A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6688 |
Resumo: | O presente trabalho teve como finalidade compreender os saberes matemáticos inspirados na vida de um feirante pouco escolarizado, por meio do Programa Etnomatemática. A partir da abordagem Etnomatemática, foi possível compreender os conhecimentos matemáticos que este feirante utilizava em seu trabalho diário. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória de natureza qualitativa, visando responder a seguinte questão de pesquisa: como o feirante, pouco escolarizado e sem saber ler, assimilou e lidou com a matemática em seu cotidiano profissional? A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito de pesquisa o feirante de modo que, priorizou-se nessa, compreender como um indivíduo que não teve acesso à escola assimilou e usou os saberes matemáticos em seu cotidiano profissional. Quanto à fundamentação teórica, esse trabalho foi respaldado pelas concepções teóricas de Ubiratan D’Ambrosio sobre o Programa Etnomatemática. Os resultados alcançados permitiram demonstrar e compreender a partir das perspectivas da Etnomatemática, como e onde surgiu o conhecimento matemático do feirante entrevistado. Entende-se assim que os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo feirante podem ser considerados um exemplo do Programa Etnomatemática, a qual foi delineada por meio das vivências culturais e a necessidade de sobreviver em meio a sociedade. |
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A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTEPALAVRAS-CHAVE: Práticas Laborais. Saberes matemáticos. Ensino e aprendizagem.O presente trabalho teve como finalidade compreender os saberes matemáticos inspirados na vida de um feirante pouco escolarizado, por meio do Programa Etnomatemática. A partir da abordagem Etnomatemática, foi possível compreender os conhecimentos matemáticos que este feirante utilizava em seu trabalho diário. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória de natureza qualitativa, visando responder a seguinte questão de pesquisa: como o feirante, pouco escolarizado e sem saber ler, assimilou e lidou com a matemática em seu cotidiano profissional? A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito de pesquisa o feirante de modo que, priorizou-se nessa, compreender como um indivíduo que não teve acesso à escola assimilou e usou os saberes matemáticos em seu cotidiano profissional. Quanto à fundamentação teórica, esse trabalho foi respaldado pelas concepções teóricas de Ubiratan D’Ambrosio sobre o Programa Etnomatemática. Os resultados alcançados permitiram demonstrar e compreender a partir das perspectivas da Etnomatemática, como e onde surgiu o conhecimento matemático do feirante entrevistado. Entende-se assim que os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo feirante podem ser considerados um exemplo do Programa Etnomatemática, a qual foi delineada por meio das vivências culturais e a necessidade de sobreviver em meio a sociedade. ABECdo Carmo, Bianca Rodrigues; Graduada em Matemática UEMGBenício, Thâmara Soares; Graduada em matemática UEMGLomasso, Emerson Bastos; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAISPires, Luiz Fernado Rodrigues; Professor do departamento de ciências exatas UEMG2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/668810.5892/ruvrd.v22i1.6688Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 269-2812236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6688/pdf_117210.5892/ruvrd.v22i1.6688.g10952293Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6688Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
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