ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Emanuelle
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lunardon, Aline Maria, Garanhani, Marynelma Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782
Resumo: O estudo teve o objetivo de compreender como se caracterizam elementos da Cultura Infantil nas infâncias de uma geração, a partir da análise de narrativas escritas por universitários. As perspectivas teóricas se deram pelo entendimento da infância enquanto categoria geracional da Sociologia da Infância, construída por pessoas nascidas numa mesma geração. Por meio de uma pesquisa exploratória, o estudo apresentou as características das infâncias de 88 jovens da Licenciatura em Educação Física da UFPR, que viveram suas infâncias na década de 1990. Os procedimentos metodológicos foram a identificação e categorização de elementos de narrativas escritas, por meio da análise de conteúdo. Assim, apesar de existirem diferentes infâncias, foi possível categorizar elementos comuns da Cultura Infantil, nas narrativas analisadas, e identificar características similares sobre espaços, relações e experiências da criança.
id UNOCHAPO-1_b57f37d4e17373f1f21c1ebb39027ce9
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5782
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geraçãoInfância. Geração. Espaços. Relações. Experiências.O estudo teve o objetivo de compreender como se caracterizam elementos da Cultura Infantil nas infâncias de uma geração, a partir da análise de narrativas escritas por universitários. As perspectivas teóricas se deram pelo entendimento da infância enquanto categoria geracional da Sociologia da Infância, construída por pessoas nascidas numa mesma geração. Por meio de uma pesquisa exploratória, o estudo apresentou as características das infâncias de 88 jovens da Licenciatura em Educação Física da UFPR, que viveram suas infâncias na década de 1990. Os procedimentos metodológicos foram a identificação e categorização de elementos de narrativas escritas, por meio da análise de conteúdo. Assim, apesar de existirem diferentes infâncias, foi possível categorizar elementos comuns da Cultura Infantil, nas narrativas analisadas, e identificar características similares sobre espaços, relações e experiências da criança.Unochapecó2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/578210.22196/rp.v22i0.5782Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-211984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782/3279Copyright (c) 2021 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSartori, EmanuelleLunardon, Aline MariaGaranhani, Marynelma Camargo2021-02-01T13:26:39Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5782Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2021-02-01T13:26:39Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
title ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
spellingShingle ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
Sartori, Emanuelle
Infância. Geração. Espaços. Relações. Experiências.
title_short ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
title_full ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
title_fullStr ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
title_full_unstemmed ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
title_sort ESPAÇOS, RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DA CRIANÇA: : um estudo sobre infâncias de uma geração
author Sartori, Emanuelle
author_facet Sartori, Emanuelle
Lunardon, Aline Maria
Garanhani, Marynelma Camargo
author_role author
author2 Lunardon, Aline Maria
Garanhani, Marynelma Camargo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Emanuelle
Lunardon, Aline Maria
Garanhani, Marynelma Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Geração. Espaços. Relações. Experiências.
topic Infância. Geração. Espaços. Relações. Experiências.
description O estudo teve o objetivo de compreender como se caracterizam elementos da Cultura Infantil nas infâncias de uma geração, a partir da análise de narrativas escritas por universitários. As perspectivas teóricas se deram pelo entendimento da infância enquanto categoria geracional da Sociologia da Infância, construída por pessoas nascidas numa mesma geração. Por meio de uma pesquisa exploratória, o estudo apresentou as características das infâncias de 88 jovens da Licenciatura em Educação Física da UFPR, que viveram suas infâncias na década de 1990. Os procedimentos metodológicos foram a identificação e categorização de elementos de narrativas escritas, por meio da análise de conteúdo. Assim, apesar de existirem diferentes infâncias, foi possível categorizar elementos comuns da Cultura Infantil, nas narrativas analisadas, e identificar características similares sobre espaços, relações e experiências da criança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782
10.22196/rp.v22i0.5782
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5782/3279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 23 (2021); 1-21
Revista Pedagógica; v. 23 (2021); 1-21
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996068884480