1d92b04278b7bMD5910737/38252023-07-20 03:03:52.815http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/openAccessoai:univates.br:10737/3825https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-07-20T03:03:52Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO |
title |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO |
spellingShingle |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO Fritsch, Tiago CSA Publicidade Marketing Promoção Advertising Promotion |
title_short |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO |
title_full |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO |
title_fullStr |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO |
title_full_unstemmed |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO |
title_sort |
PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO |
author |
Fritsch, Tiago |
author_facet |
Fritsch, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kraemer, Fábio Luís |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4511382391660377 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Amaral Filho, Lúcio Siqueira Meurer, Flávio Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fritsch, Tiago |
contributor_str_mv |
Kraemer, Fábio Luís Amaral Filho, Lúcio Siqueira Meurer, Flávio Roberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CSA |
topic |
CSA Publicidade Marketing Promoção Advertising Promotion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Marketing Promoção Advertising Promotion |
description |
O setor imobiliário está sujeito às variações e às leis do mercado, e às condições do ambiente econômico, típicos de qualquer segmento produtivo. Nesse contexto, o marketing promocional cresce em importância, ao proporcionar às empresas e seus consumidores as noções de agregação de valor, de exposição da relação custo X benefício, e de atendimento de expectativas e desejos dos clientes. Este trabalho tem como tema a promoção, enquanto composto de marketing, em sua relação com a percepção de clientes de negócios imobiliários. Seu objetivo geral é de verificar a percepção dos adquirentes de unidades residenciais do empreendimento imobiliário C2B Vivance, quanto aos aspectos de promoção desenvolvidos e praticados pela Imobiliária Lajeado. Trata-se de um estudo de caso, de natureza de pesquisa básica, e descritiva. A pesquisa envolve a interrogação direta de pessoas, e um estudo de viés quantitativo, que envolve o uso de Escala Likert. Seus achados permitiram concluir que os tópicos de maior satisfação na promoção do C2B Vivance, para os clientes que compraram as unidades residenciais, foram a qualidade da divulgação do empreendimento nas redes sociais, e as técnicas de promoção e publicidade, no tocante à divulgação dos elementos de valor agregado dos imóveis. A utilização e as técnicas de promoção por via radiofônica, embora dentro da faixa de satisfatória, podem, ainda, ser melhoradas, conforme avaliação dos consumidores pesquisados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-07-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-19T21:16:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-19T21:16:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRITSCH, Tiago. PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3825. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10737/3825 |
identifier_str_mv |
FRITSCH, Tiago. PROMOÇÃO DE MARKETING DO C2B VIVANCE MOINHOS: PERCEPÇÕES DOS CLIENTES DA IMOBILIÁRIA LAJEADO. 2023. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 12 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3825. |
url |
http://hdl.handle.net/10737/3825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
collection |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/7074c317-7b87-4af0-ad60-e8d778b963f8/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/cee7d8f9-1648-4881-84c8-d56b28cd2030/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/b40b58cd-1200-41d9-9657-0654701f8b7d/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/64c50fa5-b8b9-489f-9296-d920309c5096/download https://www.univates.br/bdu/bitstreams/d973af53-a0df-4b27-9d69-7d29501a86cd/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8 2e9b656126481650a80f09c003eb8bb1 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef efd9d866c94ed023ddbfc072c444e3bf 13994ecadb679bd329a1d92b04278b7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801842374366724096 |