ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6470 |
Resumo: | Este estudo buscou analisar a adesão de alunos dos anos finais do ensino fundamental as aulas de educação física remota (EFR) durante o isolamento social pela pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 286 alunos de escolas públicas do norte de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada online pelo Google Forms. 48,95% dos alunos relatam participar sempre, 36,01% às vezes e 15,03% não participam das aulas de EFR. A adesão as aulas presenciais, preferência, satisfação com as aulas remotas, incentivo do professor, opinião sobre as aulas remotas, empenho, satisfação com o conteúdo, ter conexão com internet e materiais para uso nas aulas, apresentaram associação com a adesão as aulas remotas. Conclui-se que os alunos participam com frequência das aulas de EFR. No entanto, a não adesão as aulas estão associadas a fatores pessoais e de infraestrutura da residência. |
id |
UVRV-2_07d2974de09e27e7d1a663dea5451ed2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6470 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIAPandemia de Covid-19. Atividades Remotas. Educação Física Escolar. Adesão.Este estudo buscou analisar a adesão de alunos dos anos finais do ensino fundamental as aulas de educação física remota (EFR) durante o isolamento social pela pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 286 alunos de escolas públicas do norte de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada online pelo Google Forms. 48,95% dos alunos relatam participar sempre, 36,01% às vezes e 15,03% não participam das aulas de EFR. A adesão as aulas presenciais, preferência, satisfação com as aulas remotas, incentivo do professor, opinião sobre as aulas remotas, empenho, satisfação com o conteúdo, ter conexão com internet e materiais para uso nas aulas, apresentaram associação com a adesão as aulas remotas. Conclui-se que os alunos participam com frequência das aulas de EFR. No entanto, a não adesão as aulas estão associadas a fatores pessoais e de infraestrutura da residência.ABECSantos, Tânia Marta Amaral Dos; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-UnimontesSoares, Wellington Danilo; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-UnimontesReis, Vivianne Margareth Chaves Pereira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-UnimontesFreitas, Ronilson Ferreira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-UnimontesFonseca, Alenice Aliane; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/647010.5892/ruvrd.v22i1.6470Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 192-2002236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6470/pdf_116610.5892/ruvrd.v22i1.6470.g10952287Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6470Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA |
spellingShingle |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA Santos, Tânia Marta Amaral Dos; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Pandemia de Covid-19. Atividades Remotas. Educação Física Escolar. Adesão. |
title_short |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_full |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_fullStr |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA |
title_sort |
ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA |
author |
Santos, Tânia Marta Amaral Dos; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes |
author_facet |
Santos, Tânia Marta Amaral Dos; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Soares, Wellington Danilo; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Reis, Vivianne Margareth Chaves Pereira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Freitas, Ronilson Ferreira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Fonseca, Alenice Aliane; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Wellington Danilo; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Reis, Vivianne Margareth Chaves Pereira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Freitas, Ronilson Ferreira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Fonseca, Alenice Aliane; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Marta Amaral Dos; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Soares, Wellington Danilo; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Reis, Vivianne Margareth Chaves Pereira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Freitas, Ronilson Ferreira; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes Fonseca, Alenice Aliane; Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de Covid-19. Atividades Remotas. Educação Física Escolar. Adesão. |
topic |
Pandemia de Covid-19. Atividades Remotas. Educação Física Escolar. Adesão. |
description |
Este estudo buscou analisar a adesão de alunos dos anos finais do ensino fundamental as aulas de educação física remota (EFR) durante o isolamento social pela pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 286 alunos de escolas públicas do norte de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada online pelo Google Forms. 48,95% dos alunos relatam participar sempre, 36,01% às vezes e 15,03% não participam das aulas de EFR. A adesão as aulas presenciais, preferência, satisfação com as aulas remotas, incentivo do professor, opinião sobre as aulas remotas, empenho, satisfação com o conteúdo, ter conexão com internet e materiais para uso nas aulas, apresentaram associação com a adesão as aulas remotas. Conclui-se que os alunos participam com frequência das aulas de EFR. No entanto, a não adesão as aulas estão associadas a fatores pessoais e de infraestrutura da residência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6470 10.5892/ruvrd.v22i1.6470 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6470 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v22i1.6470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6470/pdf_1166 10.5892/ruvrd.v22i1.6470.g10952287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 192-200 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v21i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051197456121856 |