A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Carmo, Bianca Rodrigues; Graduada em Matemática UEMG
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Benício, Thâmara Soares; Graduada em matemática UEMG, Lomasso, Emerson Bastos; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, Pires, Luiz Fernado Rodrigues; Professor do departamento de ciências exatas UEMG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6688
Resumo: O presente trabalho teve como finalidade compreender os saberes matemáticos inspirados na vida de um feirante pouco escolarizado, por meio do Programa Etnomatemática. A partir da abordagem Etnomatemática, foi possível compreender os conhecimentos matemáticos que este feirante utilizava em seu trabalho diário. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória de natureza qualitativa, visando responder a seguinte questão de pesquisa: como o feirante, pouco escolarizado e sem saber ler, assimilou e lidou com a matemática em seu cotidiano profissional? A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito de pesquisa o feirante de modo que, priorizou-se nessa, compreender como um indivíduo que não teve acesso à escola assimilou e usou os saberes matemáticos em seu cotidiano profissional. Quanto à fundamentação teórica, esse trabalho foi respaldado pelas concepções teóricas de Ubiratan D’Ambrosio sobre o Programa Etnomatemática. Os resultados alcançados permitiram demonstrar e compreender a partir das perspectivas da Etnomatemática, como e onde surgiu o conhecimento matemático do feirante entrevistado. Entende-se assim que os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo feirante podem ser considerados um exemplo do Programa Etnomatemática, a qual foi delineada por meio das vivências culturais e a necessidade de sobreviver em meio a sociedade. 
id UVRV-2_03bf251552b3a149a54a68595163fc77
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6688
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTEPALAVRAS-CHAVE: Práticas Laborais. Saberes matemáticos. Ensino e aprendizagem.O presente trabalho teve como finalidade compreender os saberes matemáticos inspirados na vida de um feirante pouco escolarizado, por meio do Programa Etnomatemática. A partir da abordagem Etnomatemática, foi possível compreender os conhecimentos matemáticos que este feirante utilizava em seu trabalho diário. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória de natureza qualitativa, visando responder a seguinte questão de pesquisa: como o feirante, pouco escolarizado e sem saber ler, assimilou e lidou com a matemática em seu cotidiano profissional? A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito de pesquisa o feirante de modo que, priorizou-se nessa, compreender como um indivíduo que não teve acesso à escola assimilou e usou os saberes matemáticos em seu cotidiano profissional. Quanto à fundamentação teórica, esse trabalho foi respaldado pelas concepções teóricas de Ubiratan D’Ambrosio sobre o Programa Etnomatemática. Os resultados alcançados permitiram demonstrar e compreender a partir das perspectivas da Etnomatemática, como e onde surgiu o conhecimento matemático do feirante entrevistado. Entende-se assim que os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo feirante podem ser considerados um exemplo do Programa Etnomatemática, a qual foi delineada por meio das vivências culturais e a necessidade de sobreviver em meio a sociedade. ABECdo Carmo, Bianca Rodrigues; Graduada em Matemática UEMGBenício, Thâmara Soares; Graduada em matemática UEMGLomasso, Emerson Bastos; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAISPires, Luiz Fernado Rodrigues; Professor do departamento de ciências exatas UEMG2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/668810.5892/ruvrd.v22i1.6688Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 269-2812236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6688/pdf_117210.5892/ruvrd.v22i1.6688.g10952293Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6688Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
title A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
spellingShingle A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
do Carmo, Bianca Rodrigues; Graduada em Matemática UEMG
PALAVRAS-CHAVE: Práticas Laborais. Saberes matemáticos. Ensino e aprendizagem.
title_short A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
title_full A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
title_fullStr A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
title_full_unstemmed A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
title_sort A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
author do Carmo, Bianca Rodrigues; Graduada em Matemática UEMG
author_facet do Carmo, Bianca Rodrigues; Graduada em Matemática UEMG
Benício, Thâmara Soares; Graduada em matemática UEMG
Lomasso, Emerson Bastos; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Pires, Luiz Fernado Rodrigues; Professor do departamento de ciências exatas UEMG
author_role author
author2 Benício, Thâmara Soares; Graduada em matemática UEMG
Lomasso, Emerson Bastos; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Pires, Luiz Fernado Rodrigues; Professor do departamento de ciências exatas UEMG
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv do Carmo, Bianca Rodrigues; Graduada em Matemática UEMG
Benício, Thâmara Soares; Graduada em matemática UEMG
Lomasso, Emerson Bastos; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Pires, Luiz Fernado Rodrigues; Professor do departamento de ciências exatas UEMG
dc.subject.por.fl_str_mv PALAVRAS-CHAVE: Práticas Laborais. Saberes matemáticos. Ensino e aprendizagem.
topic PALAVRAS-CHAVE: Práticas Laborais. Saberes matemáticos. Ensino e aprendizagem.
description O presente trabalho teve como finalidade compreender os saberes matemáticos inspirados na vida de um feirante pouco escolarizado, por meio do Programa Etnomatemática. A partir da abordagem Etnomatemática, foi possível compreender os conhecimentos matemáticos que este feirante utilizava em seu trabalho diário. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória de natureza qualitativa, visando responder a seguinte questão de pesquisa: como o feirante, pouco escolarizado e sem saber ler, assimilou e lidou com a matemática em seu cotidiano profissional? A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito de pesquisa o feirante de modo que, priorizou-se nessa, compreender como um indivíduo que não teve acesso à escola assimilou e usou os saberes matemáticos em seu cotidiano profissional. Quanto à fundamentação teórica, esse trabalho foi respaldado pelas concepções teóricas de Ubiratan D’Ambrosio sobre o Programa Etnomatemática. Os resultados alcançados permitiram demonstrar e compreender a partir das perspectivas da Etnomatemática, como e onde surgiu o conhecimento matemático do feirante entrevistado. Entende-se assim que os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo feirante podem ser considerados um exemplo do Programa Etnomatemática, a qual foi delineada por meio das vivências culturais e a necessidade de sobreviver em meio a sociedade. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6688
10.5892/ruvrd.v22i1.6688
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6688
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v22i1.6688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6688/pdf_1172
10.5892/ruvrd.v22i1.6688.g10952293
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 269-281
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197487579136